Publicidade

Estado de Minas ELIXIR DA RENOVAÇÃO

Linha Triumph Bonneville 2016 está com passaporte carimbado para o Brasil

Nova família de modelos da marca, com novo motor refrigerado a água e visual que conserva as linhas clássicas, foi apresentada em Londres


postado em 01/11/2015 20:55 / atualizado em 04/11/2015 13:58

(foto: Triumph/Divulgação)
(foto: Triumph/Divulgação)

De Londres - A história da inglesa Bonneville, nascida em 1959, curiosamente, tem origem nos Estados Unidos. É que o batismo homenageia o lago salgado no estado de Utah, que por ser plano e largo era usado para quebra de recordes de velocidade, inclusive pela própria Triumph. O modelo, com motor de dois cilindros paralelos e o nome que virou sinônimo de rapidez, fez bastante sucesso dos dois lados do Atlântico, mas acabou sucumbindo ao avanço da concorrência, dando os últimos suspiros na década de 1980. Porém, a marca Triumph foi totalmente revitalizada e a Bonneville relançada em 2000.


A receita foi mantida, conservando o clássico desenho e visual dos anos dourados, que também motivaram o aparecimento das chamadas “café racer”, ou motos de série modificadas artesanalmente para maior desempenho nas turmas dos cafés londrinos, como, por exemplo, o badalado Ace Café. Entretanto, renasceram com tecnologia atual e agora, depois de 15 anos, revivem outra vez, totalmente modernizadas no motor, quadro, suspensões e freios, nas versões Street Twin 900, Bonneville T120 e T120 Black 1200, e nas café racers Thruxton 1200 e 1200R.

 

TRADIÇÃO O visual mais uma vez segue a tradição das pioneiras, mas o motor de dois cilindros paralelos ganhou eletrônica embarcada, refrigeração líquida e a versão vitaminada 1200. Para manter o padrão retrô, a engenharia da marca, que desenvolveu o projeto durante quatro anos, escondeu o radiador de água e manteve as aletas de refrigeração no motor, incluindo também freios ABS, controle de tração, possibilidade de mapeamento de motor para diferentes modos de pilotagem, nova ergonomia, painel e adoção de iluminação com LEDs.

 

O modelo de entrada é a nova Street Twin. A única a conservar o motor 900, mas que obedece ao novo arranjo comum de movimentação dos pistãos, com virabrequim a 270 graus, que possibilita 18% a mais de torque, que agora é de 8,2kgfm a apenas 3.200rpm, além de um som do escape mais grave e ritmado. O acelerador é do tipo ride by wire, a embreagem deslizante e o painel tem um só relojão com computador de bordo e indicador de marcha. Além da lanterna com LED e saída USB, tem uma extensa lista de acessórios para personalização.

 

A Bonneville Black tem pintura preta exclusiva(foto: Triumph/Divulgação)
A Bonneville Black tem pintura preta exclusiva (foto: Triumph/Divulgação)
 

 

BONNEVILLE As novas Bonnevilles T120 e T120 Black ganharam motor com 1200cm³, que privilegia o torque. São 10,7kgfm a apenas 3.100rpm, que permite boas retomadas. O estilo é o clássico, inclusive com o escape duplo tipo zarabatana, mas a versão Black é mais ousada, com motor pintado em preto. Freios ABS e controle de tração estão presentes, e o mapeamento de motor permite dois modos de condução: estrada e chuva, quando a entrega de potência é mais suave. O painel tem dois instrumentos, computador de bordo e iluminação com LED. A lista de acessórios está presente.

Os modelos Thruxton, com motor 1200, que otimiza a potência, são os mais nervosos da família, dentro do espírito café racer. O torque é de 11,4kgfm a 4.950rpm, e a posição de pilotagem mais esportiva, embora não tão radical. A versão R tem suspensão dianteira invertida, a traseira dupla Ohlins, ambas reguláveis, freio dianteiro duplo com pinças monobloco Brembo e rodas de liga leve. ABS e controle de tração são de série, assim como três modos de pilotagem: esportiva, estrada e chuva. Os espelhos ficam na ponta do guidão. A lista de acessórios também é bastante completa.

*Viajou a convite da Triumph.

 

Característica marcante das Café Racers Thruxton R e Thruxton é a pegada esportiva(foto: Triumph/Divulgação)
Característica marcante das Café Racers Thruxton R e Thruxton é a pegada esportiva (foto: Triumph/Divulgação)
 

Ver galeria . 10 Fotos Com design dos anos 1960, mas tecnologia atual, a Bonneville tem motor de dois cilindros paralelos com bom desempenho e muita suavidade para encarar o dia a diaTiago Espíndola/Divulgação
Com design dos anos 1960, mas tecnologia atual, a Bonneville tem motor de dois cilindros paralelos com bom desempenho e muita suavidade para encarar o dia a dia (foto: Tiago Espíndola/Divulgação )
Ver galeria . 18 Fotos A centenária marca inglesa Triumph, que já esteve no Brasil de forma indireta, por meio de representantes, assume oficialmente suas operações no país a partir de novembro de 2012
A centenária marca inglesa Triumph, que já esteve no Brasil de forma indireta, por meio de representantes, assume oficialmente suas operações no país a partir de novembro de 2012 (foto: )
 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade