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Estado de Minas IMPERADOR DO LUXO

Audi A8 L 3.0 V6 exibe estilo e luxo digno de presidentes

A limusine do sedã grande esbanja tecnologia desde a suspensão pneumática aos bancos individuais, inclusive os traseiros, com massageadores. Desempenho é outro destaque


postado em 31/05/2015 17:35 / atualizado em 31/05/2015 19:22

O tradicional bocão da marca dos quatro anéis também na limusine(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
O tradicional bocão da marca dos quatro anéis também na limusine (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


O A8 L é o modelo alongado do sedã topo de linha da Audi, com mais 13 centímetros de comprimento, totalizando 5,26 metros. É o mesmo comprimento de uma picape média cabine dupla. Mas tanto espaço é pouco para o que o A8 oferece de tecnologia, materiais empregados, técnicas de fabricação, até chegar no que está ao alcance dos cinco sentidos. As linhas elegantes desse sedã quebram a impressão de “brutamontes” que as proporções generosas poderiam causar.

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Testamos a versão mais “serena” do modelo, equipada com o motor 3.0 V6 (com injeção direta) e câmbio automático de oito marchas (com opção de troca manual por aletas), que tem potência e torque suficientes para dar agilidade a esse veículo de quase duas toneladas. A tração integral ajuda a manter o A8 sempre em sua trajetória. Para economizar combustível, além do sistema start/stop, o compressor mecânico é automaticamente desligado quando o carro não está sendo muito exigido. Dependendo de suas intenções, o motorista pode optar entre quatro modos de direção (conforto, dinâmica, eficiente ou automática), além de um modo individual onde é possível configurar os temperamentos do motor, câmbio, direção e da suspensão pneumática.

Nos bancos dianteiros o conforto é absurdo. Os bancos têm todo tipo de ajustes possíveis, ventilação e aquecimento, mas o ponto alto são os cinco programas de massagem. Nos dias amenos, o teto solar deixa a luminosidade entrar no amplo interior, que tem acabamento primoroso e combina materiais nobres como madeira, couro e metal. A iluminação interna em LED é elegante, e é possível escolher entre três tonalidades. Ao abrir qualquer uma das portas, o assento respectivo e também o volante se deslocam para facilitar a saída e a entrada no veículo. Para fechar, as portas não precisam ser batidas, bastando encostá-las para que sejam automaticamente recolhidas. Para abrir ou fechar o porta-malas, basta apertar um botão.

Acabamento de alto nível e volante que se desloca para motorista poder entrar ou sair(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Acabamento de alto nível e volante que se desloca para motorista poder entrar ou sair (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


ATRÁS O público-alvo do A8 L contempla proprietários que preferem usar o banco de trás para a maioria dos seus deslocamentos, confiando o volante a um motorista. Por isso, com o acréscimo de alguns opcionais, todo o conforto dos bancos dianteiros – como ajustes, diferentes programas de massagem, ventilação e aquecimento – também estão disponíveis para os assentos traseiros, que podem ser individuais. Estes passageiros ainda contam com ar-condicionado individual e diversos tipos de mídia, incluindo TV e conexão com a internet, disponíveis em duas telas, além de teto solar escamoteável, espelho e cortinas.


O assento traseiro direito é o mais confortável. Seu ocupante pode, por meio dos comandos elétricos, avançar todo o banco dianteiro, obtendo mais espaço para as pernas. Os bancos traseiros individuais são opcionais, mas se for preciso levar um terceiro passageiro atrás é possível embutir os comandos centrais entre os encostos. O banco traseiro passa a ser inteiriço e existe apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro central, que certamente será incomodado pelo enorme túnel central. Espaço apropriado para criança.

ASSISTENTES Entre itens de série e opcionais, o A8 L conta com várias assistências que oferecem ao motorista conforto e conveniência, mas sobretudo um elevado nível de segurança. É o caso do assistente de visão noturna, uma câmera dotada de infravermelho capaz de reconhecer e emitir alerta sobre a presença de pedestres e animais que ainda estão fora do alcance dos faróis. O assistente lateral informa sobre a presença de veículos no ponto cego dos retrovisores. Com o controle adaptativo de velocidade o carro “acompanha” o veículo da frente, bastando ter atenção e cuidar do volante. Para ajudar o motorista a manter os olhos na estrada, o head-up display projeta no para-brisa informações de navegação, velocidade e alerta de pedestres.

A suspensão é tão macia que nem pneu de perfil baixo tira conforto(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
A suspensão é tão macia que nem pneu de perfil baixo tira conforto (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


Ao detectar a iminência de um acidente, dois assistentes entram em ação com o objetivo de reduzir a gravidade da colisão. Ao perceber a rápida aproximação de um veículo à frente, o breaking guard é capaz de frear automaticamente o veículo, reduzindo a velocidade do impacto, caso o motorista não reaja aos alertas dados pelo sistema. Já o pre sense plus “prepara” o carro para um possível acidente, tensionando os cintos de segurança, fechando os vidros e o teto solar e, se a colisão for traseira, subindo os apoios de cabeça e avançando a parte superior do encosto. Os faróis em LED proporcionam ótima visibilidade e são capazes de identificar os carros à frente ou em sentido oposto e gerenciar o farol alto de forma a não ofuscá-los.



ESCRITÓRIO MÓVEL

A cereja do bolo do sistema multimídia do A8 L é a conexão com a internet, bastando “ancorar” ali o tablet ou o smartphone. Outro destaque é a TV, mas é possível reproduzir ali todo tipo de mídia (CD/DVD, rádio, USB, entrada auxiliar, cartão SD e Bluetooth), além de navegação e telefonia. Como opcional, é possível levar todo esse universo também para o banco de trás, que ganha duas telas individuais e fones de ouvido sem fio. Assinada pela Bose, a qualidade do som é excelente, mas por mais R$ 41.500 é possível fazer um upgrade para o sistema de som da Bang & Olufsen.

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Ficha técnica
MOTOR

Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, compressor mecânico, de 2.995cm³ de cilindrada, 24 válvulas, com potência máxima de 310cv na faixa de 5.200rpm a 6.500rpm e torque máximo de 44,8kgfm entre 2.900rpm e 4.750rpm

TRANSMISSÃO

Tração integral e câmbio automático de oito marchas

Bancos traseiros individuais revelam proposta de carro executivo(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Bancos traseiros individuais revelam proposta de carro executivo (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira e traseira multilink com molas pneumáticas automaticamente ajustáveis/liga leve, de 19 polegadas/ 255/45 R19

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS

Discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS

CAPACIDADES

Peso, 1.880 quilos; tanque, 82 litros; de carga (passageiros e bagagem), 650kg

Motor não é um exemplo de plasticidade, mas o V6 da Audi encanta(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Motor não é um exemplo de plasticidade, mas o V6 da Audi encanta (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


NOTAS
Desempenho 9
Espaço interno 10
Porta-malas 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 10
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 10
Acabamento 9
Custo/benefício 9

Porta-malas raso tem profundidade e leva bagagem de quatro pessoas(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Porta-malas raso tem profundidade e leva bagagem de quatro pessoas (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


EQUIPAMENTOS
De série

Acabamento interno em alumínio e madeira, ajuste do banco do passageiro dianteiro desde a parte traseira, ajuste lombar elétrico dos bancos dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de quatro zonas, bancos em couro, bancos com aquecimento, ventilação e massagem, bancos dianteiros elétricos com memória, bancos traseiros elétricos, cortinas elétricas para vidro traseiro e laterais traseiros, espelho para passageiros da frente e de trás, apoios de pé traseiros e tapetes em veludo, teto em tecido alcântara, teto solar panorâmico elétrico, pacote de luzes, luzes adicionais traseiras, volante multifuncional revestido em couro com shift-padles, volante com ajuste elétrico e função de acesso fácil, retrovisores externos elétricos, rebatíveis, aquecíveis e com memória, vidros com isolante térmico, rodas de liga aro 19, alarme, auto hold, pre sense basic, câmera de ré, cintos de segurança dianteiros com ajuste elétrico de altura, controle de velocidade, head-up display, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, start-stop, suspensão a ar adaptável, indicador de pressão dos pneus, rodas com parafuso antifurto, direção eletromecânica, limpador dos faróis, airbag fullsize, sistema de entretenimento com áudio Bose, diversas mídias, telefonia, rádio, navegação, TV e internet.


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Opcionais
Assistente de visão noturna, assistente lateral, controle de velocidade adaptativo, sistema de entretenimento traseiro, detector de acidente, bancos traseiros individuais.

Quanto custa?

O Audi A8 L tem preço sugerido de R$ 475.990 e com os opcionais, R$ 558.490.

Avaliação técnica
Acabamento da carroceria

A qualidade da pintura é boa. Algumas partes móveis estão desalinhadas em relação à carroceria. REGULAR

Linhas limpas sem rebuscamento dão mais refinamento ao grandalhão da Audi, que mantém a elegância, apesar das dimensões(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Linhas limpas sem rebuscamento dão mais refinamento ao grandalhão da Audi, que mantém a elegância, apesar das dimensões (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


Vão do motor

O aspecto é muito limpo e organizado. O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado aberto por duas molas a gás. A insonorização é muito boa. O acesso é limitado próximo ao painel de fogo. Os itens de verificação constante têm fácil visualização e manuseio. REGULAR

Altura do solo

Devido às suas dimensões, raspa a frente em saídas de garagem com desnível e toca a parte central do chassi ao transpor quebra-molas de perfil mais alto e curto, mesmo as suspensões pneumáticas levantadas. REGULAR

Climatização

É automática digital e climatiza em pouco tempo o habitáculo. Tem controle independente de acionamento e ajuste de temperatura e velocidade da caixa de ar também para os passageiros de trás. Além disso, os quatro bancos têm função de ventilação e aquecimento independentes. Sob sol forte, é evidente a maior sensação de calor na cabeça de todos os ocupantes, além da claridade incômoda, pelo recobrimento com cortina perfurada do teto solar retrátil e do fixo. REGULAR

Freios

Os conjuntos dianteiro e traseiro têm fina calibração, resultando em um excelente comportamento dinâmico no uso misto e numa condução bem esportiva. O pedal de freio tem boa relação, sensibilidade e resposta na medida certa. O freio de estacionamento é eletrônico. Apresentaram boa resistência térmica, depois de uso mais severo, com frenagens fortes na entrada das curvas, estando o veículo carregado e em alta velocidade. POSITIVO

Câmbio

É o Tiptronic, com função manual sequencial, por meio de aletas no volante, com opção esportiva. No quadro de instrumentos tem display informando a marcha selecionada e a posição da alavanca. Apresentou ótimo funcionamento, em geral. As trocas são rápidas e instantâneas, e com eficiente resposta em kick down. POSITIVO

Motor

É brilhante a performance. A curva de potência é ótima, além do excelente torque linear de 2.900rpm a 4.750rpm. A aceleração é notável, assim como as retomadas de velocidade. Com carga útil máxima e ar ligado, a perda no rendimento é desprezível. POSITIVO

Vedação

Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruídos

O efeito aerodinâmico é muito baixo, mesmo em altíssima velocidade, trazendo conforto auditivo, mas surgem vários pequenos ruídos no habitáculo sobre piso de asfalto malconservado e paralelepípedo. REGULAR

Suspensão

Está muito bem calibrada, dimensionada e confortável com sistema pneumático. A estabilidade surpreendeu pela alta precisão, rapidez e mínima inclinação da carroceria no contorno de curvas de raios variados, no limite da aderência lateral. POSITIVO

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Direção
O veículo está equipado com o sistema Drive Select, com cinco opções de gerenciamento eletrônico que alteram suspensões, caixa, motor e direção para os modos: eficiente, conforto, automático, dinâmico e individual. As cargas do sistema assistido trazem conforto e leveza no uso urbano/manobras de estacionamento, sendo firme e com ótima sensibilidade e precisão em rodovias. O diâmetro de giro é limitado, mas a velocidade do efeito retorno agrada, apesar das dimensões dos pneus. REGULAR

Iluminação

Tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia em todos os locais úteis. A iluminação no habitáculo é muito bem distribuída, toda em LED, trazendo conforto e praticidade aos quatro ocupantes. Os faróis com duplo xênon têm ótima resposta em iluminação no baixo/alto. POSITIVO

Estepe/macaco

O estepe é do tipo temporário, com velocidade máxima limitada a 80km/h. O estepe tem o pneu na medida T145/80R19, mas ao colocar o conjunto de uso danificado, com pneu 255/45R19, no local específico, a cobertura do porta-malas fica bem desnivelada. NEGATIVO

Limpador de para-brisa

Tem sensor de chuva. São três os esguichos no para-brisa, com seis jatos que têm ótima vazão e pressão. As palhetas têm ótima qualidade e varrem uma excelente área. É fácil o acesso ao reservatório dentro do vão motor. POSITIVO

Ferramentas

Há uma chave de fenda/Philips. POSITIVO

Alarme

O sistema é completo. Não tem comutador de ignição e a partida do motor é efetuada por meio de tecla start/stop instalada no console central, bastando a chave com controles de travar/destravar as portas estar próxima. Tem função um toque para descer/subir os quatro vidros e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO

Volume do porta-malas

O declarado é 520 litros e o encontrado foi 470, com os bancos traseiros na posição correta e fechamento suave da tampa.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danieltecnodan.com.br


A limusine do sedã grande esbanja tecnologia desde a suspensão pneumática aos bancos individuais(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
A limusine do sedã grande esbanja tecnologia desde a suspensão pneumática aos bancos individuais (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
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