Publicidade

Estado de Minas

General Motors completa 90 anos de atividades no Brasil

Marca americana produziu 14,5 milhões de veículos no país com modelos que ficaram na lembrança como Opala, Monza e Veraneio. Terceiro mais vendido em 2014, Onix marca nova fase da GM


postado em 26/01/2015 12:00 / atualizado em 26/01/2015 18:13

Até o final de década de 50, peças eram importadas e os veículos montados no Brasil(foto: Divulgação/General Motors)
Até o final de década de 50, peças eram importadas e os veículos montados no Brasil (foto: Divulgação/General Motors)


Uma das mais tradicionais montadoras de veículos completa 90 anos de atividade no Brasil nesta segunda-feira. Foi no dia 26 de janeiro de 1925 que a “Companhia Geral de Motores S.A” foi registrada no 2º Tabelionato de São Paulo. Era o começo da General Motors (GM) no Brasil. Desde então, soma a produção de 14,5 milhões de veículos, desde caminhões, utilitários e automóveis.

VEJA FOTOS DOS 90 ANOS DA GM!


Aos 90 anos, a GM conta com uma rede de mais de 600 concessionárias e três complexos industriais: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Há ainda no estado de São Paulo fábrica de componentes e estamparias em Mogi das Cruzes, centro logístico em Sorocaba, campo de provas em Indaiatuba e centro tecnológico em São Caetano do Sul.

QUAL O MELHOR CHEVROLET? OPINE!


O mix de veículos é composto de 14 modelos e a produção em 2014 chegou ficou em 580 mil unidades. Entre os automóveis, há oferta desde o pré-histórico Classic 1.0 até o superesportivo Camaro SS. Nos utilitários destaca-se a picape S10, que pode ser comprada em 133 configurações. Mas os principais carros chefes atualmente são o compacto Onix e o sedã Prisma, os modelos mais vendidos da marca.

Mito: Opala foi lançado em 1968 (foto: Divulgação/General Motors)
Mito: Opala foi lançado em 1968 (foto: Divulgação/General Motors)


História

Tudo começou em 1925, com uma linha de montagem no bairro Ipiranga, na capital paulista. Todas as peças eram importadas dos Estados Unidos e os modelos montados no Brasil. O primeiro veículou foi um furgão de entregas urbanas. Três anos depois, era inaugurada a primeira fábrica, em São Caetano do Sul. Em 1928, a marca completou 50 mil veículos montados no país.

Furgão foi o primeiro modelo comercializado à (foto: Divulgação/General Motors)
Furgão foi o primeiro modelo comercializado à (foto: Divulgação/General Motors)


No período de guerra, com racionamento de combustível, a GM passou a fabricar kits de gasogênio. O aparelho convertia carvão vegetal em gás combustível, que era acoplado em caminhões e automóveis.

Além dos veículos, a marca chegou a produzir outros produtos entre os anos 50 e 70. Eram baterias, aparelhos de ar-condicionado e até mesmo geladeira. Mais de duas milhões de “Frigidaire” foram fabricadas.



Chevrolet Veraneio foi lançada em 1964(foto: Divulgação/General Motors)
Chevrolet Veraneio foi lançada em 1964 (foto: Divulgação/General Motors)


Produção nacional

Somente em 1957 saiu o primeiro Chevrolet totalmente produzido no Brasil, um caminhão leve. No ano seguinte, surgiu a picape 3.100, depois renomeada para C14 e C17. Em 1964, lançou o utilitário C-1416, a famosa Veraneio. O modelo possuía molas helicoidais na suspensão traseira e dianteira.

Monza chegou em 1982 na versão hatch(foto: Divulgação/General Motors)
Monza chegou em 1982 na versão hatch (foto: Divulgação/General Motors)


O primeiro automóvel fabricado pela Chevrolet no Brasil foi lançado em 1968, até hoje um dos modelos mais emblematicos da indústria nacional: o Opala, derivado do Opel Rekord. O sedã foi oferecido primeiro com carroceria de quatro portas e reinou até 1992. Uma das versões mais desejadas pelos colecionadores é a SS. Em 1974 surgiu a versão perua Caravan.

Chevette foi lançado em 1972 com tração traseira(foto: Divulgação/General Motors)
Chevette foi lançado em 1972 com tração traseira (foto: Divulgação/General Motors)


O primeiro compacto foi o Chevette, leve e com tração traseira lançado em 1973 baseado no europeu Opel Kadett. Ele foi comercializado até 1992 com o Junior 1.0. O veículo teve versões hatch, sedã, perua e picape.

Chevrolet Corsa foi lançado em 1994(foto: Divulgação/General Motors)
Chevrolet Corsa foi lançado em 1994 (foto: Divulgação/General Motors)


Em 1982, veio outro modelo de destaque, o Monza. Na estreia, foi oferecido com motor 1.6 e carroceria hatch. Depois vieram os blocos 1.8 e 2.0 e carroceria sedã. Sucesso de vendas, foi o modelo mais vendido do Brasil em 1984 com 53 mil unidades comercializadas. A marca foi mantida pelos dois anos seguintes.

VEJA FOTOS DOS 90 ANOS DA GM!

Em 1989, a GM atacou com o Kadett, mirando o Volkswagen Gol e o Ford Escort. No mesmo ano a marca lançou a perua Ipanema. Em 1992, o modelo ganhou a versão esportiva GSI.

Anos 90


Com projeto ultrapassado, o Opala deu lugar ao sedã-grande Omega em 1992. O veículo é considerado um dos modelos mais sofisticados no Brasil e durou até julho de 1998.

Em 1994, veio o compacto Corsa 1.0 com projeto moderno para o seu tempo. Teve versões perua, picape e sedã, que até hoje é fabricada sob o nome de Classic. No ano seguinte, a Chevrolet lançou a S-10, primeira picape do segmento compacto produzida no Brasil. Em 1998, chegou o utilitário Blazer com tração 4x4.

Camaro passou a ser importado em 210(foto: Divulgação/General Motors)
Camaro passou a ser importado em 210 (foto: Divulgação/General Motors)


Importados


Com a abertura do mercado no começo da década de 90, a GM passou a comercializar alguns modelos europeus e americanos no país. os esportivos. O primeiro a abrir a fila foi o Calibra cupê esportivo importado da Opel alemã. Da mesma filial veio o Astra Station Wagon, em 1995.

Em abril de 1998 foi a vez da importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha. Em dezembro desse ano a nova geração do Omega passou a ser oferecida , agora importado da Holdens, da Austrália. Nos anos 2000, nova safra. Captiva (2008) e o Malibu (2010).

O grande astro, no entanto, é o superespotivo, importado oficialmente pela GM no Brasil a partir de 2010. O modelo é oferecido somente na versão SS, atualmente equipado com um motor V8 de 406 cavalos.

Chevrolet S-10 inaugura segmento no país: picapes compactas(foto: Divulgação/General Motors)
Chevrolet S-10 inaugura segmento no país: picapes compactas (foto: Divulgação/General Motors)


Atualidade

Após um hiato de grandes lançamentos, a GM implementou uma mudança no mix de produtos. Em 2011 passou a oferecer o Cruze, modelo global com o motor Ecotec6, a opção de transmissão automática de seis marchas.


QUAL O MELHOR CHEVROLET? OPINE!



Mas o grande destaque recente da marca foi o Onix, lançado em 2012. A GM investiu R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e lançamento do modelo, que inclui ainda a versão sedã Prisma. Em 2014, foi o terceiro modelo mais vendido no Brasil, com 150,8 mil emplacamentos, terceiro lugar no ranking atrás de Fiat Palio e Volkswagen Gol.

Onix marca novo tempo para a GM no Brasil: terceiro mais vendido de 2014(foto: Divulgação/General Motors)
Onix marca novo tempo para a GM no Brasil: terceiro mais vendido de 2014 (foto: Divulgação/General Motors)

VEJA FOTOS DOS 90 ANOS DA GM!

VEJA MAIS FOTOS!(foto: Divulgação/General Motors)
VEJA MAIS FOTOS! (foto: Divulgação/General Motors)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade