O visual lembra o da irmã maior, a Brutale 1090, que também tem estilo naked e já é comercializada oficialmente no mercado nacional, só que equipada com motor de quatro cilindros em linha. A história dos modelos Brutale, porém, começa “vestida”, pois eles são derivados do carenado F4, de 1997, que foi desenvolvido com ajuda da Ferrari e projetado pelo badalado desenhista Massimo Tamburini. Depois, foi “só” tirar a roupa, em 2005, e estava inventada a Brutale. Agora, o modelo se reinventa e reduz seu tamanho, com motor de três cilindros em linha. Esse formato permite um tamanho e volume compatíveis com o de uma moto 600, mas com desempenho semelhante ao de uma moto 1000.
TRINCA A combinação entre volume e desempenho dos três cilindros em linha é o cartão de visitas da Brutale 800, embora o preço sugerido de R$ 47 mil não tenha seguido a receita. Com 798cm³ de cilindrada e 12 válvulas, fornece 125cv de potência (a 11.600rpm) e 8,25kgfm de torque (a 8.600rpm). Tudo isso em um peso pluma de apenas 167kg a seco, devido ao emprego de materiais leves e nobres. Para domar a potência, mas manter a pegada esportiva e o passado de glórias nas pistas (popularizada com o multicampeão Giacomo Agostini), a Meccanica Verghera Agusta, ou simplesmente MV Agusta, tem um verdadeiro arsenal eletrônico.
CORPO Outra tendência seguida pela Brutale 800 está no visual. A traseira é curta e, ajudada pelo motor tricilíndrico mais compacto, realça o aspecto minimalista. O quadro é feito em treliça, com motor à mostra e dependurado propositalmente. Já os escapes têm saída pelo lado direito da moto e adotam uma fórmula única: com posição mais baixa e curta, para centralizar e rebaixar as massas, ele não tem ponteira única, mas tripla (o mesmo número de cilindros), formando um belo efeito visual. Para compensar, do outro lado da moto fica o vigoroso monobraço da suspensão traseira, feito em peça de alumínio, que abriga um único amortecedor (Sachs), com 125milímetros de curso.
A suspensão dianteira é do tipo invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e curso de 125mm, plenamente ajustável com a chancela Marzocchi. As rodas são em alumínio forjado, com aros de 17 polegadas, como nas esportivas. Os freios ABS são de série. Na dianteira, há dois discos de 320mm de diâmetro, com pinças radiais (da grife Brembo). Na traseira, existe somente um disco de 220mm. O tanque comporta 16,6 litros e o banco fica a 810mm do chão. O painel é inteiramente digital e a velocidade máxima, limitada a 245km/h. A Brutale 800 também tem a versão Dragster, que tem pneus e guidão mais largos e outras mudanças visuais. Porém, sua comercialização aqui ainda não está confirmada.
A concessionária MV Agusta em Belo Horizonte é a Motocompany, que fica na Avenida Raja Gabáglia, 3.103, São Bento, telefone (31) 3297-2206.