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Estado de Minas

Com pintura estilo saia e blusa, Dafra Fidle III 125 é scooter com design retrô

O scooter traz o charme da pintura em duas cores, em estilo retrô, aliado ao câmbio automático e freios combinados nas duas rodas. Mas as suspensões castigam o piloto


postado em 30/01/2017 14:13

O motor tem um cilindro, com 10,4cv de potência e alimentação por carburador(foto: Mario Villaescusa/Dafra/Divulgação)
O motor tem um cilindro, com 10,4cv de potência e alimentação por carburador (foto: Mario Villaescusa/Dafra/Divulgação)

O visual retrô, ou vintage, como nos scooters e motonetas do passado, está de novo em cartaz, para fazer o contraponto aos modelos com desenho superfuturistas. Para ser ainda mais fiel ao estilo dos anos dourados das décadas de 1940 e 1950, o Fidle III 125, montado em Manaus em cooperação entre a Dafra e a taiwanesa SYM (SanYang Motor), adota a decoração com pintura em duas cores, chamada carinhosamente de saia e blusa. A moda era ainda mais evidente na indústria automobilística, que tinha em seus carros esta pintura de forma quase obrigatória naquela época.


A parceria entre a Dafra e a SYM vai além do modelo retrô Fidle III 125, e inclui também os scooters Cityclass 200i, Citycom 300i e Maxsym 400i, além da motocicleta Next 250. É que a montadora de Taiwan é grande produtora de scooters, em uma região em que este tipo de veículo tem enorme aceitação. Esta tendência também está se consolidando no mercado nacional, por sua praticidade e agilidade urbana, traduzida no aumento da oferta de modelos disponíveis e pelo crescimento do segmento, na contramão da crise do setor.

VISUAL O desenho do Fidle III 125, inspirado nos antigos modelos pioneiros, além da pintura bicolor do tipo saia e blusa também obedece às soluções da época, como a posição do farol, de formato arredondado encaixado no guidão. Desta forma, nas curvas a iluminação também varre a trajetória interna a ser percorrida. O painel com fundo branco igualmente acompanha o estilo retrô, equipado com velocímetro, marcador de nível de combustível e relógio de horas digital. Porém, em nome da tecnologia, as referências vintage param por aí.

A 775mm do chão, o banco é largo e confortável, facilitando a entrada e saída(foto: Mario Villaescusa/Dafra/Divulgação)
A 775mm do chão, o banco é largo e confortável, facilitando a entrada e saída (foto: Mario Villaescusa/Dafra/Divulgação)

A iluminação da lanterna traseira é de LED, as rodas são de liga leve, com aros de apenas 12 polegadas de diâmetro, mas calçadas com pneus sem câmara. O porta-luvas do escudo frontal, equipado com chave, tem uma entrada tipo USB para recarregar aparelhos eletrônicos, incluindo o celular. Também no quesito comodidade, o modelo tem cavalete central e porta-malas embaixo do banco com capacidade para 20 litros, que comporta pequenas compras ou um capacete, que pode ser destravado através da própria chave de contato girada para o lado contrário.

Painel com fundo branco igualmente acompanha o estilo retrô, equipado com velocímetro, marcador de nível de combustível e relógio de horas digital(foto: Mario Villaescusa/Dafra/Divulgação)
Painel com fundo branco igualmente acompanha o estilo retrô, equipado com velocímetro, marcador de nível de combustível e relógio de horas digital (foto: Mario Villaescusa/Dafra/Divulgação)

FREIOS Os freios são a disco ventilados nas duas rodas, e contam com uma curiosidade. Na dianteira, o diâmetro é de 190mm, enquanto na traseira salta para 220mm. É que o scooter Fidle III conta com um sistema de frenagem combinada (CBS): quando o freio traseiro é acionado, automaticamente parte da pressão vai também para o freio dianteiro através de um circuito hidráulico. O sistema não é eletrônico e nem ABS (não impede o travamento das rodas), mas aumenta o poder de frenagem e a segurança.

O porta-malas tem volume equivalente a 20 litros(foto: Mario Villaescusa/Dafra/Divulgação)
O porta-malas tem volume equivalente a 20 litros (foto: Mario Villaescusa/Dafra/Divulgação)

Na hora de acelerar, o câmbio automático e o generoso banco (que fica a apenas 775mm do chão) facilitam. Outra comodidade é o piso plano, que agiliza o embarque e desembarque. Porém, a suspensão dianteira, com 80mm de curso, e a traseira bichoque, com 75mm, castigam o piloto nos buracos. O motor de um cilindro, com refrigeração a ar e óleo, é redondo e entrega 10,4cv a 8.500rpm e um torque de 0,9kgfm a 6.500rpm. Mas a alimentação destoa com o ultrapassado carburador. O peso é de 115kg e o tanque comporta 6,2 litros. O preço sugerido, com bônus, é de R$ 10.390.

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