Publicidade

Estado de Minas CARÊNCIA

Faltam peças de lataria

Há escassez de componentes de carroceria nas revendas para pronta entrega e algumas pedem prazo. Por isso, oficinas liberam carros sem que o serviço tenha sido terminado


postado em 14/02/2011 19:10

Concessionária Hyundai não tinha quatro das cinco peças procuradas para o i30(foto: Hyundai/Divulgação)
Concessionária Hyundai não tinha quatro das cinco peças procuradas para o i30 (foto: Hyundai/Divulgação)
Em 2010, a indústria automotiva brasileira alcançou novo recorde de produção, totalizando 3,4 milhões de veículos fabricados entre automóveis e comerciais leves. Tamanha demanda por veículos novos poderia ter gerado um desabastecimento do mercado de peças de reposição, já que boa parte dos componentes fabricados estaria sendo destinada à produção de veículos? O que não falta são cartas à redação citando a falta de peças de várias marcas e modelos.

O questionamento foi feito aos principais fabricantes de veículos no Brasil. Apenas a Nissan e a GM se dignaram a responder. Como este é um assunto indigesto para os fabricantes de veículos, visitamos as concessionárias como clientes para conferir se elas estão desabastecidas de peças para pronta entrega. E algumas oficinas particulares informaram para quais modelos havia falta de peças.

Nas oficinas mecânicas, a opinião foi a mesma: se há falta de peças é no setor de lanternagem, uma vez que são os próprios fabricantes de automóveis que as fornecem. “Cerca de 20% das peças que eu uso vêm das autorizadas (genuínas). O restante eu compro direto do mesmo fornecedor do fabricante (originais). Existe alguma deficiência, mas para isto existem alternativas, como procurar outro fornecedor”, explica Newton Costa, da AutoWay. Valber Maia, do Centro Automotivo Turbo, observou que os estoques estão pequenos, principalmente de peças mais caras.

O gerente de uma oficina de lanternagem, que pediu para não ser identificado, confirma que o setor realmente está sofrendo com a falta de peças. “Para você ter ideia, eu estou liberando carro aqui com peças de acabamento quebradas. Somente quando a peça chega, o cliente traz o veículo aqui de novo”, afirma o gerente. No Viegas Serviços Automotivos, também de funilaria, foi dito que faltam peças para vários modelos da Hyundai.

AS PEÇAS Para tirar a dúvida, escolhemos algumas peças que fazem parte de uma cesta básica formulada pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) e que são os componentes que mais costumam estragar em batidas. Assim, visitamos as concessionárias para comprovar se essas peças estavam disponíveis para pronta entrega. Para alguns modelos foi simulado um reparo na dianteira, tendo sido cotados o para-choque, a grade, o capô, um farol e um para-lama. Em outros, o estrago teria sido na traseira, e procuramos pelo para-choque, o painel, a tampa do porta-malas, uma lanterna e uma lateral.

À CAÇA O caso mais preocupante foi o da Hyundai. Na Pacific Motors, perguntamos pelas peças dianteiras de um i30 GLS, modelo 2010. Dos cinco componentes procurados, a autorizada não tinha quatro. Outro modelo procurado na concessionária foi um Tucson GL, 2009, no caso suas peças traseiras, sendo que duas estavam em falta. O prazo de entrega pedido pela Pacific foi de 15 a 20 dias úteis. Na Grande Minas, da Chevrolet, verificamos o fornecimento das peças dianteiras de um Agile LT 1.4, 2010. Do total de cinco, dois componentes não estavam disponíveis para entrega imediata. O prazo pedido foi de quatro dias úteis.

Na Carbel, concessionária Volkswagen, encontramos todas as peças do Novo Gol, 2010. Outro modelo da marca consultado foi o Fox 1.6 2010. O atendente da concessionária disse que não está fácil achar peças para o modelo e que, se houvesse disponível na fábrica, chegariam em torno de 15 dias úteis. Não foram encontradas duas peças para pronta entrega. Na Nihon, autorizada da Nissan, procuramos peças do Livina 1.6 MT 2010. Não encontramos duas peças, e o prazo pedido foi de quatro a cinco dias úteis.

Na Espaço, da Ford, encontramos todas as peças da dianteira do Fiesta hatch, 2010. Já do Focus hatch GL 1.6, modelo 2010, não encontramos um componente. O prazo pedido foi de sete dias úteis. Na Tecar, autorizada Fiat, todas as peças dianteiras do Novo Uno Vivace 1.0 estavam disponíveis. Já do Punto HLX, 2009, não encontramos duas peças e o prazo estipulado foi de cinco dias úteis.

Na Vernon, concessionária Peugeot, havia todas as peças dianteiras do 207 hatch XR 1.4, 2010. Da Renault, procuramos inicialmente as peças na Minas France, que, segundo o atendente, só trabalha com peças para lanternagem por encomenda, já que o estoque seria todo destinado à sua oficina. Recorremos à Valence, que tinha todas as peças procuradas para o Clio Campus, 2010, e o Sandero Authentique 1.0, 2010.

ACHADOS E PERDIDOS
Chevrolet - Concessionária Grande Minas
Modelo: Agile LT 1.4 2010
Situação: Não estavam disponíveis para pronta entrega o capô e o para-lama esquerdo.
Prazo: 4 dias úteis.

Citroën - Concessionária Chamonix
Modelo: C3 GLX 1.4 2010
Situação: Todas a peças procuradas estavam disponíveis para pronta entrega.

Fiat - Concessionária Tecar
Modelo: Novo Uno Vivace 1.0
Situação: Todas a peças procuradas estavam disponíveis para pronta entrega.

Modelo: Punto HLX 2009
Situação: Não estavam disponíveis para pronta entrega o para-choque traseiro e o painel traseiro.
Prazo: 5 dias úteis.

Ford - Concessionária Espaço
Modelo: Fiesta hatch 2010
Situação: Todas a peças procuradas estavam disponíveis para pronta entrega.

Modelo: Focus hatch GL 1.6 2010
Situação: Não estavam disponível para pronta entrega a tampa do porta-malas.
Prazo: 7 dias úteis.

Hyundai - Concessionária Pacific Motors
Modelo: i30 GLS 2010
Situação: Não estavam disponíveis para pronta entrega a grade, o farol direito, o capô e o para-lama direito.
Prazo: de 15 a 20 dias úteis.

Modelo: Tucson GL 2009
Situação: Não estavam disponíveis para pronta entrega o para-choque traseiro e a lateral traseira direita.
Prazo: de 15 a 20 dias úteis.

Nissan - Concessionária Nihon
Modelo: Livina 1.6 MT 2010
Situação: Não estavam disponíveis para pronta entrega o capô e o para-lama esquerdo.
Prazo: de 4 a 5 dias úteis.

Peugeot - Concessionária Vernon
Modelo: 207 hatch XR 1.4 2010
Situação: Todas a peças procuradas estavam disponíveis para pronta entrega.

Renault - Concessionária Valence
Modelo: Clio Campus 2010
Situação: Todas a peças procuradas estavam disponíveis para pronta entrega.

Modelo: Sandero Authentique 1.0 2010
Situação: Todas a peças procuradas estavam disponíveis para pronta entrega.

Volkswagen - Concessionária Carbel
Modelo: Novo Gol 2010
Situação: Todas a peças procuradas estavam disponíveis para pronta entrega.

Modelo: Fox 1.6 2010
Situação: Não estavam disponíveis para pronta entrega o para-choque traseiro e a lanterna direita.
Prazo: 15 dias.
Vendedor da Carbel disse que não está fácil achar componentes para o VW Fox(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Vendedor da Carbel disse que não está fácil achar componentes para o VW Fox (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade