Publicidade

Estado de Minas

Fãs celebram Dia Mundial do Fusca com encontros e até festa junina

Volkswagen Fusca é celebrado em todo o mundo por colecionadores e entusiastas. Data lembra início da criação do carro. Veja fotos de encontros


postado em 22/06/2015 15:03 / atualizado em 23/06/2015 12:17

IV Arraial do Fusca comemorou o Dia Mundial do modelo(foto: Silvana Khoury Bernardes de Oliveira/Clube do Fusca Belo Horizonte/Divulgação)
IV Arraial do Fusca comemorou o Dia Mundial do modelo (foto: Silvana Khoury Bernardes de Oliveira/Clube do Fusca Belo Horizonte/Divulgação)

Colecionadores e fãs de carros antigos celebram nesta segunda-feira o ‘Dia Mundial do Fusca’. Em várias partes do país, o modelo da Volkswagen foi ovacionado com desfiles e encontros antecipados, já que a data coincidiu num dia útil. Mas ainda há opção de encontros nesta segunda.

O 22 de junho foi escolhido por ser a data que Ferdinand Porsche assinou contrato de desenvolvimento do veículo que deu origem ao Fusca na Alemanha em 1934. Após diversos protótipos, a versão de série saiu em 1938, com o nome de Sedan 1200.

 

VEJA FOTOS DO DIA MUNDIAL DO FUSCA 2015!

 

A data é especial para pessoas como o bancário Geraldo Santos. Recém aposentado, não teve dúvidas: investiu parte do FGTS na compra de um Fusca 1962 placa preta e outro modelo 1963. Agora possui quatro Fuscas e uma Kombi. “O Fusca é uma máquina de fazer amigos. Tenho uma grande paixão e admiração pelo modelo. Não digo que tenho uma coleção: o Fusca praticamente faz parte da família”, afirma.

Portal do Fusca comemorou o 'aniversário' do carro no começo do mês(foto: Bruno Beleza/Portal do Fusca/Divulgação)
Portal do Fusca comemorou o 'aniversário' do carro no começo do mês (foto: Bruno Beleza/Portal do Fusca/Divulgação)


Em Belo Horizonte, vários entusiastas se reuniram para celebrar o ‘Besouro’. Nesta segunda-feira, o The Bugs Brazil realiza às 20h no Mangabeiras, Região Sul da capital, um encontro e ‘fusqueata’ de ida e volta até a Savassi.

O Clube do Fusca Belo Horizonte organizou nesse domingo o IV Arraial do Fusca, que reuniu 80 veículos no Cidade jardim. No fim de semana anterior, a data foi celebrada com viagem e almoço em Pedro Leopoldo.

Encontro mensal do Portal do Fusca acontece no Mangabeiras(foto: Bruno Beleza/Portal do Fusca/Divulgação)
Encontro mensal do Portal do Fusca acontece no Mangabeiras (foto: Bruno Beleza/Portal do Fusca/Divulgação)


Já o Portal do Fusca contabilizou dezenas de modelos no começo do mês, durante o encontro mensal do clube. “O encontro é muito importante, pois mantém a história do veículo preservada. Além disso, podemos nos atualizar sobre oficinas e aquisição de peças, sem falar na amizade entre os membros”, afirma Bruno Beleza, presidente do Portal do Fusca.

(foto: Aline Bernardes de Oliveira/Clube do Fusca Belo Horizonte/Divulgação)
(foto: Aline Bernardes de Oliveira/Clube do Fusca Belo Horizonte/Divulgação)


CLUBES DE FUSCA NA GRANDE BH
Confira os principais clubes de Fusca da Região Metropolitana de Belo Horizonte a próxima data do encontro


The Bug Brazil
22 de junho - 20h - Rua Professor Lourenço Menicucci Sobrinho, 405 - Mangabeiras, Belo Horizonte/MG

Ratoramas - Genuine VW Aircooled

28 de junho - 9h - rua do Ocidente, 100 -Padre Eustáquio, Belo Horizonte/MG

Volks Clube Nova Lima
28 de junho - 9h - Rua Joviano Fonseca, 19, Cariocas - Nova Lima/MG

Portal do Fusca
05 de julho - 9h - Mangabeiras, Belo Horizonte/MG

Clube do Fusca Belo Horizonte
19 de julho - 9h - Rua Josafá Belo, Cidade Jardim, Belo Horizonte/MG

Clube do Fusca Barreiro
Rat’s Custom

Ver galeria . 28 Fotos Encontro do Clube do Fusca Belo Horizonte celebra Dia Mundial do FuscaAline Bernardes de Oliveira /Clube do Fusca Belo Horizonte
Encontro do Clube do Fusca Belo Horizonte celebra Dia Mundial do Fusca (foto: Aline Bernardes de Oliveira /Clube do Fusca Belo Horizonte )


História do Fusca

O carro surgiu na década de 30 na Alemanha, desenvolido por Ferdinand Porsche em Stuttgart. O objetivo era criar um carro econômico, barato, resistente e barato. Após diversos protótipos, o carro começou a ser produzido em 1938, com o nome de Sedan 1200, com o motor traseiro do tipo boxer refrigerado a ar. No entanto, só a partir do final da Segunda Guerra Mundial que a produção emplacou.

Os primeiros Fuscas fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil ainda em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava.

(foto: Bruno Beleza/Portal do Fusca/Divulgação)
(foto: Bruno Beleza/Portal do Fusca/Divulgação)


No Brasil, a produção começou em 1959 na fábrica da Volkswagen de São Bernardo de Campo (SP). O carro virou febre e explodiu em vendas. O design composto de curvas charmosas se manteve, mas o motor ganhou diversas versões, com cilindrada desde 1.2 a 1.6. O carro teve sua produção finalizada em 1986.

No entanto, em 1992, por sugestão do então presidente Itamar Franco, durante visita no Salão do Automóvel de São Paulo, o Fusca foi ressuscitado. O político estava indigado com o preço dos carros populares e via no Fusca um solução para o transporte. Volkswagen resolveu relançar o carro, que foi produzido entre 1993 a 1996. A última linha de produção no mundo foi encerrada em 2003 no México.

New Beetle e novo Fusca

Em 1998, a Volkswagen lançou o New Beetle, com linhas inspiradas na versão original, mas com a plataforma e motor do Golf. Dessa vez, no entanto, não era mais um modelo popular, mas um carro de nicho, com preço elevado. O veículo teve 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo só entre o lançamento e 2010.

Viagem até Pedro Leopoldo fez parte das comemorações do Clube do Fusca(foto: Aline Bernardes de Oliveira/Clube do Fusca Belo Horizonte/Divulgação)
Viagem até Pedro Leopoldo fez parte das comemorações do Clube do Fusca (foto: Aline Bernardes de Oliveira/Clube do Fusca Belo Horizonte/Divulgação)


Em 2012, a marca alemã lançou um novo modelo do Fusca. O New Beetle tinha linhas muito arredondadas e femininas e a Volks queria dessa vez um modelo mais robusto e esportivo. Nessa nova era, a marca liberou a escolha do nome para cada mercado, assim no Brasil o modelo assumiu o mítico nome de “Fusca”.

O novo Fusca chegou ao Brasil no mesmo ano, equipado com motor 2.0 TSI de 211 cavalos e torque poderoso de 28,55 kgfm já com 1.700 rpm, acoplado com câmbio é DSG de dupla embreagem. Segundo dados da montadora, o Fusca acelera até 224 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 6.9s.


No Sri Lanka, colecionadores também comemoraram o Dia Mundial do Fusca
No Sri Lanka, colecionadores também comemoraram o Dia Mundial do Fusca

 

Ver galeria . 45 Fotos Dia Nacional do Fusca 2015 em Belo HorizonteBruno Beleza/Portal do Fusca/Divulgação
Dia Nacional do Fusca 2015 em Belo Horizonte (foto: Bruno Beleza/Portal do Fusca/Divulgação )
Ver galeria . 8 Fotos Volkswagen Fusca de José MujicaPresidência do Uruguai/Divulgação
Volkswagen Fusca de José Mujica (foto: Presidência do Uruguai/Divulgação )
Ver galeria . 5 Fotos Milhares de pessoas em Monterrey, no México, comemoraram o Dia Mundial do FuscaAFP
Milhares de pessoas em Monterrey, no México, comemoraram o Dia Mundial do Fusca (foto: AFP )
Ver galeria . 52 Fotos Fusca manteve o carisma e linhas do modelo que fez história no mundo do automóvel (Fotos: Thiago Ventura/EM/D.A Press)Thiago Ventura/EM/D.A Press
Fusca manteve o carisma e linhas do modelo que fez história no mundo do automóvel (Fotos: Thiago Ventura/EM/D.A Press) (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press )
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade