Publicidade

Estado de Minas MOTORES

GM está na mira da Justiça por problemas com diversos modelos

Montadora resiste em convocar recall para 49 mil motores de carros como Onix, Prisma, Cobalt, Spin, Celta, Classic, Agile e Montana. Motor pode apresentar perda de potência e causar graves acidentes


postado em 27/12/2013 08:19 / atualizado em 27/12/2013 09:06

Proprietários alegam perda de potência repentina de seus carros, gerando situação de risco(foto: Chevrolet/Divulgação)
Proprietários alegam perda de potência repentina de seus carros, gerando situação de risco (foto: Chevrolet/Divulgação)

O cerco está se fechando contra a General Motors, que resiste em fazer um recall para resolver o problema que atinge cerca de 49 mil motores 1.0, 1.4 e 1.8 dos modelos Onix, Prisma, Cobalt, Spin, Celta, Classic, Agile e Montana, ano/modelo 2013. O caso será analisado por um órgão do Ministério da Justiça, que pode solicitar um novo laudo técnico para confirmar se existe risco à segurança, o que resultaria no chamado coletivo para reparar o defeito.

Clique e veja fotos do Onix!

Clique e veja fotos do Cobalt!

Veja fotos do Celta


Conforme denúncia feita pelo caderno VRUM, proprietários de modelos da marca foram surpreendidos com a perda de potência repentina de seus carros, em alguns casos no momento de uma ultrapassagem, gerando situação de risco. Foram registradas ocorrências de quebra de válvulas do motor, com a consequente troca do cabeçote.

A princípio, a GM informou que eram casos isolados e, por não comprometer a segurança, não havia a necessidade de se convocar o recall. Porém, posteriormente, a montadora informou que o problema era relacionado à “falta de tratamento térmico nas travas dás válvulas, podendo interferir na durabilidade dos componentes”. A rede de concessionárias da marca já vinha fazendo a troca das peças defeituosas sem custos para os clientes, mas sem assumir a existência do problema.

 

Agora, o Ministério da Justiça vai avaliar o caso e definir se a GM será obrigada ou não a fazer o recall. Vamos aguardar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade