Publicidade

Estado de Minas

Volkswagen apresenta 'Kombi do futuro' com motor elétrico e controlada por gestos

Carro conceito Budd-e tem design inspirado na Volkswagen Kombi e exibe nova geração de motores elétricos com até 533 km de autonomia


postado em 06/01/2016 13:40 / atualizado em 06/01/2016 14:12

Retrovisor? Câmeras informam o motorista nos pontos cegos(foto: David Becker/AFP)
Retrovisor? Câmeras informam o motorista nos pontos cegos (foto: David Becker/AFP)

A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira o carro conceito Budd-e, uma espécie de ‘Kombi do futuro’, com motor elétrico e novidades tecnológicas que podem ser controladas por gestos do motorista. O veículo é a posta da marca alemã de equipamentos que serão disponíveis já para 2019. O carro é uma das atrações da Volkswagen no CES 2016 em Las Vegas, nos Estados Unidos.

VEJA FOTOS DA 'KOMBI DO FUTURO'!

A Volkswagen Budd-e tem dois motores elétricos, um no eixo dianteiro com potência de 100 kW (150 cv) e outro no traseiro, com 125 kW (170 cv). Combinados, oferecem uma autonomia de até 533 quilômetros. O conjunto tem velocidade máxima de 180 km/h e faz de 0 a 100 km/h em em 6,9 segundos.

O motor elétrico faz parte de um novo conceito de matriz para veículos elétricos: o Modular Electric Drive Kit (MEB), que vai possibilitar a fabricação em larga escala, capaz de concorrer com os veículos de combustão. Segundo a Volkswagen, com cerca de 30 minutos de carga, 80% da capacidade já está disponível para utilizar o veículo.

Design

A Volkswgen Budd-e tem design inspirado na clássica Kombi, em especial no design quadradão, que aproveita melhor o espaço interno. A minivan tem 4,597 mm de comprimento, com 3,151 mm de distância entre eixos. A dianteira tem um elemento que lembra as linhas da primeira geração da Kombi, enquanto faróis e lanternas de LED têm formato horizontal. As rodas são de liga leve de 21”.

(foto: David Becker/AFP)
(foto: David Becker/AFP)


No interior, nada de botões e comandos: tudo é controlado por enormes telas touchscreen. Mais uma vez a exemplo da antiga Kombi, os bancos são modulares. Assentos do motorista e passageiros podem rotacionar para trás, formando uma sala de estar. E as portas traseiras são de correr, para facilitar acesso e espaço.

Controlada pelos gestos

A Budd-e estreia uma série de tecnologias que a Volkswagen espera que estejam disponíveis em larga escala até 2019. O veículo, por exemplo, pode ser aberto ou fechado com um comando de gestos do motorista. O sistema é operado por uma série de sensores infravermelhos e câmeras externas e internas do carro.

(foto: Divulgação/Volkswagen)
(foto: Divulgação/Volkswagen)


Controles internos do carro também oferecem a tecnologia, uma vez que o carro praticamente não têm botões. Assim, por comandos de voz e gestos é possível operar o sistema de som e regular o ar-condicionado, por exemplo. Há integração com os aplicativos de conexão automotiva AppleCar, AndroidAuto e Mirro Link. Um outro sistema, é capaz de rastrear qualquer objeto perdido dentro do carro e avisar o proprietário.

(foto: David Becker/AFP)
(foto: David Becker/AFP)
(foto: Divulgação/Volkswagen)
(foto: Divulgação/Volkswagen)
(foto: David Becker/AFP)
(foto: David Becker/AFP)


Não é a primeira vez que a Volkswagen faz um conceito inspirado na clássica Kombi. Em 2011, a marca alemã apresentou o conceito Bulli, um dos apelidos do clássico veículo. Antes disso, em 2001, a Volks revelou o conceito Microbus. No ano passado, um dos membros do conselho do grupo confirmou os planos de voltar com o veículo. Será que dessa vez vai?

 

Ver galeria . 26 Fotos Volkswagen Budd-e 2016Volkswagen/Divulgação
Volkswagen Budd-e 2016 (foto: Volkswagen/Divulgação )
Ver galeria . 6 Fotos Com estilo retrô, minivan é equipada com motor elétrico que rende 115 cavalos e velocidade máxima de 140 km/hDivulgação/Volkswagen
Com estilo retrô, minivan é equipada com motor elétrico que rende 115 cavalos e velocidade máxima de 140 km/h (foto: Divulgação/Volkswagen )
 
Ver galeria . 14 Fotos O interior do veículo quando foi adquirido, depois de 5 anos sem uso parado em uma garagemDivulgação/Guru Expedição
O interior do veículo quando foi adquirido, depois de 5 anos sem uso parado em uma garagem (foto: Divulgação/Guru Expedição )
Ver galeria . 49 Fotos Volkswagen Kombi 1955 foi vendida em um leilão na Europa por 190 mil eurosAuctionata/Divulgação
Volkswagen Kombi 1955 foi vendida em um leilão na Europa por 190 mil euros (foto: Auctionata/Divulgação )
Ver galeria . 42 Fotos Volkswagen Kombi 1975 'Bárbara' tunning (Foto: Thiago Ventura/EM/D. Press)Thiago Ventura/EM/D.A Press
Volkswagen Kombi 1975 'Bárbara' tunning (Foto: Thiago Ventura/EM/D. Press) (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press )
Ver galeria . 58 Fotos Clube da Kombi reúne admiradores do modelo em Belo Horizonte (Foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)Thiago Ventura/EM/D.A Press
Clube da Kombi reúne admiradores do modelo em Belo Horizonte (Foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press) (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press )

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade