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Estado de Minas QUARTA GERAÇÃO

Kia Sportage 2017 evolui em conforto e segurança, a partir de R$ 109.990

Sonho de consumo de classe média, Kia Sportage 2017 chega ao Brasil com design revitalizado, novos recursos de conforto e segurança. Mas a maioria das novidades é restrita à versão topo de linha


postado em 24/06/2016 15:42 / atualizado em 24/06/2016 15:58

(foto: Kia/Divulgação)
(foto: Kia/Divulgação)
Itu (SP) - Atenta ao crescente mercado de SUVs, onde a crise parece não ter vez, a Kia lança no Brasil a quarta geração do Sportage, modelo que se tornou o carro-chefe da marca desde a chegada da terceira geração, em 2009, e pretende vender 3 milhões de unidades no mundo em 5 anos. O design imponente continua como ingrediente de sedução no utilitário esportivo importado da Coréia do Sul, que cresceu nas dimensões externas, espaço interno e acrescentou importantes recursos de conforto e segurança, além da já conhecida boa dirigibilidade. Atributos que o tornaram sonho de consumo de classe média brasileira na última década mas que, com a escalada de preços dos carros, agora mira clientes bem-sucedidos, sobretudo jovens com renda superior a R$ 25 mil mensais.

A maioria das novidades tecnológicas do Sportage 2017, entretanto, é restrita à versão topo de linha LX, vendida por R$ 134.990 – R$ 25 mil a mais que a entrada EX, ambas equipadas com motor 2.0 16 flex de até 167cv e câmbio automático de seis velocidades. Entre elas, faróis e lanternas de LEDs, detector de ponto cego, seletor de modo de condução e o assistente de tráfego (RCTA), que alerta o motorista sobre a presença de carros à frente.

No Brasil, o Sportage 2017 chega antes ainda que o “primo” novo Hyundai Tucson, atualização do ix35 e duas gerações à frente do jurássico Tucson brasileiro, ambos produzidos pela fábrica da Hyundai-Caoa em Anápolis (GO). Até setembro a Kia pretende iniciar a importação do Cerato do México, esperando maior competitividade sem os atuais 30% de Imposto de Importação (IPI), aplicados além da cota anual de 4.800 unidades da marca.

Na traseira, filete cromado sobre extensão das lanternas diferencia topo de linha(foto: Kia/Divulgação)
Na traseira, filete cromado sobre extensão das lanternas diferencia topo de linha (foto: Kia/Divulgação)
A linha de cintura elevada se mantém como marca do design do Sportage, com coeficiente aerodinâmico reduzido de 0.35cx para 0.33cx. Faróis subiram de posição e ganharam contornos arredondados. Somados aos quatro quadradinhos dos LEDs no para-choque da versão EX, remete aos recentes lançamentos da Porsche, embora a Kia tenha assinatura própria, com o renomado designer Peter Schreyer, que já avisou que não pretende se aposentar por enquanto. Apesar de a carroceria ser nova (há 51% de aços de alta resistência, ante 18% do modelo anterior), o perfil foi basicamente mantido. Na traseira um filete cromado sobre a extensão das lanternas diferencia a versão EX da LX, além das rodas aro 19 (na entrada, são 17). No porta-malas, 128 litros a mais.

Motor 2.0 16v flex de até 167 está entre os mais potentes da classe(foto: Kia/Divulgação)
Motor 2.0 16v flex de até 167 está entre os mais potentes da classe (foto: Kia/Divulgação)
Ao entrar no Sportage de quarta geração se encontra conforto e conveniência, bem ao estilo dos SUVs focados no mercado norte-americano. O banco do motorista agora conta com dez posições de regulagens elétricas e, pela primeira vez, o assento do carona tem acionamento automático, em oito posições. A preocupação da Kia na melhora do espaço interno é refletida até no console central, com descansa braço ampliado em 49mm.

De série, a versão LX guiada pelo VRUM no lançamento vem com o essencial para a faixa de preço: ar-condicionado manual com saída para os bancos traseiros, bancos de tecido, central multimídia com tela de cinco polegadas e câmera de ré, volante de regulagens de altura e profundidade. Não surpreende, mas agrada pelo excelente isolamento acústico, bom desempenho do motor e conjunto oferecido. É na topo de linha EX que a quarta geração reserva as maiores surpresas. Muito bem equipada, traz airbags laterais e de cortina, assistente de partida em subidas, controles de frenagem em declives e de tração, sistema de assistência à frenagem, destravamento das portas à distância, botão de partida do motor, paddle shift, luzes internas e diurnas de LEDs, acabamento de couro e teto solar panorâmico. O objetivo da Kia é posicioná-la ante Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. Curiosamente haviam poucas unidades do Sportage topo de linha disponíveis na apresentação aos jornalistas e não foi possível dirigi-la.

Habitáculo foi completamente renovado, começando pelo novo painel(foto: Kia/Divulgação)
Habitáculo foi completamente renovado, começando pelo novo painel (foto: Kia/Divulgação)
META Para 2016 a Kia pretende vender de 10 mil a 11 mil unidades no Brasil, 400/mês do novo Sportage, limitação atribuída ao IPI de 30%, afirma o presidente da marca localmente, o empresário paulista José Luiz Gandini. Para mudar o rumo, a Kia aguarda a isenção de tributos dos carros que passarão a ser produzidos no México – além do Cerato, conhecido lá e nos EUA com o nome Forte, o compacto Rio virá no ano que vem. “A intenção com o novo Sportage também é atender ao público do Sorento de motor quatro cilindros, cuja importação ficou inviável com o Dólar alto e as condições impostas pelo (programa) Inovar Auto”, acrescenta Gandini.

A Kia adota preços de revisões tabelados até os 60 mil km, com valores que variam entre R$ 224,64 a R$ 1.035,47 (40 mil km). A garantia é de cinco anos ou 100 mil km.


HISTÓRICO DO SPORTAGE

1ª geração (1996-2002): 554 mil unidades vendidas
2ª geração (2004-2009): 842 mil
3ª geração (2009-2015): 1,6 milhão
4ª geração (2016-2021): 3 milhões (previsão da Kia)


Faróis de neblina com quadradinhos e lanternas em LED são exclusividade do EX(foto: Kia/Divulgação)
Faróis de neblina com quadradinhos e lanternas em LED são exclusividade do EX (foto: Kia/Divulgação)
FICHA TÉCNICA

» MOTOR – 2.0 16V de 156cv(g)/167cv(e) de potência a 6.200rpm e torque 18,8kgfm(g)/20,2kgfm(e) a 4.700rpm

» TRANSMISSÃO – tração dianteira, câmbio automático de seis marchas com opção de troca sequencial

» SUSPENSÃO – dianteira do tipo McPherson; traseira independente multi-link

» DIREÇÃO – assistência elétrica

» FREIOS – discos ventilados na frente e sólidos na traseira, com ABS e EBD

» CAPACIDADES – Tanque, 62 litros; capacidade do porta-malas de 868 litros; peso (kg), 2.050

» DIMENSÕES – (metros) comprimento, 4,48; largura, 1,85 altura, 1,66; distância entre-eixos, 2,67


*Jornalista viajou a convite da Kia Motors

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