Publicidade

Estado de Minas LIBÉLULA DE RODAS

Scooter conceito Yamaha 04Gen tem design retrô e soluções futuristas

Quarta criação da filosofia Gen da Yamaha, scooter 04Gen é inspirado nas Vespas pioneiras. Com motor de 124,8cm³ e engenharia inovadora, inclui tampas laterais que se abrem como asas


postado em 16/04/2016 16:35 / atualizado em 18/04/2016 17:39

(foto: Yamaha/Divulgação )
(foto: Yamaha/Divulgação )
A japonesa Yamaha desenvolveu a filosofia Gen, que ultrapassa a fabricação de veículos de duas rodas. É um conceito de design que pode abordar várias áreas, em beneficio do ser humano. O primeiro projeto Gen, batizado de 01, foi uma cadeira de rodas elétrica. Já o 02Gen foi um triciclo urbano. O terceiro, 03Gen, também foi um triciclo. Porém, esse conceito foi desenvolvido e apresentado em 2013 no Salão de Milão e deu origem ao modelo comercial Tricity 125 menos de um ano depois, equipado com duas rodas dianteiras e uma traseira.

O Tricity 125, produzido na Tailândia, também mira outros mercados, como o da Europa. Entretanto, é no continente asiático que os scooters são incrivelmente populares e usados maciçamente. Aproveitando esta notoriedade, a Yamaha apresentou o 04Gen Conceito, que é um scooter com desenho retrô, mas soluções de engenharia futuristas.

 

Os modelos-conceito são espécies de cartões de visitas das montadoras, sinalizando as tendências de estilo futuras, com total liberdade de criação e utilização de materiais e tecnologias, sem a pressão imposta por custos de produção.

(foto: Yamaha/Divulgação )
(foto: Yamaha/Divulgação )


Quando abertas, as tampas laterais transparentes se transformam em asas(foto: Yamaha/Divulgação )
Quando abertas, as tampas laterais transparentes se transformam em asas (foto: Yamaha/Divulgação )
MAIONESE Dessa forma, o departamento de engenharia das fábricas pode “viajar na maionese” sem restrições e, de quebra, ainda virar atração nas feiras e exposições de que a marca participa. Nesse ambiente, a vitrine e os holofotes para a aparição do 04Gen foi a exposição de motocicletas em Ho Chi Minh, no Vietnã, entre os dias 7 e 10. Como conceito, não tem previsão de fabricação, mas vai balizar futuros modelos comerciais, como ocorreu com o Tricity, cuja origem também foi a filosofia Gen. Um dos indicadores é a motorização convencional.

As formas são do tipo retrô, mas a tecnologia atual(foto: Yamaha/Divulgação )
As formas são do tipo retrô, mas a tecnologia atual (foto: Yamaha/Divulgação )
O desenho foi nitidamente inspirado nas Vespas pioneiras. O banco, com revestimento em couro, transmite a impressão que flutua, exatamente como o modelo Quarentasei (46), da Piaggio, também conceito, em homenagem à primeira Vespa de 1946. Ainda na linha retrô, a suspensão dianteira adota o sistema Earles, com triângulo, também usado em motos, como as BMW R 50 e R60 da década de 1950. Já a suspensão traseira é do tipo monobraço, com amortecedor único, como a adotada por scooters convencionais.

ASAS O quadro feito de alumínio é do tipo monocoque, envolvendo a parte traseira e o motor. As rodas são de liga leve, mas os freios a disco ficam envelopados em uma espécie de calota interna. O painel também é futurista. Em vez de instrumentos convencionais, um aparelho celular do tipo smartphone, que funciona como tela digital. O motor segue a clássica receita dos urbanos scooters. Tem um cilindro e conta com a mordomia do câmbio automático contínuo do tipo CVT, e também do sistema de refrigeração líquida.

O painel é um aparelho celular(foto: Yamaha/Divulgação )
O painel é um aparelho celular (foto: Yamaha/Divulgação )
Com 124,8cm³, o propulsor, também utilizado no Tricity, fornece 11cv a 9.000rpm e um torque de 1,1kgfm a 6.500rpm. Contudo, a grande diferença do scooter conceito 04Gen é a “lataria”. Em vez de estampadas em metal, usa resina transparente, que revela os componentes internos. Como se não bastasse a transparência, as grandes tampas laterais traseiras podem ser basculadas. Quando abertas, além de facilitar a manutenção, assumem ares e aspecto de asas, como uma espécie de libélula pronta para alçar voo. Deve ser o efeito de dar asas à imaginação dos conceitos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade