Correio Braziliense
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Malas na arena: Chevrolet Cruze LTZ 1.8 x Honda Civic EXS 1.8

A preferência nacional pelo porta-malas destacado é a razão do sucesso também entre os sedãs médios. Os dois representam bem o segmento e têm muitos pontos em comum


Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 11/02/2012 15:03 Atualização: 14/02/2012 16:38

 (Artes sobre fotos de Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press e Divulgação/GM)

O segmentos dos sedãs médios é um dos mais disputados no mercado nacional. O Chevrolet Cruze começou a ser vendido no fim do ano passado e a nova geração Honda Civic em janeiro. Esses modelos são equipados com motor 1.8 flex, mas o Cruze tem câmbio de seis marchas e o Civic de cinco velocidades. Até na capacidade dos porta-malas eles são praticamente iguais. Confira o teste!

 

Clique no modelo abaixo para ver a galeria completa de fotos:

 

Honda Civic EXS

 

Chevrolet Cruze LTZ!


TECNOLOGIA EM ALTA


Se as linhas da carroceria da nova geração do Civic não empolgam tanto, a Honda conseguiu aumentar o espaço do porta-malas adotando o estepe de emergência, que é menor do que os de rodagem. O Cruze tem na segurança um dos destaques, incluindo airbag de cortina de série. Os dois são equipados com controles de tração e estabilidade também de série nas versões topo de linha.

Espaço interno Muito bom para dois adultos e uma criança no banco traseiro de ambos. Apesar de o Civic ter maior distância entre-eixos e medida de conforto – dois fatores determinantes do espaço interno –, na prática são equivalentes. A vantagem do Civic é o assoalho traseiro plano.

Cruze 7
Civic 8

Porta-malas

São também equivalentes e de bom tamanho. O Cruze leva vantagem de um litro, o que é insignificante. Para aumentar a capacidade do porta-malas do Civic em relação à geração anterior, a Honda adotou o estepe de emergência, procedimento repetido pela Chevrolet no Cruze. Apesar de médios, os porta-malas dos dois carros perdem em capacidade para a maioria dos sedãs compactos – Logan, Versa, Siena, Cobalt, entre outros.
Cruze 8 Civic 8

Câmbio

Motores de baixa cilindrada produzem ruídos elevados quando equipados com transmissão automática e Civic e Cruze não fogem à regra. Porém, o câmbio de seis marchas do Cruze dá muito tranco nas reduções de marchas e até quem não é muito ligado em automóvel percebe. Além disso, não dialoga bem com o motor e as respostas aos comandos do acelerador são lentas. O do Civic não dá tranco, mas limita desempenho e penaliza consumo por ter uma marcha a menos. Mesmo assim...

Cruze 7
Civic 8

Suspensão/direção

Melhor para o Civic, pois a suspensão do Cruze transfere em excesso as imperfeições do piso para o habitáculo. A estabilidade é boa nos dois carros e os sistemas de direção estão bem calibrados, tendo o Civic assistência à estabilidade da direção.

Cruze 6
Civic 8

Motor/desempenho

Por ter seis marchas, torque e potência maiores, o Cruze deveria ter desempenho muito melhor, mas pesa a 115kg mais. Por isso, é apenas um pouco superior. O desempenho de ambos é bom.

Cruze 8
Civic 7

Estilo

O quesito é subjetivo. Essa geração do Civic ficou mais careta do que a anterior e o carro está com jeitão de City, o irmão menor. Se as linhas do Cruze são mais modernas e ousadas, a gravatinha dourada aplicada na tampa do porta-malas e grade frontal passa longe do bom gosto.

Cruze 8
Civic 7

Ergonomia

Boa nos dois modelos, com mais acertos do que mancadas. Os deslizes são os mesmos.

Cruze 8
Civic 8

Conforto/tecnologia

Outro ponto equivalente, pois esses carros são dotados de tecnologia moderna e muitos itens de conforto e conveniência. A troca manual de marchas do Civic é feita por aletas no volante e a do Cruze por meio de toques na alavanca. Incomoda no Civic o excesso de cores no quadro de instrumentos.

Cruze 9
Civic 9

Consumo

Depende muito da maneira de dirigir, condições de tráfego e topografia. Isso pode ser comprovado nos registros dos computadores de bordo. O consumo na cidade pode variar de 4km/l a 8km/l. Portanto...

Cruze 7
Civic 7

Acabamento/montagem

A Chevrolet caprichou no Cruze, mas o do Civic é superior, com encaixes, arremates e montagem melhores.

Cruze 8
Civic 9

Segurança

Tanto Cruze quanto Civic são equipados com controle de estabilidade e muitos outros itens. Porém, o Chevrolet traz de série os airbags de cortina, que não estão disponíveis na versão topo do Honda. Airbags frontais e laterais são de série nos dois carros.

Cruze 9
Civic 8

Custo/benefício

São equivalentes em ambos, levando em consideração as versões topo de linha em que o único opcional é a pintura metálica.

Cruze 8
Civic 8

Resultado: Cruze 93 Civic 95

 (GM/Divulgação)

FICHA TÉCNICA

CRUZE LTZ
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando variável de abertura das válvulas, 1.796cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 140cv (gasolina) e de 144cv (etanol) a 6.300rpm e torques máximos de 17,8kgfm (gasolina) e de 18,9kgfm (etanol) a 3.800rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, com tubos de torção soldados a dois braços de controle, com barra estabiilzadora / 7 x 17 polegadas, em liga leve / 225/50 R17

FREIOS

A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira, com sistema ABS (antibloqueio) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)

CAPACIDADES

Do tanque, 60,3 litros; de carga (passageiros e bagagem), 470 quilos

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência
– Sistema de entretenimento com tela de sete polegadas, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, navegação por satélite, sistema premium de som com rádio, CD Player com MP3 e entradas auxiliar e para USB, bancos revestidos em couro, porta-revistas no costado dos bancos dianteiros, computador de bordo e banco traseiro bipartido.

Aparência – Rodas de liga de 17 polegadas e barras cromadas acima da placa, na capa dos retrovisores e na moldura dos vidros.


Segurança – Airbags frontais, laterais e de cortina; freios ABS com EBD, controle eletrônicos de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis e alarme.

OPCIONAIS

Não tem

QUANTO CUSTA

O Chevrolet Cruze LTZ tem preço de R$ 78.900. A Versão mais simples, a LT, tem preço básico de R$ 67.900 e com todos os opcionais custa R$ 71.900.

 (Marlos Ney Vidal/EM/DA Press)


FICHA TÉCNICA
CIVIC EXS
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, SOHC I-VTEC, 16 válvulas, de 1.799cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 139cv (gasolina) e de 140cv (etanol) a 6.500rpm e torques máximos de 17,5kgfm (gasolina) e de 17,7kgfm (etanol) a 4.500rpm

TRANSMISSÃO

Tração dianteira, com câmbio automático de cinco velocidades e Shift Hold Control

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, Dual-Link /6,5 x 16 polegadas, em liga leve / 205/55 R16

FREIOS

A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira, com sistema ABS (antibloqueio) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)

CAPACIDADES

Do tanque, 57 litros; de carga (passageiros e bagagem), 404 quilos

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência –
Câmera de marcha a ré com indicação de distância, teto solaer com função antiesmagamento, acendimento automático dos faróis, sensor crepuscular, aberturas internas do porta-malas e tanque de combustível, ar-condicionado automático digital, aviso sonoro de faróis acesos, chave no contato e cinto de segurança para motorista, banco do motorista com regulagem de altura, central de informações I-MID (intelligent Multi-Information Display) LCD de cinco polegadas com ajuste no volante, coluna de direção ajustável em altura e distância, controle de áudio no volante, controle de velocidade de cruzeiro, encosto do banco traseiro bipartido, função Econ com Eco Assist (indicador de controle de consumo de combustível, bancos revestidos em couro, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD Player/CDA/MP3/WMA, sistema de navegação GPS integrado ao painel, Bluetooth, vidros elétricos com função um toque e antiesmagamento.

Aparência –  Grade dianteira e maçanetas cromadas, retrovisores na cor da carroceria, vidros verdes, maçanetas internas pintadas na cor prata,

Segurança – Airbags frontais e laterais, alarme antifurto, cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina, freios ABS com EBD, sistema de assistência a estabilidade da direção elétrica, sistema de fixação de cadeirinha de bebê no banco traseiro, travamento automático das portas a partir de 15km/h e travas para crianças nas portas traseiras.

OPCIONAIS
Não tem.

QUANTO CUSTA

O novo Honda Civic tem a versão de entrada LXS 1.8 manual por R$ 66.660. Já a versão testada, a EXS 1.8 automático, topo de linha, é vendida por R$ 86.750 e não tem opcionais.

Esta matéria tem: (25) comentários

Autor: rogerio melo
Civic e Corolla são o primeiro escalão, o resto é denominado pelo proprio novo, cruze briga é com jetta santanatec rss | Denuncie |

Autor: Valter Silva
Temos sim o direito de comprar carros novos baratos e muito melhores, dirigirmos em estradas decentes e seguras, e ter uma malha ferroviária desenvolvida. Nos EUA, Camaro e Mustang custam menos de U$ 30.000; quem tem salário mínimo lá pode comprar, e este salário de lá é muito maior que o daqui. | Denuncie |

Autor: Valter Silva
Se o transporte público no Brasil fosse apenas bom, com certeza o nº de carros e motos diminuiria muito em nossas vias. Portanto, a iniciativa do governo deveria ser de investir sem corrupção em linhas de metrôs e exigir dos empresários que tem concessão de linhas de ônibus, sob pena de anulação. | Denuncie |

Autor: Valter Silva
É um retrocesso e um grande equívoco alguém achar que no Brasil carro deve ser caro, já que não há mais espaço em nossas vias. Primeiro porque quem não pode pagar por um novo compra um nem que seja bem velhinho (às vezes gerando riscos), segundo porque 'poupam' o governo a investir em transportes. | Denuncie |

Autor: Carlos Magno Lopes
Realmente a Honda patrocinou a matéria. Custo x Benefício iguais ??????? E os quase R$ 8.000,00 de diferença de preços?? Será paga pelo Vrum ou pelo jornalista que escreveu a matéria ????? | Denuncie |

Autor: Rafael Lucchesi Gomes
Está todo mundo certo em seus comentários. Mas as montadoras, também, pois tem demanda pelos preços. Ou alguém aqui é bonzinho o suficiente para vender seus carros usados por preços que encontram lá fora, e não pelo que prováveis compradores estariam dispostos a pagar?! Cai damanda, cai preço... | Denuncie |

Autor: mario martins ferraz
Os dois veículos se equivalem,depende do gosto de cada um.Mas com esses prêços,realmente ñ dá. | Denuncie |

Autor: mario martins ferraz
Não se pode vender carros caros pq ñ tem extrutura na malha viária e urbana,o governo tem que investir quando o mercado exige,o cidadão ñ pode ser penalizado.E carro é caro no Brasil ñ é devido a tributos,existe bastante insentivo do governo é lucro mesmo e falta de cooperação do consumidor. | Denuncie |

Autor: Renan Vieira
Acho que faltou o tópico importante. Fabricante patrocinando o portal? Sim ou Não. Parabéns Vrum a Honda já garantiu o faturamento do semestre. | Denuncie |

Autor: Renan Vieira
Comparativo visivelmente tendencioso, monstrando falta de respeito com o leitor. Interessante que após este injusto comparativo, a Honda faz propaganda no site da Vrum. | Denuncie |

Autor: Renan Vieira
Interessente a descrição dos itens. Visivelmente tendenciado ao CIVIC, os descritivos dão mais atenção à Honda. Citar cinto de segurança para motorista é forçar d . | Denuncie |

Autor: Paolo Valotto
Ridícula a comparação com os preços dos EU, lá tem estrutura para suportar o numero de ccarros e ainda engarrafa. Ainda bem que aqui carro é caro. De que adiantaria cada brasileiro ter um e todos os 190 milhões de carros parados. | Denuncie |

Autor: Paolo Valotto
Correção: A Honda não cobra separado a tinta do carro, como as demais, assim cor metalica não é opcional na Honda. | Denuncie |

Autor: Vinicius Alencar
A pontuação do custo/benefício foi incoerente. Se o Cruze LTZ custa 78.900 e o Civic EXS sai por 86.750, a diferença é significativa (R$ 7.850 - cerca de 10%). O Chevrolet leva clara vantagem. | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
É pessoal, serão lançados aproximadamente 100 carros no Brasil neste ano mas os preços estão desanimadores e a campanha 'não compre carro zero' tem que tomar forma senão nós nunca teremos preços adequados. Admar, nota 7 no consumo é realmente loucura! | Denuncie |

Autor: Wallace Vidigal
Um Honda Civic por 86.750. Essa é de lascar, não sou otário!! | Denuncie |

Autor: Admar de Paula
Os comentários estão bons. Agora, gostaria de uma explicação do responsável pela matéria: 4 km/l merece nota 7? Não é forçar muito barra, não? Sei não, jabás existem... | Denuncie |

Autor: Wilian da Silva Labiapari
Gostei de uma comparação feita em outro site. Mais ou menos é assim: "O Honda City é vendido no Braisl, preço de entrada e sem impostos, por 42 mil. No México ele sai a 21 mil, e é mais completo. O interessante é que os dois são fabricados em Sumaré, SP". E aí? | Denuncie |

Autor: fernando freire
Carro bom mesmo é o MITISUBISHI LANCER. Se você não conhece, conheça. Deixa estes dois aí no bolso. Motor de 160 CV e preço de entrada de 60 mil. MITISUBISHI LANCER esse é o carro. | Denuncie |

Autor: sergio peixoto peixoto
Não pago nunca R$ 80 mil ou mais ainda num carro com conjunto de motor e câmbio desses carros, 5 ou 6 marchas e 140 cavalos. E são lançamentos, hein! Lá fora, não se vende mais nada com menos de 7 marchas e motores até compactos, mas competentes. | Denuncie |

Autor: antonio anjos
Tem brasileiro que não dá esmola mas ajuda a combater a pobreza e a miséria nos EUA e no Japão comprando esses carros a preço de avião e se dizendo o "cara". Gostam de ser tratados como sub-raça. | Denuncie |

Autor: antonio anjos
O problema é que tem um monte de deslumbrado que já está comprando esses carros sem pesquisar se há outros no mercado brasileiro. Se compararmos com os mesmos modelos vendidos no exterior veremos que não passam de carroças pintadas com tinta que brilha. | Denuncie |

Autor: Adriano
Acho que todos nós, leitores, consumidores e apaixonados por carros, gostaríamos de ver um comparativo entre o mesmo modelo da mesma marca, só que entre o carro vendido aqui e o carro vendido em outros países. Seria uma vergonha. Também com a gula de impostos e a margem de lucro das montadoras... | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
Muito boa a avaliação comparando CARRO com CARRO...o problema é 'SÓ' o preço que é de avião...assim não dá! | Denuncie |

Autor: Wilian da Silva Labiapari
Acho que deveria ter outro tópico para comparação. Seria "qual deles tem a maior discrepancia de preço entre o que é vendido no Brasil e nos USA ou Europa". Isto mostraria quem nos faz menos de trouxa. | Denuncie |

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