Correio Braziliense

Família feliz nas ruas do Recife » Família feliz nas ruas do Recife Motoristas criam moda ao colar atrás do carro adesivos que representam os membros de sua família

Rebeca Kramer - Diario de Pernambuco

Publicação: 21/03/2011 09:09 Atualização: 21/03/2011 09:23

Quem ainda não viu adesivos colados próximos à placa dos automóveis que descrevem o número de integrantes da família proprietária do carro e que mostram até mesmo o animal de estimação? Essa é a nova moda: os adesivos da ´Família Feliz`. Enquanto se fala na independência precoce dos jovens e no distanciamento dos pais por conta da dedicação ao trabalho, os adesivos da família perfeita significam união entre os seus membros, pelo menos no trânsito.

Um dos sócios e gerente da Gráfica Sonic Digital, Wagner Luis da Silva, acredita que a moda tenha surgido no litoral e chegou às demais cidades e regiões por meio de surfistas alternativos. Com a novidade, Wagner foi atrás para investir na sua loja. Hoje, ele oferece aos clientes várias possibilidades de adesivos, entre os coloridos, os preto e branco e de tamanhos diferentes. ´Se andam no carro quatro pessoas, o pai, a mãe e os dois filhos, os adesivos colados vão representar essa família. E, ainda,podem ser adicionados acessórios para enfeitar mais, como flores e roupinhas`, afirma, contando que nem os ´bichinhos` de estimação ficam fora dessa. ´Temos louro, cachorro, gatinho e até macaco`.

André foi motivado a colar os adesivos no seu veículo por causa dos filhos (Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press)
André foi motivado a colar os adesivos no seu veículo por causa dos filhos


A nova ´moda familiar`, além de atrair clientes para empresas, também representa a necessidade das pessoas de valorizarem seus vínculos familiares. Inclusive, colocando em discussão os diferentes tipos de família existentes, que fogem do padrão pai, mãe e filhos, uma vez que os adesivos podem ser comprados separadamente. É o que explica a psicóloga Patrícia Rebelo. ´Nossa cultura é uma cultura de família, por mais que as pessoas estejam menos em casa. Por dentro delas, existe uma grande culpa por isso. É só olhar as propagandas da televisão, onde a família é retratada todo o tempo. Acredito que o adesivo pode ser uma forma de redimir um pouco essa culpa, porque pelo menos vai estar levando a ideia da família com ela no carro enquanto dirige`.
Enquanto se fala na independência precoce dos jovens e no distanciamento dos pais por conta da dedicação ao trabalho, os adesivos da família perfeita significam união entre os seus membros, pelo menos no trânsito (Lais Telles/Esp DP/D.A Press)
Enquanto se fala na independência precoce dos jovens e no distanciamento dos pais por conta da dedicação ao trabalho, os adesivos da família perfeita significam união entre os seus membros, pelo menos no trânsito


Mas a psicóloga acredita que o movimento dos adesivos da ´Família Feliz` é contraditório. ´Não tenho certeza se as pessoas colocam os adesivos realmente conscientes da importância do papel familiar. Se compram sem perceber ou porque é bonito. Há quem cole os adesivos porque queria uma família feliz, mas não tem`.

Patrícia acredita que os adesivos podem levantar a ´bandeira da paz no trânsito`, desde que os motoristas que recebam a informação das figurinhas sejam pessoas que deem importância aos laços afetivos. ´Colar adesivos começa com a tentativa de o motorista se destacar. A partir do momento que todos aderem à moda, acabam pertecendo ao mesmo grupo`.


Lado crítico da brincadeira

O gerente da Gráfica Sonic Digital, Wagner Luís, explica existir uma polêmica que permeia a compra dos adesivos. Segundo ele, a mídia tem disseminado o perigo em tornar público o número de componentes e quem eles são atrás do carro, porque facilitaria roubos nos domicílios pela questão da identificação. ´Não acho que esse alarde faça sentido. Eu mesmo já fiz adesivo que o proprietário do carro tinha mais de 10 pessoas em casa e, no carro, só colocou do casal. Eu não conheço nenhum caso em que a pessoa foi sequestrada ou roubada porque se expôs com os adesivos`, conta.

Quem compartilha da mesma ideia é o publicitário André Souza, de 35 anos. Usuário dos adesivos da ´Família Feliz` há cerca de quatro anos, ele acredita ser paranoia pensar ´em perigos`, porque o ladrão não fica preocupado com adesivos na hora de roubar. ´Minha sogra traz os adesivos de El Salvador sempre que vai. Ela compra porque o valor pago ajuda instituições carentes do país. E eu coloco no meu carro porque os meninos em casa acham lindo`, diz ele.

Serviço

Adesivos Família Feliz
Gráfica Sonic Digital
Preço: Bonequinho padrão de 5 cm por 2,5 cm fica por R$ 0,83
Telefone: 4141- 4155

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Jorge Tocafundo
para ter segurança com adesivos no carro: encomende o desenho de 5 caras patolas mostrando os dentes, babando raivosos e cheios de granadas, revólveres e trabucos em geral...pode até ter uns palavrões bem cabeludos envolta do desenho, garanto que funciona! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Compartilhe

| Mais




ofertas em destaque