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Estado de Minas

Novo Ford Ka com motor 1.5 não é um foguete, mas desempenho convence

Apesar de ser apressadinho, os sofisticados equipamentos eletrônicos de segurança contrastam com a ausência de itens básicos


postado em 21/12/2014 10:36 / atualizado em 22/12/2014 10:19

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O Ford Ka foi lançado este ano e ganhou o título de “Carro do Ano” da imprensa especializada. Porém, o modelo ainda não foi submetido ao crash test do Latin NCap e tampouco passou pelo índice de reparabilidade do Cesvi, que aponta o custo do reparo. O carro é sucesso de mercado e agradam as linhas da carroceria, principalmente a frente bocuda, que identifica atualmente os modelos da marca no mundo.

VEJA FOTOS DO KA 1.5!

ESPAÇO
Um dos principais atributos da nova geração do Ka é o espaço para pernas no banco traseiro. A largura limita dois adultos e uma criança. Além da boa distância entre-eixos, que determina o aproveitamento no habitáculo, o banco de trás está em cima do eixo. Entretanto, não se pode ter tudo e o porta-malas acanhado tem aproveitamento vertical. Não é prático, pois as bagagens vão empilhadas.

ACABAMENTO
O material do plástico do painel central tem aparência razoável. O que incomoda e carece de evolução são as rebarbas nos puxadores de porta e montagem de alguns componentes. E o forro do teto solta fiapos. Capricho passou longe.

SEGURANÇA A falta de equipamentos básicos de segurança – cinto retrátil de três pontos e apoio de cabeça – no assento central traseiro contrasta com controles eletrônicos de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa. É o conflito do tosco com a modernidade. ABS e airbag são itens obrigatórios por lei.

AO VOLANTE A posição de dirigir é excelente e encontrada sem esforço. Fica-se à vontade. A direção é leve e bem calibrada. O quadro de instrumentos tem visualização fácil e leitura rápida. A mão do motorista cai naturalmente sobre a alavanca de câmbio, e os engates são precisos e curtos. As relações longas, visando à economia de combustível, na quarta e quinta marchas, não exigem trocas constantes.

A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180km/h, mas para atingir 100km/h demora cerca de 11 segundos. Não chega a ser esportivo como o Ka 1.6 da primeira geração. O desempenho é muito bom, não empolga, mas dá segurança nas ultrapassagens. O carro anda rápido. O que a geração atual herdou da anterior foi a dureza da suspensão, transferindo com intensidade as imperfeições do piso para dentro. No geral, o Ka tem muito mais agrados do que desfeitas.

 

Erros e acertos

Linhas limpas e comuns na traseira, com lanternas pequenas(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Linhas limpas e comuns na traseira, com lanternas pequenas (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 1.498cm³, 16 válvulas, flex, 105cv (gasolina) a 5.500rpm e 110cv (etanol) a 6.500rpm de potências máximas e torques de 14,6kgfm (g) e 14,9kgfm (e) a 4.250rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson; e traseira, eixo autoestabilizante, tipo Twist Beam; de liga leve 6x15/195/55 R15

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

» CAPACIDADES
Do tanque, 51,6 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 416kg

É incômodo para o motorista regular manualmente o retrovisor no lado do passageiro(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
É incômodo para o motorista regular manualmente o retrovisor no lado do passageiro (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


EQUIPAMENTOS
» SÉRIE
ABS, airbag duplo frontal, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores com controle manual, sistema de conectividade SYNC, abertura elétrica do porta-malas, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, entre outros.

» OPCIONAL
Não há.

Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 9
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 7
Custo/benefício 8

 

Nem apoio de cabeça nem cinto de três pontos no assento central(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Nem apoio de cabeça nem cinto de três pontos no assento central (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

 

QUANTO CUSTA
O Ka 1.5 SEL tem preço sugerido de R$ 44.990.

AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
Há impurezas na pintura e portas desniveladas entre si e a carroceria. A tampa traseira está descentralizada e desnivelada.

Vão do motor
A insonorização é aceitável em relação ao habitáculo. O acesso à manutenção é razoável nas partes frontal e lateral, sendo mais limitado na posterior. Os itens de verificação constante têm fácil visualização e acesso.

Altura do solo
Não tem proteção para cárter do motor e caixa de marchas, mas ocorrem apenas leves raspadas no defletor da base inferior do para-choque dianteiro em saídas de garagem com desnível, piorando com carga máxima.

Climatização
Os comandos são fáceis de operar e está bem vedado. A vazão de ar é satisfatória e a rumorosidade de funcionamento, razoável.

Freios
Não teve perda de eficiência frenante depois de uso mais frequente em longa descida sinuosa, com carga máxima e em velocidade. A desaceleração foi eficiente e linear, mesmo em alta velocidade. Assistência de partida em rampa dá segurança. O pedal de freio e o ABS apresentaram boa sensibilidade e calibração.

Câmbio
A qualidade de engate é boa. As relações de marchas/diferencial, ao contrário da versão com motor 1.0, satisfazem na dinâmica/dirigibilidade, mesmo em baixa rotação, com poucas trocas. A embreagem é macia, atuou normalmente e tem curso e progressividade satisfatórios.

Motor
A dirigibilidade é prazerosa e segura no uso misto. As retomadas de velocidade e aceleração são boas e rende razoavelmente bem com carga máxima e ar ligado, mesmo em topografia irregular. A rumorosidade de funcionamento é aceitável para um multiválvulas, e o sistema flex funcionou bem.

Vedação
Boa contra água.

Hatch com motor 1.5 não é um foguete, mas desempenho convence(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Hatch com motor 1.5 não é um foguete, mas desempenho convence (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido até 120km/h, passando a evidente e crescente com a velocidade. Os ruídos no habitáculo surgem ao trafegar sobre piso de calçamento, asfalto deteriorado e estrada de terra.

Suspensão
A estabilidade é muito boa e contorna curvas em alta velocidade com precisão e rapidez. No limite da aderência lateral e estabilidade direcional, atuaram com eficiência os controles eletrônicos de tração e estabilidade. Ao passar sobre desnível, ocorre o ruído de extensão dos amortecedores traseiros no fim de curso, que não têm stop hidráulico.

Direção
O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno agradam. Tem assistência elétrica com cargas bem definidas e a coluna de direção tem ajuste em altura, com bom curso. O conjunto apresentou baixo ruído em curvas, sobre piso de terra, paralelepípedo e asfalto ruim. A precisão na reta e em curvas é muito boa e as suas reações são homogêneas e balanceadas, inclusive com carga máxima.

Iluminação
Não tem sensor crepuscular. O grupo óptico dianteiro tem construção com parábola simples e apresentou eficiência normal no baixo/alto, e conta com auxiliares de neblina. Não tem regulagem elétrica de facho. Existe luz de cortesia somente no porta-malas. O quadro de instrumentos, tela multimídia e interruptores elétricos instalados nos painéis de porta têm fácil leitura e manuseio dia/noite.

Estepe/macaco
A operação de troca é normal. A roda é em aço e o pneu (Pirelli P1 175/65 R14 com velocidade máxima limitada a 80km/h) diferente dos de uso (Pirelli P7 195/55 R15) em medidas e modelo. Esta solução de o pneu não ser igual aos de uso não é prática nem funcional no Brasil. Está instalado dentro do porta-malas.

Limpador de para-brisa
Não tem sensor de chuva. As palhetas apresentaram boa qualidade e varrem uma área satisfatória no parabrisa e no vidro traseiro. Os esguichos são eficientes, com boa abertura, pressão e vazão. É fácil o acesso dentro do vão motor para reposição de água no reservatório. Os comandos são fáceis de operar.

Alarme
A chave de ignição é codificada, tem ótimo acabamento e contém as teclas de travar/destravar as portas, pânico e abertura da tampa traseira. Há proteção perimétrica das partes móveis e a volumétrica dentro do habitáculo. Somente o vidro do condutor tem função um toque para descer/subir, e o sistema antiesmagamento atuou com precisão.

Volume do porta-malas
O declarado é de 257 litros, o mesmo encontrado em nossa medição.


(*) Avaliação do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danieltecnodan.com.br

Porta-malas de tamanho razoável tem aproveitamento vertical(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Porta-malas de tamanho razoável tem aproveitamento vertical (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

 

 

 

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