Publicidade

Estado de Minas

Yamaha MT -07 - Dupla de linha

Equipada com motor de dois cilindros paralelos, a mais nova motocicleta da família é compacta, conferindo maior agilidade no trânsito urbano e diversão na hora do lazer


postado em 11/12/2013 20:25

Equipada com motor de dois cilindros paralelos, a mais nova motocicleta da família é compacta(foto: Fotos: Yamaha/Divulgação)
Equipada com motor de dois cilindros paralelos, a mais nova motocicleta da família é compacta (foto: Fotos: Yamaha/Divulgação)
A japonesa Yamaha apresentou o mais novo integrante da linha MT: o modelo 07. A motocicleta inaugura a arquitetura de motor com dois cilindros paralelos da família, que já conta com os modelos MT-01, MT-03, MT-09 e agora a MT-07. A pioneira foi a enorme MT-01, com motor 1.700cm³ de dois cilindros em V, apresentada como conceito no Salão de Tóquio de 1999. O “parto”, porém, só veio em 2004, quando ela entrou em produção comercial. A MT-03 foi apresentada no Brasil durante o Salão das Duas Rodas de 2007, desembarcando no mercado em 2008. Mas teve vida curta, subindo no telhado logo depois.


A MT-03 usava o motor da XT 660, com um cilindro, mas não caiu no gosto da freguesia. Em 2013, a montadora de Iwata lançou o modelo MT-09, equipada com motor 850cm³ de três cilindros. Agora, apresenta a caçula MT-07, com propulsor de dois cilindros em linha. A nova motocicleta, em estilo naked (pelada), tem 689cm³ de cilindrada e características bem definidas. Pretende ser bastante ágil no trânsito, facilitando o transporte individual, além de divertida na hora de pilotar como lazer. Um binômio para seduzir o consumidor que está na transição entre um modelo de baixa cilindrada e outro de média e alta.

TENDÊNCIA O nascimento da caçula da família MT confirma a tendência da marca com a filosofia de motores do tipo crossplane, usado também na superesportiva R-1. Os pistãos não funcionam em par, ou um de cada vez, mas com uma defasagem de 270 graus, proporcionando força o tempo todo, além de um som tão característico quanto desafinado. O efeito prático, porém, são respostas mais vigorosas e um sorriso no rosto do piloto. Outra tendência que vai se alastrando é a redução no número de cilindros. Assim como nos carros, os motores das motos vão ficando cada vez mais compactos.


Os modelos equipados com três cilindros em linha, como o caso da “irmã” maior, MT-09, apresentam desempenho semelhante ao de modelos equipados com quatro cilindros, mas dimensões, peso, agilidade e principalmente custo, mais baixos. No vácuo, entram também os motores com arranjo de dois cilindros em linha, “turbinados”, com a filosofia crossplane, reduzindo ainda mais os custos, permitindo um leque maior de candidatos nas vitrines das concessionárias, incluindo no Brasil, que já teve a MT-03 e já sondou o mercado com a MT-09, mostrada no último Salão das Duas Rodas, em São Paulo, em outubro.


TÉCNICA A nova Yamaha MT-07 é compacta, estreita e baixa, com banco a 80,5cm do chão. O motor, equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, tem quatro válvulas por cilindro e pistãos forjados. A potência chega a 74,8cv a 6.500rpm e o torque a 6,9kgfm a iguais 6.500rpm. O peso a seco é de 164kg, enquanto o peso abastecida atinge 179kg. Os valores não chegam a dar inveja, devido ao quadro de aço, em vez do mais leve, de alumínio, que, porém, é mais caro. O alumínio aparece nas rodas, com aros de 17 polegadas de diâmetro, e na balança da suspensão traseira, que tem forma assimétrica.


As rodas são as mesmas que equipam a “irmã” MT-09, mas o pneu traseiro da MT-07 tem 18cm como medida de largura, conferindo um visual mais encorpado ao modelo. A suspensão dianteira, do tipo telescópica, tem tubos de 4,1cm de diâmetro e 13cm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com regulagens. Os freios são ondulados, com 28,2cm de diâmetro na dianteira, equipados com pinças monobloco de quatro pistãos. O painel é digital e inclui indicador de uma das seis marchas engatadas. O visual contempla um escape de saída baixa e curta, e farolete equipado com LEDs na iluminação.
O painel é digital, com indicador de marcha engatada
O painel é digital, com indicador de marcha engatada

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade