Publicidade

Estado de Minas

Check list antes de viajar

Com o aumento no valor das multas, o cuidado precisa ser redobrado na hora de pegar a estrada


postado em 22/02/2017 18:22 / atualizado em 22/02/2017 18:51

(foto: Greg / DP)
(foto: Greg / DP)
 

 

Para quem quer brincar o carnaval em Recife e Olinda, e não dispensa o conforto dos carros, precisa ficar atento às mudanças no tráfego e nos locais onde deixar o veículo. De acordo com a CTTU, a infração mais cometida é a de estacionamento irregular. Mas para aqueles que pretendem curtir a folia no interior ou até mesmo fugir das comemorações precisam ficar atentos às sinalizações na estrada. Para isso, o DP Auto trouxe algumas dicas para você não ter que se preocupar com as infrações de trânsito.

 

Antes de mais nada, preste atenção na velocidade máxima permitida. Pisar demais no acelerador pode gerar uma multa grave e cinco pontos na CNH. Por isso, para sua segurança e de todos que estão no carro mantenha sempre o velocímetro marcando menos que as placas de sinalização.

Para algumas pessoas, viajar em família significa levar o animal de estimação junto. Mas é necessário ficar atento, não é qualquer lugar do carro que ele pode ficar. No colo ou à esquerda do motorista, gera multa. A forma ideal é colocá-lo em um suporte específico, que pode ser encontrado em pet shops, preso ao cinto de segurança no banco de trás.

 

Existem cintos de segurança específicos para os animais de estimação(foto: Transpet / Divulgacao)
Existem cintos de segurança específicos para os animais de estimação (foto: Transpet / Divulgacao)
 


É bom ficar ligado à bagagem que é levada nos suportes traseiros já que correm o risco de bloquearem a visão da identificação do carro. Para quem quiser levar a bike, por exemplo, vai precisar de outra placa.


Não é só a revisão que deve estar em dia, os itens externos de segurança também devem estar em bom estado. Verifique se o extintor está dentro da data de validade e confira se triângulo, macaco e estepe estão em ordem.

 

Estepe, macaco e triângulo são itens de segurança externos que precisam ser conferidos(foto: Ricardo Fernandes / DP)
Estepe, macaco e triângulo são itens de segurança externos que precisam ser conferidos (foto: Ricardo Fernandes / DP)
 


Celular é o amigo inseparável dos motoristas perdidos, mas todo mundo sabe que não pode dirigir usando o aparelho. Por ser viagem, algumas pessoas acham que podem relaxar. Mas lembre-se que só é perrmitido utilizar o smartphone com o
carro parado ou em um suporte.

 

Beber e dirigir ainda é um fato que pode acabar acidentes. Por isso existe a lei seca que fiscaliza os motoristas. E, quem recusar, também está passivo de multa, além da apreensão do veículo. Vale lembrar que o tempo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação aumentou para quem atingir vinte pontos.

 

Fiscalizações na estrada para autuar motoristas alcoolizados são comuns em Pernambuco(foto: Anderson Freire / Esp. DP)
Fiscalizações na estrada para autuar motoristas alcoolizados são comuns em Pernambuco (foto: Anderson Freire / Esp. DP)
 

 

Documentação atrasada também gera problemas. Verificar se a CNH está atualizada, se o documento do carro está em local de fácil acesso são os últimos passos do check list antes de sair da garagem e colocar o pé na estrada.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade