UAI

Jaguar Land Rover cria tecnologias de 'para-brisa virtual' e 'carro fantasma'

Tecnologia permite visão 360º do condutor; além dela, também foi mostrado o Carro-fantasma

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 

 

Para aumentar o conforto e segurança, especialmente de quem enfrenta cotidianamente o tráfego urbano, a Jaguar Land Rover vem desenvolvendo duas tecnologias interessantes: são elas o Para-brisa Virtual Urbano e a Navegação com Carro-fantasma. Ainda em fase de estudos, os conceitos são parte de um investimento da marca na diminuição do risco de acidentes.

A grande intenção do Para-brisa Virtual Urbano é proporcionar uma visão de 360º ao motorista. Isso se daria com a instalação de câmeras nas duas colunas frontais do carro, que passariam em tempo real a imagem do que acontece do lado de fora. Desta forma, eliminaria os pontos cegos à frente do condutor.


Confira o vídeo com as novas tecnologias da Jaguar Land Rover
:

[embed]https://www.youtube.com/embed/c98h41TkREA[/embed]


Já o Carro-fantasma segue a proposta do "Siga-me", mas, em vez de um GPS indicar a rota a ser seguida, um carro virtual é projetado pelo para-brisa. Assim, o motorista só precisaria segui-lo, sem sequer tirar os olhos do para-brisa. Além do carro, outras informações (como vagas de estacionamento) ficariam disponíveis, graças à tecnologia Head-up Display.

 

O Diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, Wolfgang Epple, resume o esforço da marca: "Se conseguirmos manter os olhos do motorista na estrada à sua frente e apresentar informações sem distraí-lo, podemos ajudá-los a tomar melhores decisões em ambientes de condução mais exigentes como em vias congestionadas".