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Estado de Minas

Harley-Davidson Fat Boy 2018 tem nova motorização, suspensões e quadro mais leve

Motocicleta ficou famosa depois que estrelou cenas de perseguição no filme 'O exterminador do futuro'. Modelo 2018 da marca americana conserva uma posição de pilotagem mais relaxada


postado em 26/09/2017 15:50

(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
(foto: Harley-Davidson/Divulgação)

O modelo Fat Boy tem uma vida relativamente curta na marca americana, que completa 115 anos em 2018. Foi lançado em 1990, dentro da linha Softail, que simula a ausência de suspensão traseira, como as antigas “rabo duro”. Porém, conta com um sistema de amortecimento camuflado horizontalmente, embaixo do quadro, deixando a traseira soft, ou macia. Embora seja “novo”, o modelo ganhou vitrine em Hollywood ao estrelar uma improvável cena de perseguição com Arnold Schwarzenegger, no filme O exterminador do futuro, que também ganhou fama com o jargão “hasta la vista, baby”, ou simplesmente, adeus, querida.

Com ou sem ajuda da telona, a Fat Boy se consolidou no mercado mundial e também é comercializada oficialmente no Brasil. O modelo 2018 foi completamente modernizado, mantendo, entretanto, a essência. O nome Fat Boy, ou em tradução livre, menino gordo, passou por um severo regime. Com novo quadro, que faz parte de um extenso programa de pesquisa e desenvolvimento da marca e equipa toda a linha Softail, ganhou 34% de rigidez, além de nova geometria para proporcionar melhor dirigibilidade, reduzindo o peso em expressivos 14 quilos.

O motor de dois cilindros em V ganhou novo batismo(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O motor de dois cilindros em V ganhou novo batismo (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

RODAS Uma das características mais marcantes da Fat Boy são as rodas. Desde o lançamento, aposentaram os raios, adotando rodas maciças e fechadas. No modelo 2018, incluem detalhes estéticos que, entretanto, simulam raios. As rodas também ficaram mais largas e a traseira, com aro de 18 polegadas, ostenta um pneu com nada menos que 240mm de largura, maior que muito carro esportivo, reforçando a sensação de robustez que cativa a freguesia. Na dianteira, o pneu tem 160mm de largura, seguindo a receita.

As rodas são maciças, com apliques simulando raios(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
As rodas são maciças, com apliques simulando raios (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Ainda no visual, o bloco óptico também ganhou novas proporções e iluminação em LED, incluindo o conjunto daymaker, com luzes diurnas. A nova tecnologia exigiu uma revisão no sistema elétrico, que ganhou maior capacidade e também uma saída do tipo USB para conectar aparelhos eletrônicos. O interessante é que na traseira, para ganhar linhas mais limpas, o farolete foi abolido. O seu papel com luz de freio foi incorporado pelas setas, deixando o para-lama traseiro liso. A fixação da placa também foi deslocada para a lateral.

O pneu traseiro tem medida de 240mm de largura(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O pneu traseiro tem medida de 240mm de largura (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

MOTOR
Outra novidade em toda a nova linha Softail está na motorização. Os novos motores conservam a clássica arquitetura de dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus, porém, adotam novos eixos balanceiros para reduzir as vibrações e também novas nomenclaturas para comemorar os 115 anos de fundação. O motor batizado de Milwaukee Eight faz homenagem à cidade onde nasceu e o número de válvulas, quatro em cada cilindro. São duas versões, o 107 polegadas, que em centímetros cúbicos corresponde a 1.745 e o 114, igual a 1.868cm³, com 16,4kgfm de torque.

Painel segue o figurino tradicional, com um relojão montado sobre o tanque, que tem capacidade para 18,9 litros(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Painel segue o figurino tradicional, com um relojão montado sobre o tanque, que tem capacidade para 18,9 litros (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

As suspensões também mudaram. Na dianteira, garfo invertido com novo sistema de válvulas internas. Na traseira, sistema mono, com nova fixação e possibilidade de regulagem na pré-carga de forma manual. Ambas Showa. O câmbio tem seis velocidades, com a sexta bem longa para grandes retas. O painel também segue o figurino tradicional, com um relojão montado sobre o tanque, que tem capacidade de 18,9 litros. A posição de pilotagem também manteve o figurino, com plataforma para os pés e guidão largo.

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