UAI

Montadoras apostam nos veículos utilitários esportivos no Salão de SP

Mercado brasileiro está cada vez mais aberto aos SUVs, que predominam no Salão do Automóvel. Jeep Renegade, Honda HR-V, Peugeot 2008 e conceitos da Fiat e Renault são apresentados

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Montadoras apostam nos veículos utilitários esportivos no Salão de SP
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Honda HR-V



São Paulo - Antes dominado por carros compactos, o mercado brasileiro cada vez mais abre espaço para modelos de maior porte. O Salão do Automóvel deste ano - que será aberto ao público nesta quinta-feira, 30, no Anhembi -, mostra uma clara tendência das montadoras em ampliar no Brasil o mercado dos utilitários-esportivos (SUVs), segmento que hoje representa 9% das vendas.

Várias montadoras anunciaram na terça-feira, 28, produtos neste segmento. A Honda vai iniciar a produção do HR-V em março na fábrica de Sumaré (SP). O modelo, lá fora chamado de Vezel, estava inicialmente previsto para a fábrica de Itirapina (SP), que será inaugurada apenas no fim do próximo ano.

VEJA FOTOS DO SALÃO DO AUTOMÓVEL 2014!

A capacidade produtiva será de 50 mil unidades anuais do utilitário de pequeno porte, diz Issao Mizoguchi, presidente da Honda América do Sul. Segundo ele, a fábrica de Itirapina vai dividir a produção de todos os modelos com a unidade de Sumaré, começando com o Fit.

Jeep Renegade



Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2015, a fábrica da Fiat em Goiana (PE) fará produtos da marca Jeep e o primeiro deles é o SUV Renegade. O modelo terá três versões com opção de motores flex e diesel. Será o primeiro veículo brasileiro que terá como opcional o sistema de estacionamento automático, que faz as manobras sem a intervenção do motorista, informa Sérgio Ferreira, diretor geral da Chrysler.

No ano passado, o segmento de SUVs vendeu no Brasil cerca de 130 mil unidades, volume que deve ser mantido neste ano, apesar de o mercado como um todo cair em torno de 10%, segundo projeções do setor. De acordo com Ferreira, no mundo todo esse segmento responde por 18% das vendas, participação que é de 12% na América Latina e estava em 8% no Brasil, mas este ano já cresceu.

Peugeot 2008



A Peugeot já tem um utilitário (ou crossover, uma mistura de SUV com automóvel) que começa a ser produzido em Porto Real (RJ) na primeira metade de 2015. O Peugeot 2008 é a principal aposta da marca para recuperar significativas perdas que vem tendo no Brasil.

Embora tenha novidades na linha dos SUVs que já produz no País, a Mitsubishi faz o caminho inverso e iniciará, em novembro a produção do sedã Lancer na fábrica de Catalão (GO).

Picape

Já a aposta da Renault é entrar no segmento de picapes. A empresa mostra no salão um modelo que ainda considera "protótipo", chamado de Duster Oroch, mas que em breve deverá se tornar produto de linha. O diretor das operações da Renault nas Américas, Denis Barbier, afirma que a região consome 1,2 milhão de comerciais leves por ano, dos quais 75% são picapes. "É obviamente uma oportunidade de mercado que não podemos perder".

Renault Duster Oroch



Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 30/10 a 9/11 - Pavilhões de Exposição no Anhembi
Horários: de 30/10 a 8/11, das 13h às 22h (entrada até às 21h); dia 9/10, das 11h às 19h (entrada até às 17h).

 

Ingressos: À venda no site premier.ticketsforfun.com.br e no Citibank Hall (até as 20h do dia 29). Após a abertura, nas bilheterias do Anhembi.


Valores: ingressos antecipados, de R$ 24,30 a R$ 61,20; há desconto para grupos e caravanas. Nos dias de evento: inteira - R$ 51 (dias de semana) e R$ 68 (fim de semana); haverá meia-entrada para crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos, aposentados e professores). Quem efetuar a compra por meio do link na página oficial do evento no Facebook paga a partir de R$ 24,30. A meia-entrada sai por R$ 15,30.