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Estado de Minas

Confronto de folgados: Renault Logan 1.6 8V x Toyota Etios 1.5 16V

Eles concorrem no disputado segmento dos sedãs compactos, no qual espaço interno e porta-malas avantajados são requisitos fundamentais para as famílias. Leia o teste


postado em 23/11/2014 09:43 / atualizado em 24/11/2014 14:11

(foto: Marlos Ney Vidal / EM / D.A Press)
(foto: Marlos Ney Vidal / EM / D.A Press)

Sedã é o tipo de carroceria destinada às famílias pelo habitáculo espaçoso e porta-malas descomunal. Os principais apelos são esses, mas tanto Etios quanto Logan têm muitas qualidades que encantam os consumidores, mas não estão imunes a problemas. A segunda geração do Renault está fazendo sucesso e as vendas até outubro comprovam isso. Já foram vendidas 38 mil unidades do Logan, contra 22 mil do Etios, nos primeiros 10 meses deste ano.

Confira os detalhes que fazem a diferença no comparativo. Os dois sedãs são boas opções de compra no segmento e atendem às principais necessidades dos consumidores.

Espaço interno
É o que esses carros têm de sobra. Três adultos se acomodam sem aperto no banco traseiro. O Logan tem maior distância entre-eixos e o Etios medida de conforto mais avantajada. Ambos são fatores determinantes do aproveitamento no habitáculo. - Logan 9 Etios 9

Porta-malas

O Etios leva vantagem no volume, 52 litros a mais, e tem abertura maior, o que possibilita a entrada de objetos grandes. Uma das limitações da carroceria sedã é a colocação de bagagens grandes, como caixas. A vantagem do Logan é o encosto do banco traseiro fracionado, que permite passageiros e bagagem dividirem o espaço. O encosto do Etios rebate totalmente, o que inviabiliza essa possibilidade. - Logan 9 Etios 9

(foto: Euler Júnior / EM / D.A Press)
(foto: Euler Júnior / EM / D.A Press)


Câmbio
As relações de transmissão estão bem escalonadas nos dois modelos. Porém, no Toyota os engates do câmbio são mais precisos, macios e curtos, superando os do Renault. - Logan 8 Etios 9

Suspensão/direção

A Renault tem um dos melhores acertos no sistema de suspensão em conforto e estabilidade. O da Toyota é equivalente. A direção é um dos pontos negativos do Logan, pois falta sensibilidade em alta e deveria ser mais leve na cidade. A do Etios tem assistência elétrica, superando a hidráulica do Logan em leveza e firmeza em alta. Porém, nem sempre o volante volta totalmente ao centro. Precisa ser corrigido. - Logan 7 Etios 8

Motor/desempenho
Vantagem do japonês. Apesar da cilindrada menor, e valores inferiores de potência e torque, o motor é muito mais elástico, com cabeçote multiválvulas e comando variável de válvulas, que otimiza o desempenho em qualquer regime de rotação. O motor do Logan, com duas válvulas por cilindro, é muito eficiente na cidade, mas carece de fôlego na estrada, principalmente em ultrapassagens que são feitas em maior tempo. É preciso ficar atento. - Logan 7 Etios 9

Comandos de controle de velocidade no volante e sistema multimídia bem posicionado(foto: Marlos Ney Vidal / EM / D.A Press)
Comandos de controle de velocidade no volante e sistema multimídia bem posicionado (foto: Marlos Ney Vidal / EM / D.A Press)
Estilo
Apesar da subjetividade do quesito, não há como negar que o Logan se transformou radicalmente na segunda geração. O Etios tem a ver com a primeira geração do Renault, inclusive no formato do farol. - Logan 8 Etios 7

Ergonomia
Vantagem do Renault, que tem três pontos negativos, contra cinco do Toyota. E não têm apoio lombar nos bancos. - Logan 8 Etios 6

Conforto/tecnologia
O Logan dispõe de mais itens de conforto do que o Etios, como travamento automático das portas, computador de bordo, controle automático de velocidade, cintos dianteiros com regulagem de altura, entre outros. Em tecnologia, ambos têm comandos de som no volante, Bluetooth, entrada USB, entre outros. Nenhum deles tem regulagem de distância da coluna de direção. - Logan 8 Etios 7

Consumo
Depende muito da maneira de dirigir, mas o tanque do Renault esvazia mais rápido. Além disso, o Etios pesa 85kg a menos. Eles não são assíduos no posto de combustíveis. - Logan 7 Etios 8

Acabamento/montagem

O Logan é muito superior no acabamento, montagem e aparência do material plástico. O acabamento do Etios precisa evoluir muito e contrasta com o eficiente conjunto mecânico. - Logan 8 Etios 6

Segurança
A vantagem é do Renault, com três apoios de cabeça no banco traseiro, contra apenas dois do Etios. O passageiro do meio leva a pior. ABS e airbag duplo frontal são equipamentos obrigatórios por lei. - Logan 8 Etios 7

Custo/benefício
A relação é boa nos dois carros, que têm boa rede de assistência técnica. Apesar de custar mais, o Etios não decepciona. - Logan 8 Etios 8

Resultado
Logan 95 Etios 93

Motorista tem que desviar o olhar para ler instrumentos no centro do painel(foto: Euler Júnior / EM / D.A Press)
Motorista tem que desviar o olhar para ler instrumentos no centro do painel (foto: Euler Júnior / EM / D.A Press)
FICHAS TÉCNICAS


Renault Logan


MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, oito válvulas, que desenvolve potências máximas de 98cv (gasolina) e 106cv (etanol) e torques máximos de 14,5kgfm (gasolina) e 15,5kgfm (etanol)

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson, com triângulos inferiores e barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com barra estabilizadora / em liga leve de 15 polegadas / 185/65 R15

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS

Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS (de série)

CAPACIDADES

Do tanque, 50 litros; e de carga (passageiros e bagagem), 446 quilos


Marlos Ney Vidal / EM / D.A Press Euler Junior / EM / D.A Press


Toyota Etios


MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.496cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências máximas de 92cv (gasolina) e 96,5cv (etanol) a 5.600rpm e torque máximo de 13,9kgfm (g/e) a 3.100rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS

Dianteira, tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, eixo de torção, com barra estabilizadora/de liga leve de 5,5 x 15 polegadas/ 185/60 R15

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS

CAPACIDADES

Do tanque, 45 litros; e de carga (passageiros e bagagem), 450 quilos

(foto: Euler Júnior / EM / D.A Press)
(foto: Euler Júnior / EM / D.A Press)

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