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Estado de Minas

VW GOLF 1.4 TSI manual » O último alemão

A versão de entrada do hatch médio impressiona pelo acabamento caprichado e os muitos itens de segurança e conveniência de série, além do espaço interno e suavidade do turbo


postado em 10/01/2015 14:41 / atualizado em 10/01/2015 15:28

(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)

Desde o fim do ano passado, o Golf vem importado do México. Testamos o modelo vindo da Alemanha, que tem como principal diferença nesta versão o freio de estacionamento com acionamento eletrônico. O do mexicano é o tradicional manual. Independentemente da nacionalidade, a 7ª geração do Golf chama a atenção pelo acabamento caprichado e requintado, sem rebarbas e os encaixes muito benfeitos.

DENTRO O espaço interno é excelente também no banco traseiro, exceto o do passageiro do assento central, que pena com o túnel. As dimensões do porta-malas são compatíveis com a categoria e bem arrumado leva a bagagem da família. A posição de dirigir é facilmente encontrada pelas regulagens de altura do banco e de altura e distância da coluna de direção. O painel central no estilo limpo e com material emborrachado dá o toque de classe. As linhas suaves da carroceria e os faróis estreitos dão charme a essa geração sem perder a identidade do Golf. O senão é a coluna C (traseira) muito larga, que limita a visibilidade de 3/4.

EQUILÍBRIO
A calibragem da direção dá confiança ao motorista e a suspensão traseira multilink proporciona conforto até em piso irregular. Outro senão é o perfil baixo dos pneus, montados nas rodas de aro 17. Se tivesse perfil mais alto, as imperfeições do solo seriam absorvidas com mais eficiência. Os pneus de perfil mais alto são mais adequados em conforto para o Brasil. Porém, os de perfil baixo, e mais desconfortáveis, estão na moda.

Motor 1.4 turbo tem ótimo desempenho com baixo consumo na cidade e estrada(foto: Motor 1.4 turbo tem ótimo desempenho com baixo consumo na cidade e estrada)
Motor 1.4 turbo tem ótimo desempenho com baixo consumo na cidade e estrada (foto: Motor 1.4 turbo tem ótimo desempenho com baixo consumo na cidade e estrada)

DIRIGINDO O melhor do Golf é colocá-lo em movimento. Impressiona a suavidade de funcionamento do turbo, que não dá tranco ao entrar em ação. Tudo é suave e o torque abundante está presente desde as rotações mais baixas, proporcionando desempenho excelente, seja na aceleração ou na retomada de velocidade. O sistema start-stop, que desliga o motor quando o carro para, ajuda na redução do consumo de gasolina, que é baixo tanto na cidade quanto na estrada. O motor será flex quando o carro for fabricado no Brasil. A vantagem do turbo é proporcionar desempenho de motor de cilindrada maior, com menor consumo e emissões de poluentes.

Os engates do câmbio manual são leves, precisos e de curso curto. Uma delícia para os amantes do manual. O carro é muito rápido, obediente aos comandos, não prega sustos no motorista e é muito gostoso de ser dirigido. É puro prazer ao volante.

 

SEDUÇÃO TOTAL

FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, a gasolina, 1.395cm³ de cilindrada, 140cv de potência de 4.500 a 6.000rpm e 25,5kgfm de torque de 1.500rpm a 3.500rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de seis marchas

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; e traseira multilink/ de liga leve de 17 polegadas/225/45 R17

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

» FREIOS
Disco ventilado na dianteira e sólido na traseira

» CAPACIDADES
Do tanque, 50 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 562 quilos

EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE

Sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho), controle eletrônico de estabilidade, ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial, sistema start-stop e freio com sistema multicolisão, ar-condicionado Climatic, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (Park Pilot), vidros com isolamento térmico, sistema multimídia composto por CD Player (MP3), rádio AM/FM, Bluettoth, cabo de interface para iPod/iPhone, encosto traseiro assimétrico rebatível, retrovisores com acionamento elétrico, aquecimento e função Tilt down, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento um toque, coluna de direção com regulagens de altura e distância, regulagem de altura no banco do motorista e passageiro, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça otimizados para máxima segurança.

» OPCIONAIS
Chave do tipo canivete, sistema de som com navegação e tela de 5,8 polegadas, rodas de liga aro 17 com desenho exclusivo, sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional e teto solar.

Porta-malas de bom tamanho para as dimensões do hatch (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
Porta-malas de bom tamanho para as dimensões do hatch (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)


Notas (0 a 10)
Desempenho 10
Espaço interno 9
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 10
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 9
Tecnologia 9
Acabamento 10
Custo/benefício 9

QUANTO CUSTA
O Golf Comfortline tem preço sugerido de R$ 73.800 e com todos os opcionais, de R$ 87.720.

Material emborrachado no painel central, com quadro de instrumentos de fácil leitura(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
Material emborrachado no painel central, com quadro de instrumentos de fácil leitura (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)


AVALIAÇÃO TÉCNICA

Acabamento da carroceria
O acabamento da pintura é bom, assim como a montagem das partes móveis, exceto a tampa traseira descentralizada. Os faróis, lanternas traseiras, retrovisores etc. estão bem instalados. POSITIVO

Vão do motor
A insonorização em relação ao habitáculo é boa. A sistematização é limpa e organizada e os itens de verificação constante têm fácil acesso e visualização. O acesso à manutenção é bem razoável. POSITIVO

Altura do solo
Tem chapa plástica protetora para toda a parte inferior do motopropulsor. Ao trafegar sobre piso irregular usual, transposição de quebra-molas e em saídas da garagem com desnível, deve-se ter cautela para evitar interferências com o solo, principalmente com carga máxima. REGULAR

Climatização
É por comando manual e não tem a opção de regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro. A eficiência é prejudicada pelo recobrimento interno perfurado do teto solar, onde ocorre incidência solar aos olhos e maior transferência de calor. No painel, são quatro os difusores de ar e mais dois na extremidade do console central. A caixa de ar tem seis velocidades. REGULAR

Freios

O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. O freio de estacionamento é do tipo eletrônico, por meio de tecla no console central. Estão muito bem dimensionados e têm ótima calibração. Numa condução bem esportiva, permite frear forte na entrada das curvas, com mínimo afundamento do eixo dianteiro. As reações estão muito bem distribuídas nos dois eixos, resultando em eficiente e homogênea desaceleração. POSITIVO

Câmbio
Funciona bem e está muito bem definido com o motor e peso do veículo, de 1.218kg. As relações de marchas são eficientes e as retomadas de velocidade e aceleração são brilhantes. Em 6ª marcha, a 110km/h, o motor gira a 2.500rpm, o mesmo em 3ª, a 60km/h. Com o motor a 1.500rpm e com a 6ª marcha engatada, no plano, ainda apresenta uma boa retomada de velocidade. A embreagem é macia, tem bom curso e ótima progressividade, além de o pedal estar bem posicionado. A qualidade de engate é ótima em precisão, maciez, curso da alavanca e posicionamento no túnel central, pega no pomo e trambulador com baixo ruído de funcionamento. POSITIVO

Motor
Está equipado com o sistema start/stop. Merece destaque a performance para a cilindrada, com dirigibilidade prazerosa e segura. Com carga máxima e ar-condicionado ligado, a perda no rendimento é sentida, mas ainda satisfaz na condução. É muito elástico e a aceleração é bem progressiva e rápida, além de baixo ruído de funcionamento. O turbo está muito bem dimensionado e calibrado. A dinâmica proporcionada, com o eficiente câmbio manual de seis marchas, é notável. POSITIVO

Vedação
Boa contra água. POSITIVO

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é razoável, mesmo em alta velocidade. Ao trafegar sobre piso malconservado de asfalto, paralelepípedo ou terra batida, surgem alguns pequenos ruídos no habitáculo. REGULAR

Suspensão
A estabilidade é muito boa e as suspensões proporcionam handling excepcional. No limite da aderência lateral e da estabilidade direcional, atuaram com eficiência os controles eletrônicos de tração e estabilidade. O conforto de marcha é limitado, mas em um nível aceitável, pois os pneus da série 45 prejudicam, principalmente quando a pressão deles está especificada para uso com carga útil máxima. REGULAR

Direção
Tem assistência eletromecânica, com cargas que são definidas automaticamente em função da velocidade do veículo, torque da direção e com o ângulo de direção das rodas. O diâmetro de giro é longo. A velocidade do efeito retorno é satisfatória. A precisão na reta e em curvas é excelente com o veículo em alta velocidade. As reações são diretas, com uma ótima sensibilidade e resposta de direção precisa. POSITIVO

Iluminação
O quadro de instrumentos, o console central e os interruptores elétricos instalados nos painéis de porta têm fácil leitura dia/noite, com a função crepuscular ativada. Há luz de cortesia nos para-sóis, porta-luvas e porta-malas. Os faróis têm dupla parábola, com lâmpadas halógenas, e há regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Apresentaram boa eficiência em iluminação e contam com o auxiliares de neblina. Ao virar o volante, com os faróis ligados, uma lanterna acende no sentido movimentado, auxiliando o campo de visão. No habitáculo são duas seções com duplo spot fixo na dianteira e traseira que, também, fazem o papel de lanternas ao abrir as portas. POSITIVO

Limpador de para-brisa

Tem sensor de chuva. Os esguichos do para-brisa e do vidro traseiro são do tipo spray e apresentaram boa vazão, pressão e abertura. O campo de visão proporcionado pela área limpa é satisfatório. É fácil o acesso ao reservatório d’água dentro do vão do motor. POSITIVO

Estepe/macaco

O estepe tem a roda e o pneu iguais aos de uso (225/45R17). Está instalado dentro do porta-malas, no fundo do assoalho. O kit de troca tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal. POSITIVO

Ferramentas
Há uma chave de fenda/Philips. POSITIVO

Alarme

Ao dar comando de travar as portas, os vidros sobem se continuar pressionando a tecla. A chave de ignição é do tipo canivete e contém as teclas de travar/destravar as portas, além da abertura da tampa traseira. Tem proteção perimétrica das partes móveis e a volumétrica dentro do habitáculo, contra a invasão pela quebra dos vidros. As quatro portas têm função um toque para abrir/fechar os vidros, e o sistema antiesmagamento atuou com eficiência. POSITIVO

Volume do porta-malas
O declarado é de 338 litros, o mesmo encontrado com a base inferior do porta-malas na posição mais baixa e com a tampa do bagagito fechada.

(*) Avaliação do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danieltecnodan.com.br

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