Publicidade

Estado de Minas

VÍDEO: Audi RS Q3 oferece esportividade em carroceria de SUV de luxo

Utilitário-esportivo tem motor 2.5 turbo de 310 cavalos e torque monstruoso. Modelo reestilizado deve chegar ainda este ano


postado em 08/07/2015 13:13 / atualizado em 08/07/2015 13:56

 

A Audi lançou neste mês a linha reestilizada do utilitário-esportivo Q3 no Brasil. No entanto, a celebrada versão esportiva RS Q3 não está mais disponível no mercado nacional. A marca alemã confirma a volta do modelo, provavelmente ainda este ano. Enquanto aguardamos o retorno, conheça mais detalhes do esportivo.

VEJA FOTOS DO AUDI RS Q3 2015! 

O RS Q3 é o primeiro SUV da divisão esportiva da Audi, a RS, sigla para o termo alemão RennSport, que numa tradução literal seria ‘corrida’. No coração do utilitário, a marca colocou o motor 2.5 turbo com cinco cilindros em linha capaz de render até 310 cavalos e torque monstruoso de 41,8 kgf.m a 1.500 rotações. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas.



Ao volante

O RS Q3 une o melhor de dois mundos: concilia a tendência do momento, que são os SUV compactos, com a esportividade da grife RS. Ou seja, um carro para levar a família, mas que também faz bonito quando o assunto é acelerar. O veículo acompanha essa dualidade da experiência do usuário de forma inteligente.

Com o Audi Drive Select, o motorista opta entre os modos Auto, Comfort e Dynamic, que interferem no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador. Ao selecionar ‘Comfort’, o RS Q3 se comporta como um gatinho manso, boa opção para o trânsito intenso das grandes cidades. Mas ao escolher ‘Dynamic’, o carro muda de figura: a direção fica pesada, suspensão dura e uma pisada firme no acelerador é capaz de afundar o corpo dos ocupantes no banco.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


A velocidade máxima é limitada eletronicamente nos 250 km/l, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,2 segundos. Nada mal para um bólido de 1.655 quilos, que conta com sistema de controle de largada . Graças à tração integral, item de série em toda a linha Q3, o modelo transmite boa sensação de estabilidade nas curvas. Nem parece um SUV.

Esse apetite pela velocidade resulta em gosto pela gasolina. E não adianta o sistema Start-Stop: em nossos testes o modelo cravou 5,5 km/l na cidade. Mas, considerando a diversão em dirigir o 2.5, não é nada mal.

Vida a bordo

As linhas esportivas também se repetem na cabine do RS Q3, com a logo da divisão no volante multifuncional, painel de instrumentos e no banco. Há pedais em alumínio e revestimento em o couro furado na direção. O aspecto geral é muito bom, mas em relação aos modelos mais recentes da marca, o design aparenta envelhecido. Mesmo na linha reestilizada a impressão continua.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


O acabamento é premium, com todos os detalhes bem construídos e materiais de qualidade, como o couro do tipo Alcântara nos bancos e apliques de alumínio. O veículo leva cinco passageiros com conforto e porta malas comporta 356 litros, volume que pode ser aumentado para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos.

VEJA FOTOS DO AUDI RS Q3 2015!

Mercado

O RS Q3 une a praticidade dos utilitários com a condução divertida dos esportivos. Enquanto estava em oferta, era vendido por R$ 273,6 mil. Entre seus concorrentes, há o Mercedes-Benz GLA 45 AMG, como motor de 360 cavalos e o Volvo XC60 T6 R-Design, com um seis cilindros de turbo de 304 cavalos. Mantendo o excelente conjunto mecânico, o retorno do veículo será bem vindo para quem deseja um SUV de luxo mais potente até que versões básicas de utilitários maiores.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)



FICHA TÉCNICA AUDI RS Q3 2015


Motor: 2.5 Turbo FSI
Cilindros: 5 em linha
Cilindrada (cm³) / válvulas por cilindro: 2.480 / 4
Potência (cv): 310 a 5.200 – 6.700 rpm
Torque (Nm): 41,7 kgf.m entre 1.500 – 5.200 rpm

Transmissão
Tração quattro®
Câmbio S tronic 7 velocidades

Dimensões
Comprimento (mm): 4.410
Largura (mm): 1.841
Altura (mm): 1.580
Distância entre eixos (mm): 2.603
Peso (kg): 1.655
Capacidade do tanque de combustível (l): 64
Capacidade do porta-malas: (l) 356

Desempenho

Aceleração: 0-100 km/h (s) 5,2
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)

Ver galeria . 39 Fotos Audi RS Q3 2015Thiago Ventura/EM/D.A Press
Audi RS Q3 2015 (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press )

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade