Publicidade

Estado de Minas DEFEITO DE FABRICAÇÃO?

Ruído na direção hidráulica intriga proprietários de Chevrolet Onix

Incômodo surge em manobras em baixa velocidade no Onix 1.0, geralmente acompanhado do endurecimento do pedal do freio. Chevrolet não assume o problema


postado em 29/09/2015 14:57 / atualizado em 29/09/2015 15:13

(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

 

Segundo carro mais emplacado no primeiro semestre de 2015 (55.789 unidades) – perdendo só para o Fiat Palio (62.757) –, segundo dados da Fenabrave, o Chevrolet Onix não vem refletindo na satisfação do proprietário o sucesso nas vendas. O hatch compacto tem sido alvo de sucessivas queixas nas versões equipadas com motor 1.0, em situações de baixa velocidade. A principal reclamação é um ruído incômodo gerado pelo esterço da direção hidráulica em manobras. Normalmente ele vem acompanhado do endurecimento do pedal de freio, o que, dependendo da situação, pode passar a sensação de que o motor morreu.


Na internet há vários relatos de ambas as situações, com vídeos postados no YouTube que mostram o estranho ruído. Para resolver o problema na direção hidráulica, consultores de pós-vendas da General Motors vêm recomendando aos donos do modelo esterçar a direção ao máximo, de forma sucessiva e de um lado para o outro – a popular manobra de oito –, para retirar o excesso de ar do sistema, que seria a causa do barulho. Já o pedal endureceria pela demanda de potência do motor 1.0.

 

(foto: Arquivo pessoal)
(foto: Arquivo pessoal)

Sérgio Canuto só conseguiu a troca da bomba e da mangueira depois de muita insistência


Depois de três meses dirigindo um Onix 1.0 LT 2014 recém-adquirido, o gerente Sérgio Augusto Braga Canuto percebeu que o pedal do freio endurecia em manobras. Em um primeiro momento, Canuto achou que o carro havia morrido, mas depois observou que o problema ocorria sempre que se esterçava todo o volante e principalmente com o ar-condicionado ligado. “Abri um chamado no SAC da Chevrolet e levei o carro na concessionária para análise. Não encontraram nada. Segundo o chefe da oficina, o Onix e o Prisma têm o servofreio menor e com isso o motor 1.0 suga força e perde pressão nos pedais de freio”, conta Sérgio, que diz ter recebido uma ligação de um engenheiro da GM explicando que o endurecimento do pedal é característica do veículo. Era apenas o primeiro incômodo envolvendo o Onix da família. Canuto notou ainda ruídos na direção hidráulica durante manobras, além da vibração do conjunto com o carro em movimento. “Não conseguia fazer a manobra com uma mão só no volante. A mão escorregava porque a direção ficava pesada. Novamente fui à concessionária, mostrei, expliquei a situação e fizeram sangria na direção hidráulica. Nunca adiantava. Depois de muita briga e estresse, trocaram a bomba da direção hidráulica e a mangueira de pressão. Como pode, um carro que não tem nem 12 mil quilômetros, apresentar tantos defeitos?”, questiona.

VÍDEO Para conscientizar outros proprietários de Onix e conseguir mostrar o problema aos mecânicos da rede Chevrolet, o analista de sistema Daniel Esteves, de Petrópolis (RJ), gravou o ruído e postou o vídeo no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=15nLZ3oLFJcq). Logo após a publicação, outros donos relataram entrada de ar no circuito hidráulico. “O ruído na direção hidráulica não surgiu com nenhum evento específico, mas foi antes dos mil quilômetros. Até para mostrar ao mecânico foi difícil. Surgia muito rápido, persistia por uns cinco, seis quilômetros e depois parava”, conta. Certo dia, Esteves passava próximo a uma concessionária quando o barulho surgiu. Desta vez conseguiu mostrá-lo a um consultor de pós-vendas. “Agendei o serviço, levei o carro no dia seguinte e o mecânico chegou a condenar a bomba da direção hidráulica. Não disse especificamente qual o problema. Foi feita a troca por garantia e não tive mais dor de cabeça. Hoje meu carro está com 29 mil quilômetros e o ruído não voltou”, diz.

 

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Josimar César Moura sente perda de força do motor 1.0 ao manobrar

 

Outro proprietário de Onix 1.0, o assistente de controle Josimar César Moura, relata que o motor perde força ao manobrar, e ao esterçar o volante o ruído de funcionamento do motor muda completamente. A sensação é de que o carro está quase morrendo. “Isso acontece principalmente quando estou saindo da garagem. Acelero o motor para simplesmente não deixar morrer. Além disso o câmbio arranhava muito ao engatar a quinta marcha e a ré. Reclamei na concessionária e trocaram o anel sincronizado da terceira e da quinta marcha. Assim que possível vou vender o Onix.”

DECIDIU VENDER O dentista Luiz Russo foi mais além: diante da sensação de insegurança, se desfez de dois Onix que havia adquirido. Um 1.0 e outro 1.4. “Somente o 1.0 apresentava o rangido na direção hidráulica e era bem nítido. Até minha esposa, que não entende nada de carro, perguntava: 'Que barulho é esse?'. Comecei a ficar com medo dos problemas com a direção e freio e resolvi vender os carros”, desabafa Russo, que também sofria com o endurecimento do pedal no 1.0. “Parece que ao levar para o mecânico de concessionária ver, o barulho some. Disseram estar normal.”

RESPOSTA Por outro lado, a General Motors não admite a existência dos problemas em série. O fabricante se limitou a dizer, por meio de nota, não haver nenhum registro de reclamação, o que é desmentido pelos próprios proprietários de Onix ouvidos pelo caderno Vrum.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade