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Estado de Minas COMPARATIVO

Saveiro Cross - Dupla ou estendida?

Picape da Volkswagen tem bons atributos para desbancar a rival da Fiat, como câmbio referencial e novo motor que se destaca tanto na cidade quanto na estrada. Com uma diferença de R$ 5 mil entre a cabine dupla e a estendida, fica a dúvida de qual levar pra casa. Este comparativo do Vrum vai te ajudar a decidir


postado em 28/02/2015 11:55 / atualizado em 01/03/2015 14:55

(foto: Thiago Ventura e Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
(foto: Thiago Ventura e Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Após definir a marca e o modelo de uma picape leve disponível em nosso mercado, os interessados – que geralmente se dividem entre Fiat Strada e Volkswagen Saveiro – se deparam com uma nova dúvida: cabine estendida ou dupla?

 

Veja mais fotos da Saveiro Cross cabine estendida e cabine dupla

 

A Saveiro oferece desde o ano passado três versões de carroceria: simples, estendida e dupla. Nesse comparativo, trabalhamos em cima da versão Cross, oferecida em cabine estendida e dupla.

(foto: Marcello Oliveira e Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
(foto: Marcello Oliveira e Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)


Com uma diferença de aproximadamente R$ 5 mil, é fácil ficar em dúvida entre as duas versões, mas o perfil de uso de cada um é o que vai resolver a compra.

A Saveiro Cross foca o público jovem, que curte um estilo robusto e aventureiro e usa a picape como um carro de passeio comum, mas que aproveita o espaço extra para optar em levar a bicicleta ou os amigos, pois amigos + bike é impossível nas duas versões.

Espaço
Para o motorista e para quem vai ao lado, o espaço é o mesmo nas duas configurações. Na cabine dupla, são cinco pessoas. Os três passageiros da parte traseira não encontram o mesmo conforto de um automóvel, mas se o motorista e o passageiro dianteiro não forem muito altos, a vida lá atrás até que não é muito difícil, mas para quem fica no meio, a situação fica mais complicada. O vão de carga da Saveiro cabine estendida comporta 734 litros, enquanto a dupla teve a capacidade reduzida para 580 litros, cedendo lugar à cabine, que foi alongada em 26cm para levar mais três pessoas. Quando o assunto é o peso suportado, a dupla carrega 607kg e a estendida pode transportar até 13kg a mais.
O banco traseiro é para dois adultos e criança no assento central(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
O banco traseiro é para dois adultos e criança no assento central (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Espaço atrás dos bancos na estendida é suficiente para bagagem pequena(foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Espaço atrás dos bancos na estendida é suficiente para bagagem pequena (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)


Se você pretende ter uma picape para levar a moto de trilha ou até mesmo uma bicicleta de rodas aro 29, esqueça a cabine dupla. A cabine estendida comporta bem duas bikes e até uma moto é possível levar, mas com a roda traseira apoiada na tampa da caçamba, que deverá estar sempre fechada ou aberta, porém com suporte para a placa e desde que o comprimento total não ultrapasse a medida do carro com a tampa da caçamba aberta. Isso é uma característica de picapes leves cabine dupla. A Strada sofre do mesmo mal. Por isso, afirmamos que na Saveiro Cross que se leva a bike ou a moto, não é possível transportar a galera. Na versão cabine dupla, onde os amigos o acompanham, os brinquedos ficam de fora.

Suspensão
Para aproximar ao máximo a Saveiro cabine dupla de um automóvel de passeio (desde que as picapes compactas passaram a ser usadas como carros de passeio, o objetivo dos fabricantes é esse), a Volkswagen deixou as molas mais flexíveis na traseira, privilegiando o conforto. No contexto geral, a Saveiro Cross continua firme em ambas carrocerias, mesmo com a alteração para deixar a cabine dupla com um toque de sedã. Por causa disso, a cabine dupla é mais suave e fica mais 'na mão' nas curvas.
(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)


Para facilitar a vida de quem realmente usa a Cross para o off-road moderado, a picape conta com sistemas de controle de estabilidade e tração, além de auxílio de saída em rampas. Há também a função off-road, que permite breves travamentos das rodas durante frenagens em descidas em pisos irregulares, como cascalho, areia e terra. A ideia é que, dessa maneira, os travamentos formem barreiras com a terra ou pedra acumulada, ajudando na frenagem da picape.

A Saveiro Cross também vem com a função EDS, que funciona basicamente como o Locker, que a Fiat equipa opcionalmente a linha Adventure (Palio Wekeend, Idea, Doblò e Strada). O sistema é um controle de tração que atua até 80 km/h, e entra em ação automaticamente. O EDS é dotado de sensores que captam diferença de velocidade de rotação entre as rodas, e acionam a bomba hidráulica do ABS, freando a roda que está girando mais rápido, chegando até a travá-la, dependendo da situação para que toda a força seja direcionada pelo diferencial para a roda que está apoiada no solo.

Os pneus de uso misto terra/asfalto ajudam no rodar em pisos instáveis, como lama, pedras soltas e areia.

Motor e câmbio
O conjunto mecânico é o mesmo nas duas configurações de carroceria. O recente e já consagrado motor 1.6 16V MSI de 120 cv (etanol) é bem elástico, tendo sua potência muito bem aproveitada na estrada e na cidade, mesmo sendo um 16V. O consumo com etanol ficou em 7,0 km/l na cidade e 10,9 na estrada. A transmissão manual de cinco velocidades é a mesma usada no Gol, Fox e up! e continua sendo referência, um dos prazeres em guiar a Saveiro.
Motor 1.6 16V MSI rende até 120 cv(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Motor 1.6 16V MSI rende até 120 cv (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)


Estilo
A Saveiro CD ficaria bem esquisita se a engenharia da Volks não agisse e tomasse a iniciativa de instalar dois racks de teto e uma barra transversal para minimizar os 'defeitos' estéticos causados pela espichada que deram no habitáculo de passageiros. Ainda assim, a versão cabine estendida continua mais harmoniosa e esportiva.
(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)


Ergonomia
Uma discreta regulagem de altura no banco do motorista já ajuda a encontrar uma boa posição para dirigir, o que é complementado com ajustes de altura e profundidade da coluna de direção e o cinto de segurança. A alavanca curta do câmbio dá uma sensação de esportividade e como a cabine é compacta, tudo está ao alcance das mãos sem a necessidade de contorcionismos. O volante com revestimento em couro com controles do som e do telefone ajudam a manter as mãos na direção para ajustar os equipamentos de mídia.

Para quem vai atrás na versão cabine dupla, nada de folga. O acesso é tão difícil como em qualquer carro de duas portas e o espaço restrito a apenas dois adultos. Apesar de a Volkswagen anunciar capacidade para cinco pessoas em sua publicidade, o quinto passageiro teria de ser no máximo uma criança. O vidro traseiro fixo permitiu a inclusão do desembaçador e os vidros laterais traseiros adotaram a antiga solução da abertura basculante. Na lateral, os passageiros de trás contam com porta copos e garrafas.

Segurança
Além dos controles de tração e estabilidade, do EDS e da função off-road, merecem destaque os freios a disco nas quatro rodas e o assistente de partida em rampas, que segura o carro por três segundos nos arranques em aclives ou declives. A picape já inclui entre os itens de série o sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico no painel do equipamento de som.
Rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus de uso misto terra/asfalto são itens de série nas versões Cross da Saveiro(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus de uso misto terra/asfalto são itens de série nas versões Cross da Saveiro (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)


Valores
A Saveiro Cross CE é vendida por R$ 61.830 e chega aos R$ 65.065 ao incluir todos os opcionais, como a pintura especial (R$ 1.546 – amarelo solaris ou laranja canyon), revestimento dos bancos em couro sintético (R$ 599) e o modo tecnologia, com piloto automático, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor anti-ofuscante e sensor de chuva (R$ 1.130).

Já a Cross cabine dupla começa em R$ 66.620 e chega aos R$ 69.818 com os mesmos opcionais. O curioso é que os itens colocados à parte são ligeiramente mais baratos na Saveiro Cross cabine dupla.

Conclusão
Se você não precisa levar mais que uma pessoa no carro, não pense duas vezes e opte pela Saveiro cabine estendida. Além de economizar cerca de R$ 5 mil (o que cobriria gastos com seguro e IPVA, por exemplo), você ainda poderá transportar sem sacrifícios sua bike, moto ou objetos que não comportam na picape cabine dupla.

Se você estiver acompanhado de mais de uma pessoa, verifique se a Saveiro cabine dupla irá satisfazer todas as suas necessidades. A caçamba nada mais é que um porta-malas coberto por uma lona e não será possível levar objetos grandes. Bicicleta, só se estiver desmontada e nem pense em moto.
Na estendida, pode-se levar moto com a tampa da caçamba aberta
Na estendida, pode-se levar moto com a tampa da caçamba aberta
Na cabine dupla, a caçamba é similar ao porta-malas de um automóvel(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
Na cabine dupla, a caçamba é similar ao porta-malas de um automóvel (foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)

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