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Estado de Minas PRATA DA CASA

Teste: Limitado a 1 mil unidades, March Rio'2016 é divertido e descompromissado

Série alusiva aos Jogos Olímpicos, Nissan March Rio'2016 agrada pelo visual descolado e desempenho do motor 1.6 16V, mas bancos dianteiros são desconfortáveis e acabamento do painel é ruim


postado em 27/04/2016 12:00 / atualizado em 25/04/2016 21:25

(foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
(foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Patrocinadora dos Jogos Olímpicos Rio'2016 (de 5 a 21 de agosto), a Nissan lança série especial alusiva e de visual esportivo para o March. São mil unidades identificadas por uma marcação na grade dianteira – o VRUM avaliou a de número 0002 –, tendo por base a versão topo de linha SL com o pacote de equipamentos Pack Multi, que agrega a nova central multimídia Nissan Multi-App, e o eficiente motor 1.6 16v. Levamos a novidade para uma pista de atletismo e a praticidade surpreendeu. O preço sugerido é de R$ 53.990, ante R$ 49.490 da versão base.

VISUAL O que mais chama a atenção no March Rio'2016 é o visual, que destaca as linhas arredondadas do Nissan. A carroceria recebeu spoilers frontal e traseiro, saias laterais, retrovisores e teto pintados de preto e laranja, dando um ar descolado ao compacto japonês, reestilizado há dois anos no Brasil.

Completam o conjunto faróis e lanternas de máscara negra, maçanetas das portas cromadas, rodas de liga leve de 16 polegadas em tom acinzentado e o logotipo da Olimpíada nos para-lamas e tampa do porta-malas. Fica devendo cores mais criativas, uma que só é vendido em tons de branco, prata ou preto. Mesmo simples, não passa despercebido.

Traseira tem aerofólio, spoiler e lanternas escurecidas(foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Traseira tem aerofólio, spoiler e lanternas escurecidas (foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)


Marcação na grade frontal identifica cada uma das 1 mil unidades produzidas(foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Marcação na grade frontal identifica cada uma das 1 mil unidades produzidas (foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
POR DENTRO A inscrição Rio'2016 é repetida no jogo de tapetes, com a costura laranja também presente nos bancos, cuja espuma do encosto, apesar de trazer tecido especial e a tecnologia Comfort Seat (maior comprimento do assento), tem densidade pouco confortável. A sensação é a de estar sentado em um carro de entrada. Também joga contra o plástico de superfície dura no painel. Contraste à boa lista de equipamentos de série, que inclui ar-condicionado automático, direção elétrica e câmera traseira de ré, com imagem integrada à tela sensível ao toque de 6,2 polegadas.

Spoiler frontal exige cuidado nas nossas esburacadas ruas(foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Spoiler frontal exige cuidado nas nossas esburacadas ruas (foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Apesar de independente – dispensa espelhamento de smartphones com 13 aplicativos instalados de fábrica –, e objetiva, a central multimídia atende à maioria das funcionalidades da concorrência, com fácil operação do rádio por meio de controles integrados ao volante. Entradas USB e para cartão de memória (SD Card) estão bem localizadas, do lado direito da tela, permitindo acomodar outros gadgets no console central.

Painel é bem equipado, mas derrapa no acabamento de plástico(foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Painel é bem equipado, mas derrapa no acabamento de plástico (foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
COMO ANDA? Ao acelerar, o March Rio'2016 demonstra outra virtude. Elástico, o motor 1.6 16V de 111cv empurra o compacto com desenvoltura nas retomadas do trânsito urbano, graças ao bom torque disponível em baixa rotação e o baixo peso (979,5kg). Em velocidades mais elevadas, contudo, o motor urra com aspereza. O câmbio manual de cinco marchas tem engates macios. Boa visibilidade traseira e diâmetro de giro de 4,5m fazem do March Rio'2016 um carro muito fácil de manobrar. Na prova entre os consumidores que desejam um compacto de visual e desempenho um tanto esportivos, mas não exigem tanto conforto, a série especial alusiva à Olimpíada leva a medalha de prata com louvor.


Apesar de simples, série especial não passa desapercebida
Apesar de simples, série especial não passa desapercebida
Ficha técnica

MOTOR – de quatro cilindros, 1.598cm³ de cilindrada, 111cv(g/e) a 5.600rpm e torque de 15,1kgfm(g/e) a 4.000rpm
TRANSMISSÃO – tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
DIMENSÕES (metro) – comprimento, 3,82; largura, 1,67; altura, 1,52; distância entre-eixos, 2,45
PORTA-MALAS - 265 litros
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) – 182
ACELERAÇÃO ATÉ 100km/h – 9,8s (g) e 9,3s (e)
PESO – 979,5kg
CONSUMO (km/l) – cidade, 12,1 (gasolina)/8,1 (etanol);estrada, 14,5 (g)/10 (e)

Agradecimentos: Secretaria Municipal de Esportes e Universidade de Itaúna

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