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Estado de Minas

Peugeot 308 2.0 Allure automático - Anda, mas bebe

Novo câmbio automático de seis marchas deixou o hatch da marca francesa mais esperto, mas o consumo de combustível é elevado e a frente baixa raspa com frequência em rampas


postado em 29/04/2014 16:43 / atualizado em 29/04/2014 18:05

Modelo tem desenho que sugere esportividade e se destaca pela boa estabilidade proporcionada pelas suspensões recalibradas(foto: Fotos: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Modelo tem desenho que sugere esportividade e se destaca pela boa estabilidade proporcionada pelas suspensões recalibradas (foto: Fotos: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
A Peugeot demorou para substituir o ultrapassado e pouco eficiente câmbio automático de quatro marchas pelo de seis velocidades, que agora equipa também o 308 com motor 2.0 16V flex. A troca foi positiva, pois o desempenho do hatch médio melhorou significativamente, com respostas mais rápidas aos comandos no acelerador. Mas a montadora não conseguiu reduzir o consumo de combustível, que em determinadas situações se mostra bem elevado. O modelo é um concorrente de peso no segmento, apesar de ter alguns pontos negativos, como a frente que raspa em entradas e saídas de rampas e a ausência de sensor de estacionamento.

 

 

Veja mais fotos do Peugeot 308 Allure 2.0 16V automático

 

DE SEIS O Peugeot 308 comercializado no Brasil é produzido na Argentina e bem diferente do modelo europeu, que é muito mais moderno. Apesar disso, o hatch médio vendido por aqui tem seus atributos. Faltava a ele uma transmissão automática mais eficiente, pois a de quatro marchas, que vinha sendo usada, mostrava-se defasada e ultrapassada. A marca, então, optou por aposentá-la e substituí-la pelo câmbio automático sequencial de seis velocidades AT6, produzido pela Aisin. A transmissão passou a equipar modelos da Citroën e da Peugeot, como o próprio 308 1.6 THP, e acabou chegando à versão 2.0 16V do hatch médio.


MODERNO A troca foi muito positiva no que diz respeito à performance do 308 2.0 Allure, já que a modernidade do câmbio é percebida facilmente na condução do modelo. O novo câmbio tem sistema de segurança que evita engates equivocados com o veículo em velocidade superior a 6km/h, como passar de D (drive) para R (ré), o que causaria danos. Além disso, a transmissão automática traz outras vantagens, pois se adapta rapidamente à maneira de dirigir e às condições do piso e relevo, visando o melhor aproveitamento da força do motor e uma condução mais confortável.

Painel é funcional, com comandos bem localizados, e o acabamento feito com material de boa qualidade
Painel é funcional, com comandos bem localizados, e o acabamento feito com material de boa qualidade


SEM ALETAS Em descidas íngremes, por exemplo, o câmbio mantém uma marcha mais reduzida, fazendo valer o freio motor. Em outras situações, com o carro mais solto, o câmbio “conversa” com o motor para trabalhar na melhor faixa de torque. O resultado são arrancadas e retomadas de velocidade eficientes, tornando o hatch ágil tanto no trânsito urbano quanto na estrada. E o motorista pode optar pelas trocas sequenciais, com toques na alavanca (não tem aletas atrás do volante), que deixam o carro, literalmente, mais na mão. Há também a tecla S, que proporciona uma condução discretamente mais esportiva. As trocas de marcha são suaves, sem trancos, fazendo do 308 Allure um carro prazeroso de dirigir.


CONSUMO Mas se o desempenho é bom, não se pode dizer o mesmo do consumo de combustível. Em nosso teste, o computador de bordo apontou um consumo médio na cidade de 7,5km/l com gasolina e 4,7km/l com etanol. Na estrada, as melhores médias foram de 10,5km/l (g) e 9,5km/l (e). Números não muito animadores para um hatch médio. Outra mudança que trouxe resultados positivos ao 308 2.0 foi o ajuste dado às suspensões. Apesar de ser equipado com pneus de perfil baixo, o carro ficou com um rodar um pouco mais macio, filtrando mais as irregularidades do solo. A direção com assistência eletro-hidráulica garante conforto e segurança nas manobras, com bom diâmetro de giro. Os freios com ABS e a sopa de letrinhas foram eficientes em frenagens de emergência.
Banco traseiro proporciona conforto para duas pessoas, pois no meio é ruim
Banco traseiro proporciona conforto para duas pessoas, pois no meio é ruim

 

MANCADAS O Peugeot 308 é um carro com estilo interessante e tem desenho que sugere esportividade, com linhas aerodinâmicas. Mas a parte inferior do para-choque dianteiro raspa facilmente em entradas e saídas de rampas e a visibilidade traseira é ruim, exigindo cuidado nas manobras de ré. E o modelo não tem o sensor de estacionamento nem como opcional. O espaço interno é bom para quatro pessoas, já que o conforto no assento do meio do banco traseiro é limitado. Os bancos dianteiros são anatômicos e confortáveis, sendo que o do motorista conta com ajuste de altura, mas não tem a regulagem lombar. Outra mancada ali é a falta do pino que segura a lingueta do cinto de segurança. Sem ela, o componente cai e fica difícil de ser acessado. O volante tem boa pega e o acabamento é feito com material de boa qualidade. O painel tem instrumentos de fácil visualização e o único opcional para a versão é o sistema multimídia com GPS e tela de sete polegadas.

 

FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.997cm³ de cilindrada, que desenvolve 143cv (g) a 6.250rpm e 151cv (e) a 6.000rpm e torques máximos de 20kgfm (g)/22kgfm (e) a 4.000rpm

Motor 2.0 16V rende até 143 cv com gasolina e 151 cv com etanol
Motor 2.0 16V rende até 143 cv com gasolina e 151 cv com etanol


» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio automático de seis marchas

» DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

» FREIOS
Discos ventilados dianteiros e sólidos traseiros, com ABS

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; traseira, independente, com travessa deformável /roda de liga leve/7 x 17 polegadas/225/45 R17
Rodas de 17 polegadas têm desenho bonito sugere esportividade. Frente baixa raspa com facilidade em entrada de garagens
Rodas de 17 polegadas têm desenho bonito sugere esportividade. Frente baixa raspa com facilidade em entrada de garagens


» CAPACIDADES
Tanque: 60 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 400 quilos

EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE
WIP Plug, conexão USB para iPod/MP3 Player e entrada auxiliar, Bluetooth, rádio CD Player/MP3 com comando na coluna de direção, rodas de liga leve aro 17 polegadas, volante revestido em couro, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático digital bi-zone com saídas de ar traseira, computador de bordo, direção eletro-hidráulica, limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade, regulador e limitador de velocidade, teto solar panorâmico, dois airbags frontais, faróis de neblina, freios ABS com auxílio a frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF), luzes diurnas de LED (Day Running Light).

» OPCIONAL
Sistema Multimídia WIP NAV com GPS integrado ao painel e tela colorida multifunções, de sete polegadas, rebatível eletricamente.

Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 6
Tecnologia 8
Acabamento 9
Custo/benefício 8

Quanto custa?
O Peugeot 308 é vendido na versão de entrada Active 1.6 por R$ 54.990. Já a versão Allure 2.0 começa de R$ 63.490, com câmbio manual, e vai de R$ 68.990 a R$ 70.990, com câmbio automático. A versão Griffe 1.6 THP é vendida por R$ 75.990.
A visibilidade traseira é ruim e o hatch médio não tem sensor de estacionamento
A visibilidade traseira é ruim e o hatch médio não tem sensor de estacionamento

 

AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A porta dianteira direita tem montagem razoável, mas as outras têm pontos com desnivelamento entre elas e a carroceria. A tampa traseira está desalinhada e descentralizada. O capô está desalinhado em relação aos para-lamas e na união com a coluna A, lado direito. A pintura contém alguns pontos com impurezas e imperfeições. É boa a tonalidade da pintura tanto nas partes plásticas quanto nas de aço. NEGATIVO

VÃO DO MOTOR
As aletas de ventilação do radiador apresentam vários pontos amassados. O ângulo de abertura do capô é bom e é sustentado aberto por vareta manual, que deveria ter uma proteção plástica para segurá-la com o motor quente. A sistematização está benfeita, com fácil identificação e manuseio dos itens de verificação constante. O acesso à manutenção é limitado na parte de trás do motopropulsor, que invade a cobertura do painel de fogo. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é bom. REGULAR

ALTURA DO SOLO
Toda a parte inferior do motopropulsor tem proteção por chapa em aço vazada. Toca com frequência a dianteira em saídas de garagem com desnível, e com 360kg de carga útil perde bastante na folga livre em relação ao solo, onde deve-se ter prudência ao trafegar sobre pisos usuais irregulares. REGULAR

CLIMATIZAÇÃO
É automático digital. A rumorosidade de funcionamento é satisfatória e o equipamento apresentou-se bem vedado. No painel, são cinco os difusores de ar com corpo fixo de formato circular, e mais dois no fim do console central distribuem bem o ar climatizado, favorecendo o conforto a bordo. No teto, que tem extenso vidro panorâmico fixo, o recobrimento interno elétrico/deslizante protege corretamente do sol, mantendo uma temperatura de conforto otimizada a bordo e sem incidência solar nos olhos. POSITIVO

FREIOS
Apresentaram bom comportamento dinâmico. O pedal de freio tem boa sensibilidade e os conjuntos dianteiro e traseiro têm reações homogêneas, com boa desaceleração e manutenção da trajetória. O ABS atuou com eficiência, e o freio de estacionamento, normalmente. POSITIVO

CÂMBIO
As relações de marchas estão razoáveis em função da curva do motor e do peso do automóvel (1.429kg), mas as trocas são constantes numa topografia irregular no uso misto. A resposta em kick down é aceitável. Apresentou bom funcionamento, mas proporciona melhor dinâmica e dirigibilidade quando acionada a tecla S. Há comando específico para piso de baixo atrito. POSITIVO

MOTOR
A perda no rendimento com carga útil máxima e ar-condicionado ligado é evidente, mas proporciona uma condução razoável. Apresentou boa partida a frio com somente etanol no tanque, e a rumorosidade de funcionamento é razoável para um multiválvulas. As retomadas de velocidade e aceleração são satisfatórias, mas sem brilho esportivo. A sua curva de potência/torque x rotação é boa. Apesar de render melhor com somente etanol, abaixo disso, ainda é satisfatória a sua dirigibilidade. POSITIVO

VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. POSITIVO

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
O efeito aerodinâmico é contido, mesmo em alta velocidade. Os ruídos no habitáculo são vários e surgem ao trafegar sobre pisos irregulares. REGULAR

SUSPENSÃO
O conforto de marcha é limitado, mas aceitável com somente condutor, com destaque para a aspereza da suspensão traseira, principalmente quando o veículo está carregado e com os pneus calibrados para esta condição de uso, com 36 libras na dianteira e 42 libras na traseira. A estabilidade é ótima, pois contorna curvas de raios variados com muita precisão, velocidade constante, além de mínima inclinação da carroceria. Não conta com auxílio dos sistemas eletrônicos de estabilidade e tração. REGULAR

DIREÇÃO
A assistência eletro-hidráulica tem cargas bem diferenciadas, que favorecem no uso urbano/manobras e, também, em rodovias com o veículo em alta velocidade. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com bom curso. Apresentou reações equilibradas, boa rapidez de resposta e sensibilidade. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito-retorno satisfazem. POSITIVO

ILUMINAÇÃO
Tem sensor crepuscular e luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. No teto, tem duas lanternas com spots fixos integrados ao retrovisor e na parte traseira, com resultado satisfatório em iluminação. Os faróis têm dupla parábola, são eficientes no baixo/alto e contam com o auxilio de faróis de neblina. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, mas é fácil a alteração do facho atrás do corpo dos faróis. POSITIVO

ESTEPE/MACACO
O estepe tem a roda em aço e o pneu (205/55R16) diferente dos de uso (225/45R17), com a velocidade limitada a 80km/h, apesar de ter o mesmo índice de velocidade W dos de uso. Está no fundo do assoalho do porta-malas. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas que encobrem as cabeças dos parafusos de roda com grampo que vem no kit. Ao usar o estepe em rodovia, o veículo terá pequena alteração no seu comportamento dinâmico. O prático e o ideal seria ter o pneu do estepe igual aos de uso, mesmo com roda de aço. REGULAR

LIMPADOR DE PARA-BRISA
Tem sensor de chuva. As palhetas trabalham cruzadas, são eficientes e varrem uma área satisfatória no para-brisa. Os esguichos no para-brisa são do tipo spray, com boa abertura e pressão. No vidro traseiro, o sistema de limpeza/esguicho é também eficiente. É fácil o acesso ao reservatório de água dentro do vão do motor. POSITIVO

ALARME
A chave de ignição é codificada e do tipo canivete. Tem proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem a volumétrica contra a invasão do habitáculo pela quebra dos vidros. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente com a tecla pressionada. Há função um toque para descer/subir os vidros nas quatro portas, e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. REGULAR

VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado é de 430 litros, mas o encontrado foi de 360 litros, com a tampa do bagagito fechada e o banco traseiro na posição normal.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danieltecnodan.com.br

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