Publicidade

Estado de Minas LATIN NCAP

Jeep, Honda e Toyota são os mais seguros na América Latina; chineses na lanterna

Chevrolet é marca global com pior desempenho, segundo testes do Latin NCAP. Lançamentos como Renegade e HR-V têm nota máxima e alavancam Jeep e Honda


postado em 17/11/2015 10:34

Comparação entre modelo aprovado e reprovado no teste(foto: Latin NCAP/Divulgação)
Comparação entre modelo aprovado e reprovado no teste (foto: Latin NCAP/Divulgação)

O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) revelou esta semana a última bateria de testes de colisão de modelos vendidos no continente. Com mais de 60 veículos avaliados e cinco anos de existência, a entidade resolveu liberar o ranking de marcas mais seguras por aqui.

Para calcular a média de cada montadora, o Latin NCAP calculou a média de estrelas obtidas por cada modelo avaliado. O instituto avalia proteção para adultos e crianças, mas para a lista abaixo, considerou apenas os passageiros adultos.
A Jeep e a Seat estão no topo da tabela, com cinco estrelas. A marca americana se deu bem graças ao bom resultado do Renegade, único modelo avaliado. Já a espanhola Seat que faz parte do Grupo Volkswagen, tem bons resultados com o Leon, modelo não comercializado no Brasil.

Em segundo lugar aparece a Honda com 4,8 estrelas que teve os três modelos (HR-V, City e Fit) avaliados no última bateria. Os modelos foram bem avaliados, em especial o HR-V, com cinco estrelas para adultos e crianças.

A medalha de bronze é para a japonesa Toyota, com média de 4,5 estrelas. Corolla, Hilux e Etios foram avaliados. A picape que começa a ser vendida este mês, teve 5 estrelas para adultos.

O lado negativo do ranking fica por conta da Chevrolet, apenas a oitava colocada com média de apenas 1,8 estrela. Modelos básicos como Celta, Agile, Classic, Aveo e Spark tiveram desempenho pífio, com zero ou uma estrela, jogando a média para baixo. O Cruze, por outro lado, teve quatro estrelas para adultos.

Jeep Renegade ganhou cinco estrelas para adultos e crianças(foto: Latin NCAP/Divulgação)
Jeep Renegade ganhou cinco estrelas para adultos e crianças (foto: Latin NCAP/Divulgação)


Mas o que impressiona é o baixo desempenho das montadoras chinesas. A JAC tem apenas uma estrela, enquanto Chery, Gelly e Lifan têm zero. Modelos como o Lifan 320 e Chery QQ não conseguiram sequer uma estrela e foram reprovados. E o JAC J3, mesmo com airbag duplo, ganhou apenas uma estrela.

RANKING DE SEGURANÇA LATIN NCAP

1. Jeep, Seat (5.0 estrelas)
2. Honda (4.8 estrelas)
3. Toyota (4.5 estrelas)
4. Citroen, VW (4.0 estrelas)
5. Ford (3.8 estrelas)
6. Hyundai, Peugeot, Renault, Suzuki (2.3 estrelas)
7. Nissan (2.2 estrelas)
8. Fiat (2.0 estrelas)
9. Chevrolet (1.8 estrelas)
10. JAC (1.0 estrelas)
11. Chery, Geely, Lifan (0.0 estrelas)

Chinês Lifan 320: nota zero em todos os quesitos, segundo o Latin NCAP(foto: Latin NCAP/Divulgação)
Chinês Lifan 320: nota zero em todos os quesitos, segundo o Latin NCAP (foto: Latin NCAP/Divulgação)
(foto: Latin NCAP/Divulgação)
(foto: Latin NCAP/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade