Publicidade

Estado de Minas SPORTSTER 2016

Harley-Davidson moderniza modelos Iron 883 e Forty-Eight no visual e na técnica

Tradicional marca de motocicletas conserva estilo compacto, sem perder robustez


postado em 27/09/2015 14:33 / atualizado em 27/09/2015 14:58

Os espelhos da Sportster Forty-Eight ficam abaixo do guidão(foto: Harley-Davidson/Divulgação )
Os espelhos da Sportster Forty-Eight ficam abaixo do guidão (foto: Harley-Davidson/Divulgação )
As motocicletas Harley-Davidson, normalmente, são associadas a gigantescos e pacatos modelos estradeiros. A linha Sportster, entretanto, contraria o imaginário, com um conceito de motocicletas mais compactas, para rodar inclusive nas cidades e com um toque de esportividade. A linha 2016 dos modelos Iron 883 e Forty-Eight 1200 está chegando ao mercado nacional, trazendo mudanças no visual e também na parte técnica. A Sportster Iron 883 é o menor modelo da marca (até a chegada da linha Street 750 e 500), enquanto a Forty-Eight conserva um ar retrô.

A linha Sportster da americana Harley-Davidson, que tem fábrica em Manaus, Amazonas, nasceu em 1957, inspirada nas motos de competição, em disputas em circuito oval de saibro, típicas dos Estados Unidos. O motor, batizado de Evolution, adotado a partir de 1984, foi baseado nos badalados Shovelhead e Ironhead, e, de lá para cá, foi constantemente modernizado, aposentando o carburador e adotando injeção eletrônica. Porém, ainda conserva a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, inclinados em 45 graus, e a refrigeração a ar.

A suspensão traseira dupla da Iron 883 foi modernizada(foto: Harley-Davidson/Divulgação )
A suspensão traseira dupla da Iron 883 foi modernizada (foto: Harley-Davidson/Divulgação )

IRON 883 O processo de modernização da linha Sportster 2016 também incluiu o conceito especial Dark Custom. São motocicletas sem tantos cromados, outra espécie de marca registrada dos modelos Harley-Davidson. Uma guinada de rumo para também contemplar uma grande parcela que customizava por conta própria o modelo, deixando o visual mais agressivo, inclusive com pintura de tanque especial, com tinta que tem como ingrediente flocos para efeito visual diferenciado. A ponteira do escape e a tampa do filtro de ar agora são pintadas de preto, assim como o motor.

A Sportster Iron 883 também ganhou novas rodas de liga leve, e na parte técnica novos amortecedores traseiros pressurizados reguláveis, além de ajustes nos dianteiros. Com as mudanças, o modelo perdeu 3,7 quilos, passando para “apenas” 245kg de peso. O banco também foi modificado, ganhando espuma de maior densidade, para reduzir a fadiga em trechos mais longos. Porém, conservou o tanque de combustível de apenas 12,5 litros, com tampa sem chave, o painel com único relojão e pedaleiras bem destacadas.

A Forty-Eight tem tanque de combustível bem pequeno(foto: Harley-Davidson/Divulgação )
A Forty-Eight tem tanque de combustível bem pequeno (foto: Harley-Davidson/Divulgação )

FORTY-EIGHT O motor da Iron 883 fornece um torque de 7,6kgfm a apenas 3.750rpm, e conta com câmbio de cinco marchas com transmissão por correia. O motor do modelo Forty-Eight tem 1.202cm³, com torque de 9,8kgfm a uma rotação ainda mais baixa, de parcos 3.500rpm. Isso garante boas retomadas de velocidade, mas não impede os engates ruidosos do câmbio de cinco marchas, também com transmissão por correia. Os dois motores são montados em coxins de borracha para reduzir as vibrações.


Na parte técnica, a Forty-Eight ganhou nova suspensão dianteira, com tubos de maior diâmetro. No visual, conservou os espelhos retrovisores posicionados abaixo do guidão, no estilo old school (velha escola), além do diminuto tanque de combustível, com capacidade para apenas 7,9 litros, que reduz drasticamente a autonomia. Os pneus são de perfil alto, aumentando a sensação de robustez, calçados em rodas de liga leve. O banco é do tipo egoísta, para apenas o piloto, e os freios são a disco, equipados com sistema ABS de série, como na Iron 883.

A Sportster Iron 883 tem novas rodas de liga leve (foto: Harley-Davidson/Divulgação )
A Sportster Iron 883 tem novas rodas de liga leve (foto: Harley-Davidson/Divulgação )
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade