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Estado de Minas

Audi A3 Sedan 1.4 TFSI - Passaporte de luxo com preço de sedã-médio

Versão de 'entrada' do sedã alemão com motor 1.4 turbo apresenta bom desempenho com consumo de popular. Veículo premium tem preço de versões tops de sedãs-médios


postado em 18/12/2014 12:05 / atualizado em 22/12/2014 10:03

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)

A Audi tem como principais concorrentes as conterrâneas BMW e Mercedes-Benz. Mas no caso do A3 Sedan 1.4 TFSI, o leque é mais ampliado. Com preço promocional a partir de R$ 89.990, a versão de entrada do sedã alemão surge como uma opção premium contra modelos topo de linha americanos, japoneses e coreanos. O desempenho na cidade e o baixo consumo de combustível agradam, mas seguro e a cesta de peças lembram da realidade de veículo importado. Pelo menos até a produção nacional começar a ser vendida nas concessionárias.

VEJA FOTOS DO AUDI A3 SEDAN 1.4!

O sedã chegou ao mercado no primeiro semestre deste ano e vem ajudando a Audi a crescer em vendas no Brasil. Para separá-lo da versão acima, a A3 Sedan 1.8 TFSI, montadora retirou vários itens de conforto e status, mas manteve o bom nível de equipamentos de segurança, que incluem os faróis de xenon.

O veículo é equipado com o motor 1.4 Turbo FSI (Fuel Stratified Injection) com potência de 122 cavalos, 58 cv a menos que a versão 1.8. O torque fica nos 20,5 kgfm, disponíveis entre 1.400 e 4.000 rpm. Segundo dados do fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em 9,4s e máxima de 212 km/h. De série em todas as versões, o câmbio automatizado de dupla embreagem S-tronic com sete marchas.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Contudo, o carro perdeu mimos que podem fazer diferença para alguns compradores: o ar digital automático foi cortado e o ajuste de altura do banco do motorista é manual. Passageiros do banco traseiro perderam o difusor de ar no duto central. O sistema multimídia Audi Sound System possui menos funcionalidades que a versão acima, mas continua com a interessante tela multimídia (que não é touch) retrátil.

ASSISTA AO VÍDEO:



O painel perdeu os belos apliques que imitam fibra de carbono e alguns detalhes cromados. A versão básica possui bancos em tecido, mas o couro sintético continua no volante e alavanca de câmbio. Apesar dos cortes, as peças continuam com acabamento muito bom, com o uso de plásticos de boa qualidade e encaixes precisos.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Segurança em alta

A boa notícia é que os equipamentos de segurança e foram mantidos, enquanto marcas ‘convencionais’ deixam a lista completa apenas para as versões top de linha. O motorista e o passageiro da frente contam com airbags frontais e laterais. E para o condutor, ainda há airbags especiais para proteção dos joelhos.

O A3 Sedan 1.4 ainda oferece controles eletrônicos de estabilidade e tração e sistema Isofix para cadeirinhas infantis. Todos os cinco passageiros têm encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos com pré-tensionador.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Design

Mesmo versão de entrada, o Audi A3 Sedan 1.4 continua com equipamentos desejados pelo mercado. O modelo oferece luzes diurnas em LED, farol bi-xenônio com ajuste automático de altura e rodas de liga-leve de 16 polegadas, com pneus 205/55 R16.

O sedã possui forte apelo esportivo. É compacto em relação ao modelo acima (A4) e tem o aspecto jovial e atlético ressaltado por vincos no capô e nas laterais, além do aerofólio integrado à tampa traseira. Na dianteira, destaca-se a enorme grade com moldura cromada onde é aplicado os quatro anéis da Audi. Aliada aos faróis dianteiros com inclinação descedente, o veículo acaba por ter uma aparência de ‘bravo’, corroborado pelas luzes de LED.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Na vista lateral, pode-se perceber o teto curvado, com o terceiro volume (porta-malas) surgindo de maneira fluida. Esse recurso deixa o carro com estilo mais esportivo, sem a divisão clara dos volumes, que é um característica do design da Audi.

Já a traseira exibe ponteiras duplas de escapamento e luzes de posição de neblina. A tampa do porta-malas cria um arco que envolve as lanternas em LED e o nicho da placa de identificação. Os retrovisores possuem repetidores de seta, também em LED.

O A3 Sedan possui 4.45m de comprimento, com 2.63m de medida entre eixos. A altura fica em 1.45m, por 1,76 m de largura. O volume do porta-malas é de 425 litros e o tanque carrega 50 litros de gasolina.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


No comando

O volante da versão 1.4 possui quatro raios, menos elegante e esportivo que o modelo de três do 1.8. Com ajustes (manuais) de altura do banco do motorista e regulagem de profundidade e altura do volante, é fácil encontrar boa posição de dirigir. Os comandos estão à mão por meio das setas e de controles da central multimídia e computador de bordo no volante.

Apesar de menos potente e dinâmico que a versão 1.8, o propulsor de 1.395 cm³ de cilindrada apresenta bom desempenho. São 122 cavalos a 5.000 rpm. Mas o grande trunfo fica nos 20.3 kgfm de torque disponíveis com apenas 1.400 rpm. Tudo graças ao turbo com injeção direta de combustível e o comando variável de válvulas, que garantem uma performance melhor que concorrentes com bloco 2.0 sem a turboalimentação.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


O Audi A3 Sedan 1.4 tem boa resposta aos estímulos do pedal e é capaz de imprimir uma tocada esportiva, com arrancadas firmes e retomadas seguras de velocidade, o que é bom para a condução em estradas. Não chega a empolgar, mas garante ótimo desempenho.

A estabilidade é outro ponto alto. Mesmo em curvas mais fechadas, o sedã segue a trajetória e transmite segurança para os ocupantes. A suspensão ainda sobre com as pistas esburacadas brasileiras, mas o conforto predomina.

O câmbio automatizado de dupla embreagem S Tronic é eficiente, com trocas de marchas rápidas e sem trancos. Na versão Attracion, oferece borboletas no volante, que tornam a condução bem divertida.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


O melhor dessa receita é o consumo. Durante nossos testes, conseguimos boas médias. Na cidade, que incluiu trechos com engarrafamento em horário de pico, o carro marcou 10,5 km/l. Na estrada, a média ficou nos 14,5 km/l. No entanto em alguns trajetos urbanos com vias expressas e no fim de semana, o A3 registrou índices de 11,9 a 12,5 km/l. Na rodovia, com velocidade de cruzeiro e rotações abaixo dos 2.000 rpm, o computador chegou a acusar 15,9 km/l. Ou seja: o carro pode ser adaptado ao pé do motorista e registrar, sendo mais econômico ou dinâmico.

Um dos responsáveis é o sistema Start-Stop. Segundo a Audi, reduz em até 20% o gasto de combustível no ciclo urbano. De tão eficiente, chega a ser chato: até numa simples parada obrigatória, o motor é desligado. Melhor para o bolso do proprietário.

Versões

A versão de entrada do A3 Sedan é o 1.4 que custa R$ 94.800, mas que está com preço promocional de R$ 89.990. A versão acima é a 1.4 Attraction por R$ 103.000, que acrescenta volante com shift paddles para comando do câmbio e a central multimídia com bluetooth. Nessa versão, o cliente pode incluir como opcionais bancos em couro sintético, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema de navegação eo teto solar panorâmico, como o modelo das fotos.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Veredicto

Bom desempenho com consumo de popular. Modelo de luxo com preço de sedã-médio topo de linha. O Audi A3 1.4 Sedan possui conjunto mecânico moderno e eficiente com acabamento premium típico das marcas germânicas. É uma boa opção com pouco investimento extra em relação a modelos como Toyota Corolla Altis 2.0 (R$ 94.390), Chevrolet Cruze LTZ (87.300), Hyundai Elantra (R$ 89.750) ou Ford Focus Sedan Titanium 2.0 PowerShift (R$85.200). Na balança, é preciso considerar os custos extras de seguro e cesta de peças, como todo importado.

Na comparação, os rivais podem oferecer mais mimos, espaço interno e até mesmo potência extra. Mas as quatro argolas na grade dianteira garantem passaporte ao universo premium e status que itens a mais na ficha técnica não superam.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Ficha Técnica - Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2014

Motor: 1.4 turbo
Potência: 122 cv a 5.000 rpm
Torque: 20,3 kgfm a 1.400 rpm
Câmbio: automatizado de 7 velocidades
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Velocidade máxima: 202 km/h
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.756 mm
Altura: 1.416 mm
Entre-eixos: 2.637 mm
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 425 litros

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


VEJA FOTOS DO AUDI A3 SEDAN 1.4!

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