UAI

Piloto de Rally dará curso de mecânica para mulheres em BH

Estudo revelou que elas são 42% das clientes de oficinas, mas 70% delas deixam manutenções e abastecimento por conta dos maridos. Curso ensinará mulheres a não caírem em ciladas de mecânicos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A piloto de Rally Helena Deyama vem a Belo Horizonte pela segunda vez para compartilhar conhecimentos sobre o funcionamento de veículos com algumas belo-horizontinas. Ela ministrará gratuitamente o “curso básico de mecânica para mulheres” – com carga horária de aproximadamente 2h - no dia 20 de setembro, às 10h30, no Portal Auto Shopping, localizado na região noroeste da capital mineira. O evento, com o apoio do Portal Vrum, tem como objetivo oferecer informações básicas sobre manutenção e funcionamento dos seus veículos para as mulheres, de forma simples e acessível. As interessadas também receberão dicas sobre segurança na condução de veículos.

Um estudo realizado pela Central de Inteligência Automotiva (CINAU) revelou que as mulheres representam 42% de clientes das oficinas de veículos no país. Mesmo com a demanda massiva, ainda existem desgastes quanto aos padrões de atendimento oferecido ao “sexo frágil” pelo setor de manutenção e reparação de veículos. “Por desconhecimento do funcionamento do veículo, várias mulheres são induzidas a contratarem serviços inúteis, ou que na verdade nem são efetuados, pagam por peças desnecessárias e ainda arcam com custos elevados por consertos e revisões”, explica a piloto. O curso oferecido por Deyama pretende fazer com que mulheres não caiam em ciladas de profissionais mal intencionados. Na programação, estão inclusas dicas sobre diagnosticar e resolver eventuais problemas mecânicos por conta própria.

Por mais que todos motoristas cumpram a disciplina de “Noções de Mecânica de Veículos” em curso de formação de condutores, os homens ainda são maioria entre os que dominam o assunto. Pesquisa realizada pela empresa Sophia Mind, com mulheres entre 18 e 60 anos, comprova que a quantidade de mulheres que delegam tarefas aos homens - pais, irmãos, cônjuges, namorados e amigos - ainda é significativa. Até as manutenções e cuidados mais simples ficam a cargo deles. 70% das casadas alegam que a lavagem de seus carros fica sob responsabilidade do sexo oposto e reabastecer o carro, em 31% dos casos, é função que fica à cargo do companheiro.

Segundo a professora campeã de Rally, o curso é destinado a mulheres que querem ter conhecimento básico do funcionamento e manutenção de seus veículos, mas não sabem onde obter informações embasadas. Filmes e gráficos mostrarão experiências vividas pela instrutora e ensinamentos práticos sobre vida útil de pneus, filtro de óleo, bomba de combustível, embreagem, motor, freios, caixa de marcha e outros itens.

 

“É necessário acabar com o mito que o público feminino não tem nada a ver com veículos, não entende nada de mecânica. O termo ‘mulher no volante, perigo constante’ deve morrer urgentemente, porque isso não é verdade”, alerta Deyama. De acordo com pesquisa encomendada pela organização britânica Carrentals, mulheres são melhores motoristas que homens. A conclusão veio da entrevista feita com mais de 700 pessoas. 57% dos homens já se envolveram em um ou mais acidentes, comparado a 44% das mulheres. Outra constatação é que, quando se pega uma faixa acima de 65 anos, o percentual dos homens aumenta para 60%, enquanto o das mulheres cai para 30%.


As inscrições para o curso gratuito de mecânica básica, destinado exclusivamente para mulheres, devem ser realizadas por e-mail. Vagas limitadas. Informações e cadastros: (31) 3419-6000 e contato@shoppingportal.com.br.

SERVIÇO
Curso de Mecânica Básica para Mulheres
Data: 20 de setembro
Horário: 10h30 / Duração de aproximadamente 2:30h.
Local: Portal Auto Shopping
Endereço: av. Pedro II, 1900 – Carlos Prates – 3º piso
Inscrições: (31) 3419-6000 ou e-mail rosangela@shoppingportal.com.br

 

Assinante Estado de Minas que participar da promoção, além de garantir uma vaga para o curso, ganhará um brinde exclusivo.