Publicidade

Estado de Minas ESTILO BABY LOOK

Produzida no Brasil a partir de 2017, BMW G 310 GS deve ocupar lugar de destaque na linha

Menor modelo da linha BMW GS, produzido em Manaus, 310 GS vai estrear no Brasil equipado com motor de um cilindro e freios ABS, trazendo um visual inspirado nas irmãs maiores


postado em 21/11/2016 16:28

(foto: BMW/Divulgação)
(foto: BMW/Divulgação)
A linha GS da alemã BMW nasceu em 1980 com o modelo R 80 GS, equipado com o tradicional motor de dois cilindros boxer (contrapostos), de 800cm³ e 50cv, para ser versátil e rodar tanto na terra quanto no asfalto. De lá para cá, o modelo evoluiu constantemente e gerou vários “filhotes”, sempre com a proposta aventureira, traduzida pela sigla GS, Gelande/Strasse, que em alemão significa campo/cidade. Um desses filhotes, com motor de um cilindro, é a nova G 310 GS, que será produzida no Brasil a partir de 2017.

A menor motocicleta da linha GS tem o mesmo conjunto mecânico da naked G 310 R, que também vai ser produzida na fábrica em Manaus, Amazonas, com componentes indianos, em cooperação com a marca TVS, inaugurada em outubro, facilitando a logística, além de redução de custos. Vai ficar faltando o modelo esportivo da família 310, que ainda está em desenvolvimento. Porém, a pequena nova GS 310 deve ocupar lugar de destaque na linha, assim como as irmãs maiores, a exemplo da R 1200 GS, campeã de vendas da marca em todo o mundo.

MINI A nova G 310 GS vai chegar ao mercado nacional logo depois da G 310 R (prevista para o primeiro semestre de 2017), ainda sem preço definido, com um visual totalmente inspirado na R 1200 GS. Uma espécie de Baby GS. A diferença mais visível é no farol. Enquanto a 1200 tem conjunto assimétrico, a 310 adota farol único em forma de escudo, herdado da G 310 R. O painel também não tem o requinte da irmã grandona, mas é totalmente digital em tela retangular e também tem a possibilidade da instalação, como acessórios, de aparelho de navegação.

O motor com 313cm³ fornece 34cv(foto: BMW/Divulgação)
O motor com 313cm³ fornece 34cv (foto: BMW/Divulgação)
O motor é outra óbvia diferença, mas apresenta uma ousadia na arquitetura. Com apenas um cilindro e 313cm³ de cilindrada, fica ligeiramente inclinado para trás, em vez de usualmente inclinado para a frente, o que também permitiu a inversão do sistema de admissão, que foi para a frente, e a exaustão para trás. Com isso, o conjunto ficou mais compacto, centralizando as massas, além de possibilitar a redução da distancia entre-eixos, que, por sua vez, proporciona maior agilidade. Esse arranjo foi totalmente herdado da G 310 R, assim como o quadro tubular de aço.

O painel é digital, com tela retangular(foto: BMW/Divulgação)
O painel é digital, com tela retangular (foto: BMW/Divulgação)
CARACTERÍSTICAS A posição do motor, entretanto, trouxe um efeito colateral: a redução do espaço para o tanque de combustível, que tem volume para 11 litros. O propulsor, equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, desenvolve 34cv a 9.500rpm e torque de 2,8kgfm a 7.500rpm, e fica protegido por uma capa, tipo peito de aço. Já o câmbio tem cinco velocidades. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e acabamento dourado, que confere um aspecto mais requintado, além de impressão de moto maior.

As rodas são de liga leve, com aro de 19 polegadas na dianteira(foto: BMW/Divulgação)
As rodas são de liga leve, com aro de 19 polegadas na dianteira (foto: BMW/Divulgação)
A suspensão traseira é do tipo mono, com possibilidade de ajuste na pré-carga. O freio dianteiro tem disco de 300mm de diâmetro, com pinça Bybre, marca ligada à Brembo. O freio traseiro tem disco de 240mm de diâmetro. O sistema ABS está presente e pode ser desligado para percursos na terra. As rodas são de liga leve, com aro dianteiro de 19 polegadas e traseiro, de 17. O banco fica a 835mm de altura, mas tem opção de posição mais baixa. O peso já abastecida é de 169,5kg e a garupeira é preparada para receber o bauleto.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade