UAI

Chevrolet Onix, Fiat Palio e Peugeot 208 são avaliados no Latin NCAP

Nenhum dos modelos testado obteve nota máxima, mas carro da Peugeot teve melhor avaliação

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Palio recebeu três estrelas na proteção para adultos e duas para crianças

O Latin NCAP, órgão da FIA encarregado de avaliar a segurança dos veículos na América Latina, divulgou esta samana o resultado do seu novo teste envolvendo Fiat Palio, Chevrolet Spark, Onix e Peugeot 208. Os modelos foram provados nas versões com ou sem airbag na chamada "Fase 5" dos testes que garante pontuação máxima de cinco estrelas para o melhor desempenho.

 

Dos quatro carros testados, três vendidos no Brasil (Palio, Onix e 208), nenhum alcançou a contagem máxima. Palio e Onix receberam três estrelas na proteção para adultos e duas para crianças. Segundo a Latin NCAP, o carro da Fiat teve a nota prejudicada pelo fato do modelo não ter cinto de três pontas para todos os ocupantes e sugeriu que o fabricante adotasse pontos de ancoragem para cadeirinhas do tipo Isofix para conseguir elevar a nota. Com o Onix a situação foi parecida e a organização citou a falta de Isofix e a ausência do cinto de três pontas como pontos determinantes no score.

 

Do outro lado está o Peugeot 208 que, do trio, foi o mais bem avaliado. O possante obteve como quatro estrelas na categoria de proteção para adultos e três para crianças.  A estrutura do veículo rendeu elogios e foi classificada como estável. Porém, a falta de equipamentos como Isofix e airbags laterais, presentes na versão básica européia, impediram que o 208 ganhasse nota máxima.

O Fiat Palio e Chevrolet Spark sem airbags não alcançaram nenhuma estrela na avaliação para adultos e atingiram apenas duas na categoria de proteção para os pequenos.Os carros foram submetidos a uma colisão frontal, a 64 km/h, e impacto lateral, a 50 km/h.

 

Confira abaixo os vídeos do crash-test:

 

[embed]https://www.youtube.com/embed/qymyWt2J2u0[/embed]

 

[embed]https://www.youtube.com/embed/KAAvvvpyk7E[/embed]

 

[embed]https://www.youtube.com/embed/hvlpIWMYC-A[/embed]