Publicidade

Estado de Minas DESIGN

Toyota apresenta o compacto-conceito ME.WE

Designers criaram veículo com foco na praticidade e energia verde: estrutura tubular é feita em alumínio e carroceria é de polipropileno


postado em 25/04/2013 11:24 / atualizado em 25/04/2013 14:48

(foto: Toyota/Divulgação)
(foto: Toyota/Divulgação)

A Toyota apresentou em Paris seu novo carro-conceito, o compacto ME.WE. O veículo foi desenvolvido pelo escritório de estilo da marca na Europa (Toyota European Design & Development (ED2) e o designer francês Jean-Marie Massaud, com a proposta de criar um conceito diferente dos veículos tradicionais.

Clique e veja fotos do carro!

A ideia já começa no nome do carro, algo como “Eu.Nós” em português: um termo que representa a preocupação com o bem estar tanto do usuário como dos outros condutores. O discurso dos designeres é de propor um carro voltado para a praticidade e modernidade, em oposição aos sensos de “status” ou “poder”, típicos na criação de outros carros. “Perfeito para mim, bom para os outros”, resume Massaud.

(foto: Toyota/Divulgação)
(foto: Toyota/Divulgação)


O ME.WE tem estrutura tubular de alumínio e carroceria de polipropileno, um tipo de plástico ultra-resistente, com peso total de 750 kg, pelo menos 20% mais leve que carros feitos de aço nessa categoria. Além disso, o polipropileno é 100% reciclável e pode ser facilmente personalizável. O assoalho, teto e outras superfícies, por sua vez, são feitos de bambu.

O conceito conta com quatro motores elétricos, um para cada roda, tornando-o ainda um 4x4 elétrico. As baterias do carro são acondicionadas sob o assoalho, liberando um amplo espaço que pode tornar o hatchback em conversível ou picape. Para preservar a carga da bateria, o ar-condicionado e aquecedores do veículo são acoplados a uma bomba de ar com baixa energia.  Outra curiosidade é que o parabrisa pode ser aberto, para os usuários tomarem um 'brisa'.

(foto: Toyota/Divulgação)
(foto: Toyota/Divulgação)


Segundo os desenvolvedores, o ME.WE. tem condições de ser produzido em série. Resta saber se um veículo com conceito de simplicidade pode ter sucesso. O modelo está exposto na loja da marca na avenida Champs Elisées, em Paris, a Le Rendez-Vous Toyota.

Clique e veja mais fotos!(foto: Toyota/Divulgação)
Clique e veja mais fotos! (foto: Toyota/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade