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Estado de Minas SOPRO MÁGICO

HB20 Turbo é opção da Hyundai aos compactos com motor 1.4 e 1.6

Na onda do downsizing, Hyundai lança HB20 1.0 turbo. Com até 105cv de potência e novo câmbio manual de seis marchas, compacto promete esquentar briga entre os três cilindros


postado em 13/04/2016 14:09 / atualizado em 13/04/2016 14:31

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
São Paulo - Segundo carro mais vendido no Brasil em 2016, o Hyundai HB20 ganha opção de motor 1.0 12V turbo, que será intermediário entre o 1.0 aspirado e o 1.6. A intenção da marca sul-coreana é concorrer em desempenho e preço na faixa de mercado de compactos 1.4 e 1.6. Disponível nas carrocerias hatchback e sedã, em duas versões de acabamento (Comfort Plus e Comfort Style), a novidade mantém o mesmo design do HB20 recém-reestilizado, com a aplicação de turbocompressor e aprimoramentos no motor da família Kappa que elevaram a potência para até 105cv e o torque a 15kgfm (abastecido com etanol) – diferença de apenas 23cv para o 1.6 16V de 122cv (gasolina)/128cv (álcool) e 31% a mais que o 1.0 de 75cv (g)/80cv (a). Porém, menos torque do que o VW up!, que tem 16,8kgfm com gasolina ou álcool. Além disso, o HB20 Turbo traz o câmbio manual de seis marchas, antes exclusivo da motorização mais potente. A diferença de preços em relação ao 1.0 aspirado na versão Comfort Plus é de R$ 3.700, começando em R$ 47.445 no hatchback.

Com 24.300 unidades vendidas no primeiro trimestre do ano, o Hyundai HB20 só perde para o Chevrolet Onix (35.500), ficando à frente dos concorrentes Ford Ka (17.100) e Chevrolet Prisma (15.300). Dos 9,9% de participação da Hyundai no mercado brasileiro em 2016, 8,3% são oriundos do HB20, o que demonstra a importância da família para a marca no país. Por isso, a fabricante vai sempre preparar alguma surpresa para o modelo.

Visualmente, o HB20 Turbo é igual aos equivalentes 1.0 e 1.6, mantendo as mesmas versões de acabamento. A única exceção é a presença do logotipo Turbo na traseira.

Única diferença no visual é a presença do logotipo Turbo na traseira(foto: Hyundai/Divulgação)
Única diferença no visual é a presença do logotipo Turbo na traseira (foto: Hyundai/Divulgação)
DEBAIXO DO CAPÔ Para andar mais, o motor 1.0 Kappa recebeu turbina de baixa inércia, de 34mm de diâmetro, sendo fixada no cabeçote do motor, o que, segundo a Hyundai, diminui o tempo de enchimento do motor. O controle eletrônico da turbina e do turbocompressor reduz consideravelmente as chances de trancos nas acelerações – característica dos primeiros motores turbo que chegaram ao Brasil na década de 1990. Foram adotados nova especificação de óleo (Acea A5), de maior quantidade (3,5 litros, ante 2,9 no 1.0 aspirado), reforços no cabeçote do motor, novos coletores de admissão, filtro de ar, bomba de combustível, bicos injetores e velas de ignição. Tudo para suportar a pressão do turbo.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)


Transmissão manual de seis velocidades ganhou nova relação na primeira e segunda marchas(foto: Hyundai/Divulgação)
Transmissão manual de seis velocidades ganhou nova relação na primeira e segunda marchas (foto: Hyundai/Divulgação)
Trata-se do primeiro motor turbo flex da Hyundai no mundo. O 1.0 Kappa tem equivalentes na Coreia do Sul e Europa (com injeção direta de combustível), mas sem a tecnologia flex. Lançada juntamente com o HB20 reestilizado com motor 1.6, a transmissão manual de seis marchas ganhou nova relação na primeira e segunda marchas, para suportar o torque até 47% maior. A sexta marcha atua praticamente como overdrive. E o diferencial é cerca de 10% mais longo.

Turbina de baixa inércia e 34mm de diâmetro é fixada no cabeçote do motor(foto: Hyundai/Divulgação)
Turbina de baixa inércia e 34mm de diâmetro é fixada no cabeçote do motor (foto: Hyundai/Divulgação)
IMPRESSÕES Só foi possível dirigir o hatch abastecido com etanol no Autódromo de Interlagos. Logo de cara, o HB20 Turbo impressiona pelo grande volume de torque já disponível em baixa rotação. O turbo tem ruído estridente e característico, de funcionamento suave. Mas o engate das marchas da unidade testada estava impreciso. De resto, mantém os atributos já conhecidos do compacto desenvolvido no Brasil. Na onda da redução dos motores, o apimentado da Hyundai tem todas as credenciais para pegar não só no mercado, como também na pista.


Quanto custa

» Hatch Comfort Plus – R$ 47.445
» Hatch Comfort Style – R$ 51.595

» Sedã Comfort Plus – R$ 51.475
» Sedã Comfort Style – R$ 55.225


Ficha técnica

» MOTOR – 1.0, três cilindros em linha de 98cv (gasolina)/105cv (álcool) a 6.000rpm e torque de 13,8kgfm (G)/15kgfm (a) a 1.550rpm
» TRANSMISSÃO – tração dianteira, câmbio manual de seis marchas
» SUSPENSÃO – dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, barra de torção
» DIREÇÃO – do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
» FREIOS – discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS
» CAPACIDADES – tanque, 50 litros; carga útil (passageiros + bagagem), 432kg; peso (kg), 1.053 (hatch)/ 1.068 (sedã)
» DIMENSÕES (metros) – Comprimento, 3,92 (hatch)/4,23 (sedã); largura, 1,68; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,50
» CONSUMO – 8,2km/l e 11,6 km/l na cidade; 10,1km/l e 14,3 km/l na estrada (com álcool e gasolina, respectivamente)
» ACELERAÇÃO até 100km/h (hatch/sedã) – 12,1 (g)/11,2 (a)
» VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) – hatch,
178 (g)/182(a); sedã, 179 (g)/183 (a)

(*) Jornalista viajou a convite da Hyundai Motor Brasil

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