Publicidade

Estado de Minas

Volkswagen Golf GTI: entre razões e emoções

Desembolsar até R$ 130 mil no hatch da Volkswagen pode parecer um ato de coragem, mas não quando se compara com modelos de marcas premium que oferecem menos pelo mesmo preço ou valores até mais elevados. Se você quer ter um Golf GTI, veja nesta matéria como escolher a melhor configuração de acordo com o seu perfil


postado em 18/09/2014 07:30 / atualizado em 18/09/2014 10:38

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
Quando foi lançado no Brasil, em setembro de 2013, a sétima geração do Golf reanimou uma legião de fãs do modelo, especialmente os que buscavam a esportividade da versão GTI, que só apareceu em dezembro do ano passado. Parece que a estratégia de marketing em adiar por uns meses a vinda dele deu certo pois é raro de encontrá-lo a pronta entrega nas concessionárias. Hoje, por um preço que parte dos R$ 100 mil, a compra do GTI é racional?

 

Veja mais fotos do Golf GTI

 

Analisando o mercado, percebe-se que o modelo tem até uma boa liquidez. Por ser escasso nas revendas a pronta entrega, quem tem um seminovo para vender acaba conseguindo um bom valor. Em classificados na internet, é comum ver modelos usados e básicos, apenas com o teto solar como opcional, sendo anunciados por valores entre R$ 102 mil e R$ 106 mil. Um 0km é oferecido por R$ 104.771 ou R$ 100.470 sem o teto (valores apurados em concessionária - no ano passado, o preço era de R$ 94,9 mil). Mas achar um novo nesta configuração é missão praticamente impossível. Pesquisamos cinco concessionárias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e nenhuma delas tinha o GTI para entrega imediata e no caso de encomendar uma unidade na configuração básica, levaria em média 60 dias.
Rodas são de 17 polegadas e têm desenho exclusivo para a linha GTI(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
Rodas são de 17 polegadas e têm desenho exclusivo para a linha GTI (foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)


Por outro lado, tudo que encontramos em um Golf GTI, podemos ter no modelo Highline, cerca de R$ 30 mil mais barato. O desempenho não é descomunal como no GTI, mas surpreende qualquer motorista acostumado com um carro concorrente.

 

Conheça mais o Golf GTI no teste feito por Emílio Camanzi para o Programa Vrum 


GTI x Highline

Antes de apertar a mão do vendedor da concessionária fechando o negócio tomado pelo calor da emoção do momento, analise friamente se um GTI realmente valerá a pena para o seu uso ou se será apenas uma ostentação entre seus amigos. Se esse é o seu sonho de anos e dinheiro não é o problema, ou se você se preocupa muito mais com um desempenho impecável do que itens de conforto e tecnologia, vá em frente com o GTI e talvez até encontrará uma unidade com o pacote básico até mais barata do que o Highline com todos os opcionais, que chega a custar R$ 110 mil. Por esse valor você consegue levar o GTI básico (sem couro, sem xenon, sem Led, sem bancos elétricos e etc) com pintura metálica e teto solar, mas sobra um 'troco' para ajudar nas despesas de seguro ou IPVA.

Faróis de xenônio e Leds diurnos estão disponíveis a partir do pacote 'Exclusive'(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
Faróis de xenônio e Leds diurnos estão disponíveis a partir do pacote 'Exclusive' (foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)


Se você já se decidiu pelo Golf pela qualidade em sua construção, tecnologia de ponta e design atual, mas fará um esforço financeiro para comprá-lo, recorrendo a financiamentos, nem peça para ver o GTI. Neste caso, opte pela compra racional enquadrada em seu perfil. Certamente o Golf Highline te atenderá muito bem. Vale lembrar aqui que o Golf Highline vem com motor 1.4 Turbo de 140 cv e 25,5 kgfm de torque, que estão inteiramente disponíveis em baixa rotação, privilegiando um bom desempenho e baixo consumo de combustível, principalmente em trânsito urbano.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)


Básico, Exclusive ou Premium?

GTI escolhido, é hora de estudar as configurações. São três opções: básica, Exclusive e Premium. Confira no quadro abaixo o que cada uma oferece:


CONFIGURAÇÃO - GOLF GTI

ITENS

Básico


- ABS com EBD

- 7 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista)

- Alerta de perda de pressão dos pneus

- Ar condicionado digital com duas zonas

- Transmissão Automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic

- Bloqueio eletrônico do diferencial "EDS e XDS"

- Piloto automático

- Descanso de braço dianteiro central com porta objetos, regulagem longitudinal e de altura e difusores de ar

- Display multifuncional/computador de bordo "Colour"

- Espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico)

- Faróis com função "Coming & Leaving home"

- Faróis de neblina

- Freio de estacionamento eletrônico com função "Auto Hold"

- Lanterna de neblina

- Sensores de chuva e crepuscular

- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro "Park Pilot"

- Sistema de alarme com comando remoto "Keyless"

- Sistema Infotainment "Composition Media" com rádio CD-Player, tela touchscreen de 5.8", sensor de aproximação e Bluetooth

- Vidros dianteiros e traseiros elétricos, com função "one touch"

 

Exclusive – R$ 16.171

Todos os itens da configuração básica +


- Ajuste automático de distância ACC "stop & go"

- Assistente de luz dinâmico "DLA"

- Comando de voz

- Câmera multifuncional

- Farol duplo de xenônio para luz baixa e luz alta com farol LED diurno e farol inteligente

- Regulagem dinâmica da luz alta "Dynamic Light Assist"

- Revestimento interno de couro com aquecimento dos bancos dianteiros

- Seleção do perfil de condução "Mode" (Normal, eco, esporte e individual)

- Sistema Infotainment "Discover Media" com rádio CD-Player, tela touchscreen de 5.8", sistema de navegação e Bluetooth

- Sistema Kessy (acesso ao veículo sem chave e botão para partida do motor)

- Sistema limpador dos faróis

Premium – R$ 31.340

Todos os itens das duas configurações acima +


- Apoio lombar no lado do motorista ajustável eletricamente

- Banco do motorista com ajustes elétricos

- DVD player e duas entradas para cartão SD

- Detector de fadiga

- Pacote de som digital mais subwoofer

- Park Assist 2.0 com câmera traseira

- Sistema de navegação "Discover Pro"



Para não errar na escolha, é bom sempre lembrar que o Golf GTI já vem muito bem equipado desde sua versão de entrada e que custando R$ 100 mil, é o mesmo carro que pode te custar mais de R$ 130 mil colocando alguns equipamentos que você poderá nem usar. A matemática fica ainda mais discrepante se colocarmos na conta as versões Comfortline e Highline. Entre duas opções de motores e equipamentos opcionais de conforto, conveniência, estilo, há uma diferença de mais de R$ 60 mil entre a versão mais barata e a mais cara.

Tela de 8 polegadas é exclusividade da configuração 'Premium', a top do Golf GTI(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
Tela de 8 polegadas é exclusividade da configuração 'Premium', a top do Golf GTI (foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)


Veredicto

Com um motor 2.0 Turbo de 220 cv e incríveis 35,5 kgfm de torque, o Golf GTI é puro prazer em dirigir e um convite quase irrecusável para acelerar. Sua velocidade máxima é de 244 km/h e chega aos 100 km/h em 6,5 segundos. Seus números de desempenho são melhores que alguns modelos de marcas premium, como o BMW 320i, Mercedes-Benz Classe A e Audi A3 Ambition. Os preços de ambos estão dentro do que pede um Golf completo. Neste cenário, o Golf GTI é o melhor negócio. Se esportividade é o seu principal apelo, então o GTI é o carro! Em todo modo, a escolha dele é puramente emocional, mas dentro disso é possível optar pelo que o mercado absorve com mais facilidade, ou seja, aquele que é mais procurado nas concessionárias. O GTI Exclusive, o intermediário da linha, que custa em média R$ 116 mil, é o que apresenta a melhor relação custo-benefício, mas não esqueça o teto solar. O acessório que está na moda e, visualmente, fica bem em um carro esportivo, vale R$ 4,5 mil. 

Traseira limpa identifica apenas a versão 'GTI'. Escape duplo completa o visual esportivo(foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)
Traseira limpa identifica apenas a versão 'GTI'. Escape duplo completa o visual esportivo (foto: Thiago Ventura/EM/D.A PRESS)

 

Veja mais fotos do Golf GTI

 

Confira os anuncios do novo Golf nos classificados do Vrum em todo o Brasil


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade