A última novidade da Ford para a linha Fiesta é a versão Sport. Diferentemente do que o nome sugere, o compacto premium não tem mais fôlego do que as demais versões equipadas com o motor 1.6. A ideia aqui foi incluir um pacote visual com apelo mais esportivo. Para isso, a Ford vestiu no Fiesta o “pretinho básico” dos esportivados: faróis com máscara negra; saias laterais; spoilers dianteiro e traseiro; rodas exclusivas de 16 polegadas; aerofólio; e detalhes em preto brilhante (capa do retrovisor, grade dianteira e moldura do farol de neblina). Para completar a mortalha, faltou uma ponteira esportiva no escape do carro.
Se por um lado o desempenho do carrinho não é digno de um esportivo, resta o consolo de que o motor 1.6 Sigma, junto com o câmbio manual de cinco marchas, é bem espertinho e não consome muito combustível. As relações de marcha são longas e exigem muitas trocas nas retomadas, a exemplo de ultrapassagem. Já que para obter um desempenho superior é necessário subir bem o giro do motor, o que sacrifica o consumo. A suspensão oferece conforto e não vacila nas curvas. Os pneus têm perfil 5% mais baixo que do Fiesta 1.6 SE, o que não sacrifica o conforto dos ocupantes. Com assistência elétrica, a direção é bem leve (até demais!), mas ganha carga à medida que a velocidade aumenta.
DENTRO A não ser pela inscrição “Sport” na soleira da porta, o interior desse New Fiesta não tem diferença em relação ao SE. O acabamento e montagem são esmerados. Para o motorista existe ajuste de altura do banco e de altura e distância no volante. O quadro de instrumentos fica constantemente iluminado, o que também deveria ser feito com o comando do farol, que tem difícil identificação no escuro. O espaço para os passageiros de trás é adequado para dois ocupantes. Ali falta apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro central. O espaço do porta-malas, com volume de 281 litros, é condizente com um compacto. O estepe de emergência fica localizado dentro do compartimento de carga. O encosto do banco traseiro tem rebatimento integral. Pouco prático. Se fosse fracionado, possibilita acomodar bagagem mais um ou dois ocupantes.
Como conteúdo, destaque para controle de tração e estabilidade, freios ABS, airbags dianteiros, assistência de emergência (que liga para o Samu em caso de uma colisão potencialmente perigosa), sistema Isofix para fixação de assentos infantis, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampa, faróis de neblina, vidros, travas e retrovisor elétricos. O sistema de entretenimento Sync traz CD player MP3, rádio, telefonia, entrada USB e auxiliar. A conectividade é ampliada com a função AppLink, que permite o uso integrado de aplicativos como o Spotify (de música) por meio de um smartphone. Só não esqueça que os aplicativos que usam as informações da internet por meio do seu celular consomem o pacote de dados.