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Mercado automotivo terá boas novidades com lançamentos de 2015

Enquanto 2014 registrou queda de 10% nas vendas, próximo ano terá modelos promissores como o Honda HR-V e o Jeep Renegade

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Mercado automotivo terá boas novidades com lançamentos de 2015
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O utilitário compacto HR-V será um dos principais lançamentos em 2015

 

O ano de 2014 realmente não deixará saudades em razão da queda de vendas no mercado interno, em torno de estimados 10%. Mesmo que seja ligeiramente menos, se somada ao encolhimento de 0,9% em 2013, significará que em relação ao ano recorde de 2012 os brasileiros terão comprado 10% menos. Este ano tão difícil não estava no radar dos analistas em dezembro de 2013. Até a Anfavea, que costuma acertar previsões, fez inesperadas revisões para baixo ao longo dos meses. E o que esperar para 2015? Que passe o mais rápido possível, segundo os mais pessimistas?


Na indústria automobilística, a maioria das previsões aponta para crescimento nulo por razões tangíveis ou mesmo medo de errar: subida de impostos, inflação alta, PIB de novo perto de zero, aperto nos gastos públicos, balança comercial deficitária. Bem poucos apostam em alguma alta por outros fatores: base comparativa baixa sobre 2014, possível expansão de crédito (por retomada do veículo facilitada em caso de inadimplência) e reação nas exportações se o real continuar em desvalorização com tendência do dólar a R$ 2,80. A coluna aposta entre 2% a 3% de aumento nas vendas.

Quanto à oferta de novos produtos, 2015 será uma festa e olhe que ninguém pode reclamar de 2014. Afinal, neste ano foram mais de 50 lançamentos entre nacionais e importados, de subcompactos a modelos grandes, de automóveis a comerciais leves, de reestilizações a novas gerações (Corolla e Fit/City), sem contar modelos inteiramente novos (Ka e up!) e importados a serem nacionalizados (A3 sedã e Classe C). Até novo carro elétrico, BMW i3, fez sua estreia.
Para o próximo ano, o ritmo esperado é o mesmo e os SUVs terão relevância como nunca. De produção local serão três produtos inteiramente novos: Honda HR-V, Jeep Renegade (volta da marca americana à produção nacional e arquitetura inédita no Brasil) e Peugeot 2008. O Renault Duster receberá reestilização. Utilitários esportivos importados também se destacarão com a chegada do novo ix35 (a nacionalizar em 2016), do JAC T6 e do Suzuki S-Cross, entre outros.

Comerciais leves terão um ano importante no segundo semestre. Fiat lançará sua primeira picape média para uma tonelada de capacidade, inédito chassi monobloco no segmento, cabine dupla de quatro portas e motorização flex e diesel. Renault contará com a Duster Oroch, primeira picape compacta (anabolizada em dimensões) a oferecer cabine dupla e quatro portas. GM planeja nova geração da Montana baseada na mesma plataforma de Onix/Prisma/Cobalt, inclusive cabine dupla, mas talvez a produção não se inicie em 2015. VW partirá para um furgão leve, baseado na Saveiro, na mesma faixa de mercado do Fiorino.

Também haverá novidades entre os automóveis, a começar pelo Focus argentino alinhado ao europeu. Além do Golf nacionalizado, sua opção sedã, o Jetta, terá operação de montagem embora com poucas peças brasileiras. A Volkswagen já decidiu produzir o crossover derivado do Golf (em 2016), mas o Taigun, com base no up!, ainda carece de confirmação. Fiat apresentará reformulação de meia geração do Palio e leves reformas no Punto e Bravo. Seu novo subcompacto é para 2016. No próximo ano, a GM entra na reta final para o substituto do Celta, que estará mais para Ka do que para up!, e incluiria também sedã e SUV compactos. Chery terá seu segundo produto nacional, o subcompacto QQ em nova geração.

 

RODA VIVA

AGITAÇÃO em 2015 graças à nova leva de motores turboflex de última geração. VW terá o de 1.4 litro (para Golf, Jetta e A3 sedã); Ford, o Ecoboost de três cilindros (EcoSport e Fiesta); Honda, o de 1.5 litro (City, Civic e HR-V). Eles se somarão aos da BMW e da Citroën. A GM igualmente produzirá na Argentina motores turboflex para o Cruze, mas só a partir de 2016.

TEREMOS um fim de ano emocionante para as lideranças, ambas envolvendo a VW. No plano mundial, talvez ultrapasse o Grupo Toyota pela primeira vez. Resultados de vendas nos EUA e no Brasil puxam para baixo o desempenho do grupo alemão. E aqui há a disputa roda a roda entre Gol e Palio (mais Palio Fire), depois de o compacto da VW ficar 27 anos como líder absoluto. A diferença entre os dois produtos será mínima no fechamento do ano.

SANDERO Stepway demonstra que superar buracos, quebra-molas e valetas é com ele mesmo. Sem grande prejuízo para estabilidade direcional e curvas, cumpre bom papel em ótimo acerto da engenharia brasileira da Renault. Direção e comando do câmbio deixam algo a desejar. Mas a decoração aventureira não é exagerada e no interior há retoques discretos e válidos para esta versão.

NOVA carteira nacional de habilitação será adotada em junho de 2015. Vem em boa hora porque terá mais elementos de segurança e se tornará até mais confiável do que as cédulas de identidade tradicionais. As novas placas de veículos, com quatro letras e três algarismos, unificadas pelo Mercosul, estão previstas para 2016, embora já entrem em circulação em carros novos na Argentina.