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Estado de Minas TESTE

Audi A3 Sedan 1.8 - Com o CLA na alça de mira

Como um irmão menor do A4, o modelo, que será fabricado aqui em 2015, chega com motor 1.8 turbo, um bom pacote tecnológico e preço bem mais em conta que o sedã da Mercedes


postado em 13/04/2014 07:19

Como um irmão menor do A4, o modelo, que será fabricado aqui em 2015, chega com um bom pacote tecnológico e preço bem mais em conta que o sedã da Mercedes(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Como um irmão menor do A4, o modelo, que será fabricado aqui em 2015, chega com um bom pacote tecnológico e preço bem mais em conta que o sedã da Mercedes (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O Brasil é como um paraíso para os sedãs, com espaço para todos os tamanhos e níveis de sofisticação. E um dos nichos mais recentes, descoberto por Audi e Mercedes-Benz, é o do segmento dos compactos premium. Os dois alemães, por enquanto, disputam sozinhos este filão %u2013 a BMW já está desenvolvendo o Série 1 de três volumes, que tem previsão de lançamento para o fim de 2016 ou início de 2017. Tanto o CLA quanto o A3 Sedan têm uma amplia lista de equipamentos de conforto e segurança e muita tecnologia, mas o modelo da Audi leva uma boa vantagem no preço, pois custa R$ 116,4 mil, enquanto o Mercedes é vendido por R$ 150,5 mil. É menos do que o concorrente, mas não é barato, pois chega muito perto da versão mais em conta do A4 (a Attraction 2.0, de R$ 123 mil), que é maior, mais imponente e melhor. LINHAS Construído sobre a plataforma global MQB (do Grupo Volkswagen), o sedã manteve o visual tradicional da marca alemã e parece mesmo uma miniatura do A4. Na frente destacam-se a grande tomada de ar, com grade quadriculada e moldura cromada; e as luzes diurnas de LED, que formam um contorno luminoso nas bordas superior e inferior. Mas a altura do solo é pequena e a frente raspa com facilidade em entradas e saídas de rampa. De perfil, chamam a atenção a linha de cintura alta, rodas de liga com desenho esportivo (bem vazadas) e a moldura cromada dos vidros, que dá um toque de elegância. Na traseira, as lanternas parecem inspiradas nas do A1 e a tampa do porta-malas tem um ressalto que faz o papel de defletor de ar. A saída dupla de escape coloca uma pitada esportiva no conjunto. POR DENTRO O acabamento é de boa qualidade em todo o interior, com predomínio da cor preta (painel, bancos, volante, painéis de porta e console) e detalhes imitando metal. O volante tem boa pega e abriga comandos do áudio, navegação, Bluetooth e computador de bordo. O painel mistura instrumentos analógicos (velocímetro e conta-giros), de fácil visualização, com digitais (marcadores de temperatura do motor e do nível de combustível), um pouco confusos, com marcações por traços. As saídas de ar têm estilo turbina de avião e são bem eficientes e práticas. Mas o grande barato tecnológico (como nos outros Audis) é o sistema mutimídia MMI (opcional), cuja tela central fica escondida no alto do painel e sai assim que o motorista liga a chave. Por meio dela pode-se até navegar usando comando vocal. Destaque também para o bom número de porta-trecos. ESPAÇO O sedã trata com muito carinho e conforto os ocupantes dos bancos dianteiros, que desfrutam de um espaço razoável. Motorista e passageiro da frente ficam bem acomodados nos bancos, que prendem bem o corpo e têm um detalhe interessante: uma espécie de prolongamento, que fica embutido na ponta do assento e pode ser usado para melhorar o apoio das pernas das pessoas de estatura maior. Já o banco traseiro só proporciona conforto para dois adultos, e mesmo assim desde que não tenham mais de 1,80m de altura, pois, caso contrário, vão raspar a cabeça no teto. Quem senta no meio é incomodado pelo túnel central e pelo formato do encosto, que empurra o corpo para a frente. O nível de ruídos não combina com o bom acabamento e em alguns momentos a sensação é de estar no campo, com os grilos cantando sem parar aquela canção que enche o saco. O porta-malas tem capacidade compatível com o tamanho do carro. SEGURANÇA O pacote do Audi A3 Sedan é bem completo. Ao colocar a família no carro e encher o porta-malas, você não precisa se preocupar em regular o facho dos faróis, pois ele faz isso automaticamente. Se eles se sujarem durante o trajeto, um limpador vai devolver a eles toda a luminosidade. O controle eletrônico de estabilidade faz o bem papel de anjo da guarda se o motorista abusar. Sem falar no ABS de última geração, na quantidade de airbags, incluindo até o de joelho para o condutor; e nas luzes de freio adaptativas, que piscam rapidamente quando o motorista pisa forte no pedal, alertando ainda mais quem vem atrás. Por outro lado, a marca alemã simplesmente ignorou o sensor de estacionamento traseiro, não levando em conta que a visibilidade traseira não é das melhores e que o modelo não tem câmera de ré. ANDANDO O motor 1.8 com turbo e injeção direta de combustível é bem eficiente em qualquer situação. Se você quer um pouco de adrenalina, então basta selecionar o modo esportivo do Audi Drive Select (ele mexe em amortecedor, direção, câmbio e direção), colocar o câmbio na posição S e enfiar o pé no pedal da direita. É diversão garantida. O câmbio automatizado Stronic, de dupla embreagem e com possibilidade de trocas manuais no volante, acompanha numa boa, com mudanças rápidas e suaves; assim como a suspensão, que inspira muita confiança, mesmo naquelas curvas fechadas nas quais você prende a respiração. Mas se você quer aquela tocada de pão-duro, também vai se dar bem. Em uma estrada de pista dupla, com pouco trânsito, dois adultos e ar ligado, o computador de bordo chegou ao pico de 14,7km/l, sem aliviar muito. Na cidade, o sistema start/stop, que desliga o motor nas paradas, ajuda a manter o consumo lá em baixo. Com esse conjunto, o A3 Sedan tem tudo para agradar a motoristas de várias idades, mesmo com linhas mais caretas. FICHA TÉCNICA MOTOR Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo e injeção direta de combustível, 1.798cm³ de cilindrada, que desenvolve 180cv de potência (de 5.100rpm a 6.200rpm) e 25,5kgfm de torque (entre 1.250rpm a 5.000rpm) TRANSMISSÃO Tração dianteira, com câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem SUSPENSÃO, RODAS E PNEUS Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, independente, do tipo multibraço / 7,5 x 17 polegadas, em liga leve / 225/45 R17 DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-mecânica FREIOS Discos nas quatro rodas, ventilados na dianteira e sólido na traseira, com ABS CAPACIDADES Do tanque, 50 litros; e de carga útil (ocupantes mais bagagem), 550 quilos EQUIPAMENTOS DE SÉRIE Ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos revestidos em couro sintético, computador de bordo com visor colorido, sensores crepuscular e de chuva, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, teto solar elétrico, volante multifuncional, acabamento das soleiras das portas em alumínio, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho (para o motorista), alarme, faróis com ajuste automático de altura, sistema limpador dos faróis, sistema start/stop e sistema de áudio (Audi Music interface, com rádio, Bluetooth etc.). OPCIONAIS Pintura metálica e sistema multimídia com navegação. QUANTO CUSTA O Audi Sedan 1.8 TFSI tem preço básico sugerido de R$ 116.400. Com os opcionais, sobe para R$ 127.300. Notas (0 a 10) Desempenho 9 Espaço interno 7 Porta-malas 8 Suspensão/direção 9 Conforto/ergonomia 8 Itens de série/opcionais 8 Segurança 9 Estilo 7 Consumo 9 Tecnologia 9 Acabamento 9 Custo/benefício 8 AVALIAÇÃO TÉCNICA ACABAMENTO DA CARROCERIA As portas do lado esquerdo têm boa montagem, mas as do direito têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. A tampa do porta-malas apresenta boa montagem, assim como o capô. A qualidade da pintura é boa. REGULAR VÃO DO MOTOR O motor e seus componentes externos preenchem todo o vão, limitando o acesso à manutenção. O resultado do isolamento acústico em relação ao habitáculo é bom. O capô tem bom ângulo de abertura, sendo sustentado por mola a gás. REGULAR ALTURA DO SOLO Ocorreram pequenas interferências com o solo na parte da frente e central do chassi rodando com somente o condutor, ao transpor quebra-molas salientes e em saídas de garagem com desnível, piorando bem quando está com carga útil máxima. É aceitável devido à configuração esportiva das suspensões (mais baixas) do modelo. Toda a parte inferior do conjunto motopropulsor tem proteção por chapa integral plástica de boa espessura. REGULAR CLIMATIZAÇÃO O sistema apresentou ótimo funcionamento. Os quatro difusores de ar do painel têm formato circular e boa angulação. Existem duas saídas específicas para os passageiros de trás no console central. A caixa de ar tem 10 velocidades. A eficiência máxima é prejudicada pelo tipo de revestimento interno do teto solar (cortina do tipo perfurada), que permite a incidência solar na cabine. REGULAR FREIOS O pedal de freio tem excelente sensibilidade e relação. Os conjuntos dianteiro e traseiro estão muito bem dimensionados e calibrados em função da performance e peso. O freio de estacionamento é acionado por comando elétrico. Numa condução bem-esportiva, o sistema apresentou boa resistência térmica, ótimo balanceamento entre os dois eixos, ABS com calibração fina e desaceleração eficiente e segura. POSITIVO CÂMBIO Apresentou ótimo funcionamento, com trocas muito rápidas (dupla embreagem), com mínima perda de rotação do motor. As respostas em kick-down (ato de pressionar o acelerador até o fundo para a redução de marchas) são eficientes. O conjunto tem modo com programação eletrônica esportiva, a função S (selecionada na alavanca principal), com resposta dinâmica refinada. POSITIVO MOTOR Tem sofisticado sistema de injeção direta de combustível, turbo e intercooler muito bem calibrados e dimensionados. A performance é brilhante, com notável aceleração e excelentes retomadas de velocidade. O nível de ruídos de funcionamento é baixo. Ele é suave e ágil no uso normal e merece destaque numa condução esportiva. Com o veículo carregado e ar ligado, a perda no rendimento é mínima. A curva do motor 1.8 turbo é muito boa, com destaque para o torque (de 1.250rpm a 5.000rpm). POSITIVO VEDAÇÃO Boa contra água e poeira. POSITIVO NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS O efeito aerodinâmico é contido até em alta velocidade, mas ao trafegar sobre paralelepípedo e asfalto malconservado surgem alguns pequenos ruídos no habitáculo. REGULAR SUSPENSÃO Merece destaque a estabilidade pela altíssima precisão e rapidez em curvas de raios variados e pela inclinação neutra da carroceria com o veículo em velocidade elevada. No limite da aderência lateral e direcional entram em ação os eficientes controles eletrônicos de tração e estabilidade. Para um automóvel esportivo, o conforto de marcha é aceitável, apesar das transferências das imperfeições do solo sobre pisos de baixa qualidade. POSITIVO DIREÇÃO Os pneus homologados são excessivamente vulneráveis a buracos (muito comuns no Brasil), além de ter altíssimo custo de reposição. A precisão na reta e em curvas é excelente, mas o conjunto apresentou ruídos em curvas sobre calçamento e asfalto malconservado. A velocidade do efeito retorno é boa, assim como o diâmetro de giro em manobras. Sistema é direto e rápido, com reações balanceadas e ótima sensibilidade. REGULAR ILUMINAÇÃO Existe luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas, para-sois e área dos pés de todos os ocupantes, além de advertência (vermelha) indicando quando alguma das quatro portas está aberta. No habitáculo, há um plafonier na parte anterior do teto com uma lanterna central e dois spots fixos integrados nas laterais, e uma lanterna dupla acima dos passageiros de trás, com excelente resultado em iluminação. O grupo óptico dianteiro é muito eficiente com bixênon. O quadro de instrumentos, o console central e os interruptores elétricos instalados nos painéis de porta têm fácil identificação e leitura dia/noite. Sistema tem sensor crepuscular. POSITIVO ESTEPE/MACACO O estepe está instalado dentro do porta-malas, no assoalho. Encaixado ao seu lado está o macaco. Ele é do tipo temporário, apenas para pequenos percursos e em baixa velocidade. Essa solução não é prática nem funcional no Brasil. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar a tampa plástica central de acabamento da cabeça dos cinco parafusos. Não há porca autoadaptadora antifurto. Ao ser colocado no local específico dentro do porta-malas, o conjunto roda/pneu de uso danificado altera o nivelamento do assoalho, o que atrapalha com o compartimento lotado. NEGATIVO LIMPADOR DO PARA-BRISA O sistema tem sensor de chuva. Ao esguichar seis jatos de água com boa vazão e pressão no para-brisa, palhetas de boa qualidade varrem automaticamente uma área satisfatória, proporcionando um bom campo de visão. O reservatório de água instalado dentro do vão do motor tem fácil acesso. POSITIVO FERRAMENTAS Há uma chave de fenda combinada com Phillips. POSITIVO ALARME Existe proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo. A chave de ignição do tipo canivete é codificada com imobilizador do motor. Ao dar comando para travar as portas, por meio de controle remoto inserido na chave de ignição, os vidros sobem automaticamente se continuar pressionando a tecla. O sistema antiesmagamento atuou bem e tem função um toque para descer/subir os vidros das quatro portas. POSITIVO VOLUME DO PORTA-MALAS O declarado pela fábrica é de 425 litros e o encontrado foi de 407 litros. (*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan. www.danieltecnodan.com.br

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