UAI

Falha em airbag que já matou cinco também coloca brasileiros em risco

Airbag pode explodir e projetar fragmentos de metal e plástico nos passageiros. Honda já convocou 5.573 unidades de Civic, Accord e CR-V no Brasil

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Falha em airbag que já matou cinco também coloca brasileiros em risco
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Airbag do Honda brasileiro é fornecido pela Takata e também corre risco

Proprietários de veículos Honda no Brasil também correm risco de acidentes com o defeito no airbag que já causou a morte de pelo menos cinco pessoas ao redor do mundo. Nesta semana, a marca japonesa confirmou a falha como causa da morte de uma mulher na Malásia. Um recall mundial foi convocado para 170.699 veículos.

O equipamento é produzido pela Takata, que também fornece airbags para a Honda do Brasil. A peça pode explodir e projetar fragmentos de metal e plástico nos passageiros. Segundo a Tanaka, o problema pode estar relacionado com o clima, porque a substância que serve para inflar o airbag, o nitrato de amônio, pode se deteriorar em caso de muita umidade.

Para contornar o problema, um recall já foi convocado pela marca no país. "A Honda Automóveis do Brasil informa que os proprietários dos veículos passíveis do defeito no insuflador do airbag comercializados em território nacional foram convocados a comparecer a uma das concessionárias da marca para a substituição gratuita e preventiva do componente. A empresa não registrou ocorrência de incidentes decorrentes do problema no Brasil", comunicou a Honda ao Portal Vrum.

Na chamada de setembro, a marca convocou 5.573 unidades dos modelos Accord, CR-V e Civic para substituição preventiva do insuflador do airbag. A manutenção é gratuita e pode ser agendada na rede de concessionárias da Honda.

No caso do Civic, o recall envolve modelos produzidos entre 8 de novembro de 2011 e 31 de julho de 2014



No caso do Civic, o recall envolve modelos produzidos entre 8 de novembro de 2011 e 31 de julho de 2014. Nesse modelo, será trocado o insuflador do lado do motorista. O utilitário-esportivo CR-V envolvido foi fabricado entre 20 de dezembro de 2011 e 18 de junho de 2012, que também deve ter a troca da peça no lado do motorista.

O sedã Accord envolvido é ano/modelo 2003, com fabricação entre julho de 2001 e outubro do ano seguinte. Neste caso, será trocada o insuflador do lado do passageiro. Além do risco de explosão e projeção de peças do airbag no caso de colisão frontal moderada ou severa, pode acontecer em casos remotos, o incêndio do veículo.

Para certificar se o veículo está envolvido no recall, o cliente pode buscar um das concessionárias da Honda. O proprietário pode ainda conferir mais informações no site  honda.com.br/recall/autos ou na Central de Atendimento pelo telefone: 0800-701-3432.

CR-V envolvido foi fabricado entre 20 de dezembro de 2011 e 18 de junho de 2012


Accord envolvido é ano/modelo 2003, com fabricação entre julho de 2001 e outubro do ano seguinte