UAI

Motoristas de todo o país se unem e firmam o Pacto Nacional de Condutores

Condutores decidiram, nesta madrugada, pôr fim aos péssimos hábitos ao volante e firmaram um acordo para que eles não se repitam a partir deste 1º de abril

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A maioria dos motoristas ainda carrega hábitos terríveis ao volante que provocam transtorno no trânsito, maltratam pedestres e impedem a circulação de veículos. Por isso, firmaram esse pacto que entra em vigor a partir de hoje, dia 1º de abril, e que acaba de vez com a falta de civilidade descrita abaixo.


Higiene nasal ao volante e arremesso de latinha/ponta de cigarro em via pública
Hábitos asquerosos. O motorista pensa que está invisível ao limpar o salão e jogar o resíduo pela janela. Ou acha que via pública é sinônimo de cinzeiro. Não titubeia em arremessar o detrito na rua, que não tem vocação para lata de lixo.

Fila dupla ou tripla em porta de escola
Pai ou mãe pensa apenas na comodidade e já virou lugar-comum formar fila dupla ou tripla na porta de escola para deixar ou pegar os filhos. Esse tipo avacalha o fluxo de veículos e provoca transtornos em toda a cidade por um gesto mesquinho e egoísta.


Estacionar em porta de garagem
Ridículo. Contraria a Carta Magna do país ao impedir o livre direito de ir e vir do cidadão. Um hábito comum revela a formação equivocada de cidadania e é extremamente egoísta. Inconcebível para quem está chegando ou saindo de casa, pois fica impedido por atitude de seres travestidos de cidadãos.

Celular ao volante
O ziguezaguear nas ruas é sinônimo de parlatório ao volante. Estar conectado é muito mais importante do que se importar com o trânsito. Uma atitude terrível e passível de multa, mas quem está aí pra isso?

Avançar sinal vermelho

Os semáforos existem para regular o trânsito, impedir o choque de veículos e garantir a integridade física do pedestre. Porém, a convenção é quebrada a todo momento pelos que têm muito mais pressa do que os apressados. Uma baixaria enorme, pois o pedestre atravessa confiando na convenção. E nem sempre chega ileso ao outro lado da rua.

Trafegar pela esquerda em rodovia
Hábito comum aos domingos. O domingueiro trafega tranquilamente pela esquerda sem olhar pelo retrovisor. Há quem ache que, atingindo a velocidade máxima permitida, está correto. Ultrapassou, volte para a faixa da direita. É básico.

Buzina como campainha
Para que descer do carro e bater interfone ou campainha? É muito mais cômodo incomodar a vizinhança com o alerta: cheguei!

Cinto no banco traseiro
Muitos ainda acreditam que o cinto de segurança serve apenas como enfeite no banco traseiro, mesmo tendo a mesma função, óbvio, do que no banco dianteiro. A integridade física está protegida da mesma maneira.


Respeitar faixa de pedestre
Mesmo com tanta campanha de conscientização, ainda é comum motorista não dar vez a pedestre, assim como parar sobre a faixa.

Sinalizar a direção (seta)
Ninguém tem vocação para adivinho, e informar a direção a ser seguida torna o trânsito mais fácil para outros motoristas e facilita a travessia de pedestres. A maioria não usa a seta.

Não fechar cruzamento
Um dos pecados capitais é parar no meio do cruzamento. Além de o fominha não atingir o objetivo, ainda impede a circulação dos demais. E causa transtorno em toda a cidade pelo efeito dominó. Um desatino.

Praticar gentileza no trânsito

Por fim, pensar no outro quando se está por trás do volante não significa apenas dar vez ao motorista de outro carro, mas também ao pedestre e demais usuários da via.

P.S.: Infelizmente, o pacto termina à meia-noite de hoje.