Publicidade

Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 07/05/2017

Colunista destaca o crescimento lento do mercado automotivo no Brasil


postado em 08/05/2017 13:35

Paciência na retomada

Os emplacamentos de abril sofreram um abalo, sem dúvida, tantos feriados e no fechamento do mês uma paralisação que deixou grandes capitais pelo Brasil vazias. A queda de 3,7% nos emplacamentos e 156.894 unidades vendidas refletiram um novo freio comercial. Tanto a Anfavea quanto a Fenabrave  atribuíram o resultado de vendas de abril aos poucos dias úteis, 18 ao todo. Mas vamos tratar da produção de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil que cresceu 11,4% em relação a abril do ano passado. A Anfavea na coletiva de ontem apontou para o número de 191.069 veículos contra 171.517 do mês quatro de 2016. Em comparação a março, de 235.433 unidades produzidas houve queda de 18,8%. No acumulado do ano, a associação também destacou que os 801.600 veículos foram feitos até agora, o que representa um aumento de 20,9%. Em 2016, a indústria montou 663.223 veículos de janeiro a abril. Os números parecem chatos de decorar mas se forem traduzidos já começam a traçar a nova plataforma do ano automotivo. As concessionárias que também concentram, desde o ano passado, o negócio na venda dos seminovos de lucratividade - quanto mais novo, nesse caso, mais fácil de vender - já declaram paciência em torno dessa fase que, no sentimento empresarial já demonstra que descolou do fundo do poço. 
 
Lançamento da edição 42 da revista Terra aconteceu na Rota Premium/Volvo(foto: Armando Artoni / Divulgação)
Lançamento da edição 42 da revista Terra aconteceu na Rota Premium/Volvo (foto: Armando Artoni / Divulgação)
 

Revista Terra

Impossível citar tantos nomes conhecidos do mercado automotivo e empresarial de Pernambuco e de parte do Nordeste, fãs e também amigos que lotaram o show room da Rota Premium/Volvo para o lançamento da edição 42 da Terra. Na revista, a jornalista Ana Paula Bernardes conta parte da minha história, que até hoje me emociona. Evento foi organizado por Cláudio Barreto, Maria do Carmo Lima e Paula Queiroz.

Pigalle Peugeot

Bruno Tude e Luiz Henrique acertaram a mão na mudança de endereço da concessionária Peugeot, no caminho da Zona Norte, em Afogados. A loja saiu da Imbiribeira, onde o imóvel voltou para o grupo que anteriormente representou a marca francesa. 

Mudança 

Joao Marcones, gerente de vendas da Caoa Imbiribeira, aproveita a mudança de casa para me apresentar Fábio Costa, o novo gestor regional do grupo que promete retomada no segmento dos importados. 

Auto Motor

Domingo, às 10h, na TV Tribuna Band vamos exibir no Auto Motor as últimas novidades do mercado e uma série de atrações no renovado Planeta Carro. No test drive, a S10 flex com câmbio automático, que pilotei no interior de São Paulo.

Duster CVT

A Renault confirmou o lançamento do novo Duster com câmbio CVT ainda este mês na Índia. O modelo já foi fotografado por lá na versão RXS, que vem equipada com rodas de liga leve de aro 16, sistema multimídia com tela de 7 polegadas e detalhes de acabamento interno na cor vermelha. No Brasil, a esperança continua, mas primeiro vem o Captur 1.6 CVT.

Alfa Romeo alemão

Desbancando os principais nomes da Alemanha como Mercedes-Benz, Audi e BMW, a Alfa Romeo ganha destaque de vendas na Europa, principalmente no país germânico. Graças à estratégia do plano de renovação da marca, feito pela FCA.

Recall na Volks

A Volkswagen do Brasil lançou mais um recall. Agora quase todos os modelos da marca, up!, Gol, Voyage, Saveiro, Fox, Cross Fox, SpaceFox e Space Cross, que foram fabricados entre 1º de março de 2016 e 12 de janeiro de 2017 precisam ter o alternador avaliado. Problemas podem causar pane elétrica e até parada inesperada do motor.
 
Nissan anunica versão acessível do SUV Kicks (foto: Bruno Vasconcelos / DP)
Nissan anunica versão acessível do SUV Kicks (foto: Bruno Vasconcelos / DP)
 
 
Kicks mais acessível
 
A Nissan anunciou nos últimos dias que comercializará uma opção do Kicks para as pessoas com necessidades especiais. O SUV chegará nas concessionárias da marca nos próximos dias no valor de R$ 53 mil, livre de impostos. e será idêntico ao veículo usual. A única ressalva, de acordo com a montadora, é que as rodas do utilitário adaptado serão de ferro e não de liga leve.  
 
Do Brasil para o México
 
Acordo feito pela Volkswagen prevê a exportação de 250 mil motores do Brasil para o México até 2020. A confirmação é para o 1.4 TSI, que já está presente no Golf e Jetta. As exportações para Puebla começam no segundo semestre de 2017, onde também será o propulsor do Golf Variant.
 
Onix Effect
 
Chevrolet apresentou uma reedição do seu hatch de maior sucesso, o Onix agora com uma opção Effect. Mesmo sem revelar o preço, o novo modelo ganha um visual diferenciado que foi mostrada originalmente em 2014 e agora, após algumas modificações, volta a ser oferecida. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade