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Estado de Minas

Toyota Etios sedan 1.5 Platinum - Na batida do tambor

Modelo compacto da marca japonesa impressiona pelo amplo espaço interno, porta-malas enorme e ótimo conjunto mecânico. Porém, o acabamento decepciona e visual não atrai


postado em 21/11/2014 08:00 / atualizado em 20/11/2014 21:21

(foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)
(foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)
O Etios foi concebido à moda Logan de primeira geração, carro compacto com espaço de médio e acabamento sem capricho. A Renault mudou a filosofia e o Logan de segunda geração é outro carro em todos os sentidos. O Etios está na primeira geração e as linhas da carroceria estão longe de agradar aos olhos. Até o farol lembra o primeiro Logan. A Toyota não se preocupou com o visual, achando que bastava colocar um conjunto mecânico eficiente e o logotipo dela para fazer sucesso.

 

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A versão Platinum é a topo de linha e o preço ultrapassa a barreira dos R$ 50 mil. Os cromados estão em evidência na grade dianteira, faróis auxiliares e tampa do porta-malas. Ao entrar no habitáculo duas constatações imediatas: espaço interno avantajado e falta de esmero no acabamento. Há rebarbas nos puxadores de porta e o quadro de instrumentos na parte central do painel foge ao convencional e é preciso desviar o olhar da pista para fazer a leitura do velocímetro e conta-giros. Isso compromete a segurança.

 

CONTRASTE A enorme tela frontal com ótima definição da câmera de marcha a ré contrasta com a falta de regulagem de distância do volante, plástico duro no painel central cuja aparência não convence e há iluminação somente no interruptor da porta do motorista. No banco traseiro, estão ausentes apoio de cabeça e cinto de três pontos para o assento central. Itens básicos de segurança. O travamento das portas não é automático, como ocorre com outros modelos na mesma faixa de preço. Se o motorista esquecer... Cintos dianteiros têm pré-tensionador, que seguram o ocupante ainda mais em freada brusca ou batida, mas falta regulagem de altura.

BAGAGEM A enorme abertura do porta-malas facilita a entrada de objetos maiores – a maioria dos sedãs tem boca pequena, limitando a colocação de bagagens grandes. O encosto do banco traseiro não é fracionado. Quando rebatido, ocupa todo o assento. Se fosse fracionado, um ou dois passageiros poderiam dividir espaço com bagagem. Seria mais prático.

 

DIRIGINDO Se as linhas não convencem, dirigir o Etios é muito agradável. A posição de dirigir é boa e logo encontrada. O banco do motorista tem regulagem de altura, o que facilita o posicionamento adequado conforme a estatura. Os engates do câmbio são leves, curtos e precisos. O motor 1.5 com cabeçote multiválvulas e abertura variável de válvulas responde rápido aos comandos do acelerador e é elástico. Usa corrente em vez da correia dentada, o que dispensa manutenção. O Etios pesa menos de uma tonelada, contribuindo para melhor desempenho e menor consumo.

Quadro de instrumentos no centro tira a atenção do motorista(foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)
Quadro de instrumentos no centro tira a atenção do motorista (foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)


A direção com assistência elétrica mantém a tradição japonesa de leveza nas manobras e firmeza em velocidades mais elevadas. O senão é que o volante não retorna totalmente ao centro, precisando de ajuda para tal. Quando virado totalmente, e solto imediatamente, o fenômeno não acontece. O diâmetro de giro pequeno facilita manobras em espaços apertados.


A suspensão bem calibrada segura o carro nas curvas de baixa e alta, mantendo o conforto. Os retrovisores bem dimensionados ajudam na visibilidade. A conectividade está presente, com Bluetooth, navegador, entrada USB e demais espécies do gênero.

Nem apoio de cabeça nem cinto de três pontos no assento do meio(foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)
Nem apoio de cabeça nem cinto de três pontos no assento do meio (foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)


O Etios tem um conjunto mecânico muito bem acertado, ótimo espaço interno, mas peca no acabamento simples demais para um carro que custa mais de R$ 51 mil.

 

AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
As portas do lado esquerdo têm montagem razoável, mas as do direito têm pontos com desnivelamento. A folga fixa das portas está desigual entre os dois lados. A tampa do porta-malas está descentralizada, assim como o capô. A qualidade da pintura é boa. REGULAR

Vão do motor
O motor 1.5 16V e seus componentes externos ocupam bem o vão, mas o acesso à manutenção é satisfatório. A sistematização está bem feita e os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio. O capô é sustentado aberto por vareta manual. O resultado da insonorização é aceitável com o motor em alta rotação. POSITIVO

Altura do solo
Não tem proteção para a parte inferior do motopropulsor, mas com carga máxima não ocorreram interferências relevantes com o solo. POSITIVO

Climatização
É por comando manual. A caixa de ar tem quatro velocidades. São quatro os difusores de ar no painel, todos de formato circular e giram 360°. Apresentou bom funcionamento, em geral. Não tem difusor específico para os passageiros de trás e está bem vedado. POSITIVO

Freios
Estão bem dimensionados e calibrados. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação, e o ABS atuou com eficiência. O freio de estacionamento atuou normalmente. Em frenagem simulada de emergência, com o veículo em alta velocidade, sobre piso de asfalto seco/molhado, a desaceleração foi boa e com manutenção da trajetória. POSITIVO

Câmbio
A embreagem é macia, tem bom curso e progressividade. A qualidade de engate é muito boa em precisão, maciez, curso da alavanca, pega no pomo e trambulador com ruído baixo de funcionamento. As relações de marcha/diferencial estão bem definidas, contribuindo muito na dinâmica no uso misto e, também, no conforto, pelas poucas trocas. POSITIVO

Motor
Com carga útil máxima e ar-condicionado ligado tem, ainda, performance razoável. Apresentou boa elasticidade e ruído de funcionamento aceitável para um multiválvulas. Mesmo a baixo regime de rotação no uso urbano a resposta em retomadas é positiva. A sua curva de potência e torque não tem números grandiosos para a cilindrada, mas é prazerosa a dirigibilidade na cidade e em rodovias. POSITIVO

(foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)
(foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)


Vedação
Boa contra água na prova estática e na dinâmica sob chuva. POSITIVO

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é baixo, mesmo em alta velocidade, e são poucos os ruídos no habitáculo. REGULAR

Suspensão
A estabilidade agrada no uso normal, seja vazio ou carregado, com pequena alteração no handling com carga útil máxima, mas em nível aceitável. O conforto de marcha é razoável, mesmo quando sobre piso irregular usual. POSITIVO

Direção
A assistência é elétrica progressiva, com cargas bem definidas para o uso misto. A coluna de direção tem regulagem somente em altura, com curso um pouco limitado para cima. O diâmetro de giro é bom. A precisão na reta e em curvas é boa. REGULAR

Iluminação
Os interruptores elétricos instalados nos painéis de porta não têm iluminação, somente para o vidro do condutor. Não tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia somente no porta-malas, mas sua eficiência é limitada pela pouca claridade para a área do vão. Os faróis têm construção com parábola simples e são eficientes no baixo/alto, mas não têm regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Os faróis auxiliares de neblina estão no para-choque. No habitáculo tem somente uma lanterna simples na parte frontal do teto, com resultado discreto. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e leitura apenas aceitável pelo posicionamento. REGULAR

Estepe/Macaco
O estepe tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso. Está instalado no fundo do assoalho do porta-malas. A operação de troca é normal e conta com o auxílio de quatro prisioneiros fixos por cubo para melhor apoio e centragem na troca. POSITIVO

Limpador de para-brisa
Não tem sensor de chuva. A palheta do para-brisa, que tem boa qualidade, é única, e o braço tem função pantográfica, mas mesmo assim é grande a área não varrida junto à coluna A lado condutor, prejudicando o campo de visão. São três esguichos com boa vazão e pressão. É fácil o manuseio no reservatório d’água instalado dentro do vão motor. REGULAR

Alarme
A chave de ignição tem formato convencional e é codificada. Há proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem a volumétrica contra a invasão pela quebra dos vidros. A porta do condutor tem função um toque somente para descer o vidro. REGULAR

Volume do porta malas
O declarado é de 562 litros, o mesmo encontrado em nossa medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
Traseira é alta e cromados na tampa do porta-malas dão um toque especial no visual da versão mais cara do sedã compacto(foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)
Traseira é alta e cromados na tampa do porta-malas dão um toque especial no visual da versão mais cara do sedã compacto (foto: Euler Junior/EM/D.A PRESS)

 

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.496cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências máximas de 92cv (gasolina) e 96,5cv (etanol) a 5.600rpm e torque máximo de 13,9kgfm (g/e) a 3.100rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, eixo de torção, com barra estabilizadora/de liga leve de 5,5 x 15 polegadas/ 185/60 R15

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica regressiva

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS

CAPACIDADES
Do tanque, 45 litros; e de carga (passageiros e bagagem), 450 quilos.

 

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbag duplo, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), aberturas internas do porta-malas e do bocal do reservatório de combustível, ar-condicionado, bancos revestidos em couro, direção com assistência elétrica, rádio com CD player, MP3, entrada USB, Bluetooth, comandos elétricos dos vidros, trava e retrovisores, alarme, computador de bordo, desembaçador traseiro, retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, banco traseiro rebatível e volante revestido em couro.

OPCIONAIS
Não tem.

QUANTO CUSTA
O Toyota Etios Sedan Platinum 1.5 tem preço sugerido de R$ 51.780.

NOTAS (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 9
Porta-malas 9
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 7
Estilo 7
Consumo 9
Tecnologia 7
Acabamento 6
Custo/benefício 8

 

 

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