Publicidade

Estado de Minas TRINCA ECLÉTICA

Yamaha MT-09 oferece visual esportivo e touring por R$ 45,9 mil

Com versatilidade para encarar estradas e cidades, além de dose de esportividade, o modelo tem motor de três cilindros de 115 cv, controle de tração e ABS


postado em 25/01/2016 08:58

Com versatilidade para encarar estradas e cidades, além de dose de esportividade, o modelo tem motor de três cilindros em linha(foto: Yamaha/Divulgação)
Com versatilidade para encarar estradas e cidades, além de dose de esportividade, o modelo tem motor de três cilindros em linha (foto: Yamaha/Divulgação)
 

A mistura de características próprias dos segmentos esportivo, street e touring é a proposta da nova MT-09 Tracer, que chega ao mercado nacional, montada em Manaus, a partir de março. Com o mesmo conjunto mecânico, quadro, suspensões e rodas do modelo MT-09, que já é comercializado aqui, aumentando a família MT, que significa Mestre da Força. Para justificar o atrevimento e “marra” do nome, a montadora desenvolveu um novo motor capaz de tornar mais divertida a pilotagem, nos três segmentos da mistura, com ajuda de truques de engenharia e eletrônica.


A arquitetura do propulsor é de três cilindros em linha, que possibilita perfil mais compacto, mas com conceito mecânico herdado do motor de quatro cilindros da superesportiva R-1. O arranjo da movimentação dos pistãos, batizado de Crossplane, permite uma entrega de força mais linear e vigorosa para quem gosta de acelerar, para rodar devagar nas cidades, ou ainda pegar estrada. Entretanto, como o motor fica mais arisco, um ajuste no acelerador permite três modos de condução, conforme a utilização.


Faróis e lanternas são em LED(foto: Yamaha/Divulgação)
Faróis e lanternas são em LED (foto: Yamaha/Divulgação)
 

ACELERADOR Um truque mecânico mais simples e regulado no próprio guidão deixa mais suave a resposta do acelerador eletrônico. É dividido em três níveis: standard, para qualquer tipo de utilização; modo A, para uma tocada mais esportiva; e modo B, para maior progressividade em pisos escorregadios, por exemplo. Tudo assinalado no painel digital dividido em duas telas. Além das informações rotineiras, também conta com  computador de bordo, que mostra consumo médio, imediato, tempo de viagem, etc.


O lado touring ainda está presente em um tanque maior, com capacidade para 18 litros, que permite maior autonomia; no para-brisa regulável manualmente em três níveis; na semicarenagem para melhor aerodinâmica; e na possibilidade de acoplar GPS, ou outros aparelhos na tomada 12V, além da previsão de instalação de bolsas para levar a tralha. Para melhorar a ergonomia, seja na rua ou na estrada, o banco tem duas posições de altura, entre 845 e 860 milímetros do chão, enquanto o guidão pode ser ajustado para ficar próximo ou longe do piloto.


Motor de três cilindros em linha entrega 115cv(foto: Yamaha/Divulgação)
Motor de três cilindros em linha entrega 115cv (foto: Yamaha/Divulgação)


CORAÇÃO
O motor tricilíndrico, de 847cm³, desenvolve 115cv a 10.000rpm e torque máximo de 8,92kgfm a 8.500rpm, e conta com escape de saída baixa e curta, além do cabeçote de liga de magnésio para eliminar peso. O quadro e a balança da suspensão traseira são de alumínio, que ajuda a reduzir a conta para 190kg a seco. A eletrônica também está presente no controle de tração, que impede a roda traseira de girar em falso. Porém, pode-se desligá-lo e pilotar esportivamente.
A MT-09 Tracer conta ainda com rodas de liga com aros esportivos de 17 polegadas de diâmetro, freios ABS com dois discos de 298 milímetros (mm) de diâmetro na dianteira e um de 245mm na traseira. Suspensão invertida na dianteira com 137mm de curso e mono na traseira, com 130mm. Ambas reguláveis. Para completar, faróis duplos de LED na dianteira e lanterna de LED na traseira, além de protetores de mão, cavalete central e lista extensa de acessórios opcionais. O preço sugerido de R$ 45.990 foi anunciado ainda em outubro, mas pode estar sujeito à turbulência cambial.


A arquitetura do propulsor é de três cilindros em linha, que possibilita perfil mais compacto(foto: Yamaha/Divulgação)
A arquitetura do propulsor é de três cilindros em linha, que possibilita perfil mais compacto (foto: Yamaha/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade