Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Aplicativo para celular detecta carros roubados e faz aumentar o número de veículos recuperados

Por meio de um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Ministério da Justiça, você pode verificar se qualquer veículo é furtado, roubado ou clonado . Ferramenta já ajudou a recuperar mais de 33 mil carros em apenas cinco meses de operação


postado em 14/04/2014 17:50 / atualizado em 20/04/2014 15:19

(foto: Fotos: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
(foto: Fotos: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
Imagine a seguinte cena: você chega em casa tarde da noite e um carro suspeito está abandonado próximo da sua garagem. Antes, a reação seria ligar para a polícia para verificar se há registro de roubo, mas agora, basta digitar a placa na tela do celular para ter essa confirmação.

O aplicativo Sinesp Cidadão permite que qualquer pessoa consulte a placa de veículos. O resultado é instantâneo. Se a placa checada for de um veículo roubado, há como chamar a polícia imediatamente a partir do próprio aplicativo.

“É um aplicativo gratuito e que tem permitido que a população auxilie as forças policiais a reprimir delitos, não só de roubo e furto de veículos como outros delitos cometidos com a utilização de veículos”, explica a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP), este módulo do aplicativo, chamado de CheckPlaca, foi responsável pela localização de mais de 33 mil veículos desde o seu lançamento, em dezembro do ano passado. Sabendo do aplicativo, o Tenente Thiago Vitório resolveu testá-lo em seu celular, passou a checar diversas placas e chegou a um Punto roubado. Como ele estava a trabalho, sua guarnição mesmo fez a abordagem na avenida do Contorno, em Belo Horizonte. A proprietária havia registrado o roubo do veículo um mês antes.

Nesta semana, o Sinesp Cidadão bateu a marca de 1 milhão de dowloads e já se prepara para novos módulos e aperfeiçoamentos. Segundo o Ministério da Justiça, já está em estudos a possibilidade da polícia identificar a localização exata do veículo com registro de roubo a partir do smartphone ou tablet. Nas próximas semanas, o aplicativo também ganhará um módulo que permite consultar imediatamente Mandados de Prisão em aberto e um outro com cadastro de pessoas desaparecidas.

Como baixar
O aplicativo Sinesp Cidadão é gratuito e está disponível para sistemas operacionais Android e iOS. O dowload demora menos de 1 minuto.
Quando um carro roubado é identificado, o usuário pode acionar a polícia imediatamente, através do próprio aplicativo
Quando um carro roubado é identificado, o usuário pode acionar a polícia imediatamente, através do próprio aplicativo

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade