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Estado de Minas TESTE VRUM

Novo Ford Ka é maior, mais potente e econômico

A versão top do compacto de entrada da marca tem itens sofisticados de segurança, mas despreza o básico. Espaço interno, motor de três cilindros e baixo consumo se destacam


postado em 17/09/2014 11:23 / atualizado em 17/09/2014 12:45

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Do antigo Ka só restou o nome. O atual é outro carro. A começar pelas dimensões externas e internas. Quatro portas em vez de duas. O baixinho ficou encorpado. O desenho da carroceria traz a identidade da Ford, com frente bocuda e faróis alongados. A plataforma é a mesma do New Fiesta. A linha de cintura é alta e a traseira, comum. O carro é parrudo visto de lado. O espaço no habitáculo é ótimo, principalmente para as pernas no banco traseiro. Por isso, a capacidade do porta-malas foi reduzida. Não há milagre. Ou um ou outro. Além disso, o aproveitamento vertical é menos prático na arrumação da bagagem. A largura limita o conforto para dois adultos no banco traseiro, além de criança no assento central. Três adultos se apertam atrás. Mas ocupantes de estatura elevada não esbarram a cabeça por causa da boa altura interna (1,52m).

De perfil, percebe-se a linha de cintura elevada e como o carro ficou parrudo (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
De perfil, percebe-se a linha de cintura elevada e como o carro ficou parrudo (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O quadro de instrumentos é de bom gosto, simples e de leitura rápida, com fundo preto e números brancos. O volante agrupa comandos de som, com boa pega. A maioria deles está bem localizada, assim como a alavanca de marchas, alta, com engates precisos. Chamam a atenção os inúmeros porta-objetos bem distribuídos no interior. O painel central é de plástico duro, com bom aspecto do material rugoso e agradável aos olhos e ao tato. Porém, o material do forro do teto solta fiapos e o acabamento com o revestimento da coluna A (dianteira) merece capricho.

TECNOLOGIA
O Ka é o primeiro compacto nacional equipado com controles de tração e estabilidade e assistência de partida em rampa, que não deixa o carro recuar em aclives. E na versão topo de linha conta com chamada automática com acionamento de airbag ou corte de combustível para o Samu, em caso de acidente. Esses itens contrastam com a ausência de apoio de cabeça central no banco traseiro e cinto abdominal. Equipamentos básicos de segurança. Na versão topo de linha não há regulagem elétrica dos retrovisores. Deveria ter pelo menos no lado do passageiro, pois é difícil para o motorista colocar o espelho na posição ideal. Como o consumidor brasileiro não tem a racionalidade do europeu, aqui é tudo ou nada. O meio-termo poderia ser visto como gambiarra ou economia de palito.

A traseira comum, com lanternas pequenas, lembra Onix e o Gol de segunda geração(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A traseira comum, com lanternas pequenas, lembra Onix e o Gol de segunda geração (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


RODANDO
Os motores de três cilindros do Hyundai HB20 e do VW up! quebraram o paradigma de baixo desempenho. O do Ford está no mesmo patamar e é o mais potente deles, e também o de maior torque. Nem faz lembrar os pachorrentos 1.0 de quatro cilindros aos quais estamos habituados. O desempenho não desagrada tanto com etanol quanto gasolina. Apesar de o Ka pesar mais de uma tonelada nesta versão (ver ficha técnica), o desempenho seria muito melhor se as relações de transmissão fossem mais curtas. A retomada de velocidade exige sempre redução de marcha para ser feita em menor espaço de tempo. Além disso, o motor vibra menos do que os concorrentes na fase de aquecimento, mas trepida ligeiramente nas arrancadas.

O comportamento dinâmico muito bom transmite segurança em curvas e nas mudanças rápidas de faixa. A direção com assistência elétrica está bem calibrada, sendo leve nas manobras e firme em alta. O senão da calibragem firme da suspensão é o desconforto em piso irregular. As imperfeições são transmitidas mais intensamente para o interior também pelos pneus de perfil (55) baixo. E faz lembrar o New Fiesta que lhe deu origem. Dirigir o Ka é prazeroso e encontra-se logo a melhor posição ao volante. Porém, o posicionamento do pedal da embreagem exige mais esforço muscular das pernas, mas a ergonomista discorda e aprova.

O interior tem bom acabamento e o quadro de instrumentos é de fácil leitura(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O interior tem bom acabamento e o quadro de instrumentos é de fácil leitura (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
A pintura contém alguns pontos com impurezas e escorrimento de tinta. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si. A tampa traseira está descentralizada e ocorre pequena interferência dela com a lanterna do lado direito ao fechar. O capô está desalinhado na união superior com as extremidades dos para-lamas. NEGATIVO

Vão do motor
É bom o acesso à manutenção na frente e laterais, sendo razoável na posterior. Os itens de verificação constante têm fácil visualização e acesso, sendo um pouco menos ao reservatório de fluido de freio. O resultado da insonorização é aceitável em relação ao habitáculo. O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado aberto por vareta manual. POSITIVO

Altura do solo
Não houve interferências com o solo (apenas leves raspadas no defletor da base inferior do para-choque dianteiro), inclusive com carga útil máxima (424kg). Não tem proteção inferior por chapa de aço para cárter e caixa de marchas, que têm uma boa distância em relação ao solo. REGULAR

Climatização
É por comando manual. A caixa de ar tem quatro velocidades, com cinco opções de direcionamento do fluxo. A vazão de ar é satisfatória e a rumorosidade de funcionamento é razoável na velocidade máxima. Os comandos são fáceis de operar e o sistema está bem vedado. POSITIVO

Freios
Têm função Hill Holder que evita recuo sobre piso inclinado. Apresentaram bom comportamento dinâmico, em geral. O pedal de freio e o ABS têm boa sensibilidade. A desaceleração foi eficiente e linear, mesmo em alta velocidade. Não apresentou perda de eficiência frenante depois de uso mais frequente em longa descida sinuosa, com carga máxima. POSITIVO

Câmbio
A qualidade de engate é boa. As relações de marchas/diferencial poderiam ser um pouco mais curtas para melhorar a dinâmica/dirigibilidade em baixo regime de rotação, onde as trocas são constantes, e em rodovia, com carga máxima e ar ligado. Para ter uma velocidade média razoável em trecho com topografia mista, deve-se manter o pedal do acelerador no fundo. Merecia um câmbio bem elaborado em função da curva do motor e peso do veículo, baseado na sua versão mais pesada. REGULAR

Motor
É um projeto moderno do segmento de motores 1.0 de três cilindros. A sua curva é muito boa para a sua cilindrada, mas grande parte do seu brilho dinâmico, pelos números de potência e torque que gera, perdem-se nas relações de marchas e diferencial homologados. As retomadas de velocidade não têm o brilho que se esperava, assim como a aceleração, também em função do peso, de 1.026kg. Para ter-se uma maior agilidade no uso misto, deve-se acelerar bem. POSITIVO

Vedação
Boa contra água. POSITIVO

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido até 120km/h, passando a evidente e crescente com a velocidade. Os ruídos no habitáculo surgem ao trafegar sobre piso de calçamento, asfalto deteriorado e estrada de terra. NEGATIVO

Suspensão
O conforto de marcha não tem um bom acerto devido ao nível das transferências das imperfeições para dentro, quando sobre piso irregular usual, na cidade e em rodovias, piorando quando o veículo está carregado e as pressões dos pneus para essa condição. Os pneus opcionais da série 55 também não ajudam no conforto. A estabilidade é muito boa, favorecida pela maior área de contato com o solo pela largura dos pneus. Contorna curvas em alta velocidade com precisão e rapidez, trazendo prazer e segurança. No limite da aderência lateral e estabilidade direcional atuaram com eficiência os controles eletrônicos de tração e estabilidade. REGULAR

Direção
Tem assistência elétrica com cargas bem definidas e a coluna de direção tem ajuste em altura, com bom curso. A precisão na reta e em curvas é muito boa e as suas reações são homogêneas e balanceadas, inclusive com carga útil máxima. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno agradam. O conjunto apresentou ruído baixo em curvas sobre piso de terra, paralelepípedo e asfalto ruim. POSITIVO

Iluminação
Não tem sensor crepuscular. O grupo óptico dianteiro tem parábola simples e apresentou eficiência normal no baixo/alto, e conta com o auxiliares de faróis de neblina. Em função da carga transportada, não tem regulagem elétrica em altura. Existe luz de cortesia somente no porta-malas para esta versão SEL, a topo de linha. O quadro de instrumentos, tela multimídia e interruptores elétricos instalados nos painéis de porta têm fácil leitura e manuseio dia/noite. REGULAR

Estepe/macaco
A roda é em aço e o pneu (Pirelli P1 175/65 R14) diferente dos de uso (Pirelli P7 195/55 R15) em medidas e modelo. Está instalado no fundo do assoalho do porta-malas. A operação de troca é normal. Esta solução do pneu não ser igual aos de uso não é prática nem funcional no Brasil. NEGATIVO

Limpador de para-brisa
Não tem sensor de chuva. As palhetas apresentaram boa qualidade e varrem uma área satisfatória no parabrisa e no vidro traseiro. Os esguichos são eficientes, com boa abertura, pressão e vazão. É fácil o acesso dentro do vão motor para reposição d’água no reservatório. Os comandos são fáceis de operar. POSITIVO

Alarme
A chave de ignição é codificada, tem ótimo acabamento, e nela estão inseridas as teclas de travar/destravar as portas, pânico e abertura da tampa traseira. Há proteção perimétrica das partes móveis e a volumétrica dentro do habitáculo. Somente o vidro do condutor tem função um toque para descer/subir e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO

Volume do porta-malas
O declarado é de 257 litros, o mesmo encontrado em nossa medição.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
www.danieltecnodan.com.br

Porta-malas de tamanho razoável e aproveitamento na vertical(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Porta-malas de tamanho razoável e aproveitamento na vertical (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Ficha técnica

» MOTOR
Dianteiro, transversal, de três cilindros em linha, 997cm³,12 válvulas, flex, 80cv (gasolina) e 85cv (etanol) de 6.300 a 6.500rpm de potências máximas e torques de 10,2kgfm (g) a 3.500rpm e 10,7kgfm (e) a 4.500rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo autoestabilizante, tipo Twist Beam; de liga leve 6x15/195/55 R15

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

» CAPACIDADES
Do tanque, 51,6 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 424kg
 
EQUIPAMENTOS
» Série
Ar-condcionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores com controle manual, sistema conectividade SYNC, abertura elétrica do porta-malas, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de patida em rampa, rodas de liga eleve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, entre outros.

» Opcional
Não há.

NOTAS (0 a 10)
Desempenho    8
Espaço interno    8
Porta-malas    7
Suspensão/direção    8
Conforto/ergonomia    7
Itens de série/opcionais    9
Segurança    8
Estilo    8
Consumo    9
Tecnologia    8
Acabamento    7
Custo/benefício    8

QUANTO CUSTA?
O Ford Ka hatch 1.0 SEL tem preço sugerido de R$ 39.990.

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