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Estado de Minas

Mercado de veículos zero quilômetro volta a ter queda em novembro

Foram vendidas 294,6 mil unidades, quase 4% a menos que em outubro. Em relação a novembro de 2013, a queda foi de 2,7%


postado em 02/12/2014 08:20 / atualizado em 02/12/2014 09:06

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Apesar de um mês recheado de promoções, o mercado de carros novos voltou a cair em novembro, depois de dois períodos de alta na comparação mensal. Foram vendidas 294,6 mil unidades, quase 4% a menos que em outubro. Em relação a novembro de 2013, a queda foi de 2,7% nos números que incluem também caminhões e ônibus.

O resultado negativo, contudo, é creditado ao menor número de dias úteis - três a menos que no mês anterior. Nesse comparativo, as vendas diárias somaram 14.734 unidades em novembro, ante 13.343 em outubro. O número ainda perde para o de um ano atrás, quando a média foi de 15.148 unidades.

No acumulado do ano, os negócios somam 3,128 milhões de veículos, resultado 8,3% abaixo em relação ao do mesmo período do ano passado. Só em automóveis e comerciais leves, a queda acumulada está em 8,2%, com um total de 2.978,8 milhões de unidades.

As fabricantes esperam por uma melhora em dezembro, pois contam com a última parcela do 13.º salário e uma antecipação de compras em razão da possível volta da cobrança integral do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros com motor até 2.0, prevista para janeiro.

"O mercado está melhorando, parte porque também há mais crédito na praça", disse o consultor da ADK, Paulo Roberto Garbossa. "Dezembro deve ter bons resultados, mas não a ponto de salvar o ano", afirma. Ele acredita que o ano feche com queda de 6% a 7% em relação a 2013.

Garbossa lembrou que os estoques ainda estão elevados, na casa das 400 mil unidades, e as promoções devem ser mantidas neste mês. A Chrysler, por exemplo, oferece até o dia 20 um vale combustível de R$ 1.630 (pago em três parcelas de R$ 534,34) para quem comprar modelos Jeep e Dodge.

Pedra fundamental

A Jaguar Land Rover realiza nesta segunda-feira, em Itatiaia (RJ) a cerimônia da pedra fundamental da fábrica que o grupo começa a construir. O grupo está investindo R$ 750 milhões na planta, que será inaugurada no início de 2016.

A capacidade produtiva será de 24 mil veículos por ano, e o primeiro modelo a sair da linha de montagem é o utilitário-esportivo Discovery Sport, que vai custar R$ 180 mil. Um modelo da Jaguar não está descartado.

Em visita ao Brasil para participar da cerimônia de início das obras da fábrica, o presidente global da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, ressaltou nessa segunda-feira que é a primeira fábrica 100% do grupo fora do Reino Unido. A empresa tem uma unidade na China, mas em parceria com a Chery.

"Estou muito otimista com a melhora da economia e, de qualquer forma, nosso investimento não é de curto prazo", disse Speth. "Pensamos nos próximos anos e investimos agora para estar no mercado no momento correto".

O grupo lembrou que, de 2010 para 2014, o mercado de veículos premium, onde a Jaguar Land Rover vai atuar, dobrou de tamanho, de 23 mil unidades para 46 mil unidades.

As vendas da Land Rover cresceram 96% no período, para 8.245 unidades, e a da Jaguar, 300%, para 351 unidades.

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