Publicidade

Estado de Minas NA PAREDE

Renault Kwid ganha nota zero em segurança

Compacto que será fabricado no Brasil tira nota zero em teste de colisão do Global NCAP, mostrando que o projeto destinado a mercados emergentes é frágil


postado em 17/05/2016 17:18 / atualizado em 17/05/2016 18:01

O primeiro Kwid jogado contra a parede na Índia não tinha airbags e a estrutura demonstrou fragilidade absurda(foto: Global NCAP/Divulgação)
O primeiro Kwid jogado contra a parede na Índia não tinha airbags e a estrutura demonstrou fragilidade absurda (foto: Global NCAP/Divulgação)

Confirmado para o Brasil na última sexta-feira 13 (olha a data!), o compacto Renault Kwid acaba de ter sua qualidade estrutural questionada. O modelo foi submetido a testes de impacto pelo Global NCAP e os resultados foram péssimos. De cinco estrelas possíveis, o modelo obteve nota zero para proteção aos adultos e nota dois para as crianças. Ainda que esses resultados sejam válidos apenas para o mercado indiano, liga-se um alerta quanto à segurança do modelo que será fabricado no Brasil a partir de 2017.

Para o teste de colisão foram usadas três unidades do Kwid: duas sem airbags e uma equipada com bolsa inflável apenas para o motorista. Nos modelos sem airbag, a proteção para cabeça e peito do motorista foi classificada como pobre. Para o passageiro a preocupação é com a região do tórax. Uma estrutura do painel compromete a proteção aos joelhos de ambos os ocupantes. No veículo equipado com airbag, a melhoria se deu apenas para a cabeça e pescoço do condutor, mantendo-se os demais resultados ruins. Na proteção às crianças, o alerta fica para o passageiro de três anos, cujo assento se deslocou muito. A análise biomecânica aponta que os danos a esse passageiro seriam graves.

A avaliação estrutural após o impacto mostrou que a carroceria é instável. Há pouco mais de um ano à venda no mercado indiano, o Kwid já passou por três modificações. Um dos modelos que participaram do teste é o primeiro comercializado na Índia (justamente o mais vendido), que não teve qualquer melhoria estrutural. Nesse veículo é possível observar a fragilidade da carroceria, com danos evidentes na porta, soleira e coluna A. Já os outros dois veículos que foram jogados contra a parede receberam duas modificações, ambas visando a melhoria da estabilidade estrutural. Ainda que a carroceria desses veículos tenha sido avaliada como instável, é possível constatar um avanço.
A segunda unidade usada no crash teste, com bolsa inflável, melhorou a proteção para cabeça e pescoço do motorista(foto: Global NCAP/Divulgação)
A segunda unidade usada no crash teste, com bolsa inflável, melhorou a proteção para cabeça e pescoço do motorista (foto: Global NCAP/Divulgação)


NO BRASIL De acordo com a Renault do Brasil, o Kwid que será fabricado aqui passa por um desenvolvimento voltado para o mercado local no Renault Technology America. “A estratégia da Renault prevê a utilização de plataforma mundial em seus modelos, mas com desenvolvimentos específicos para cada mercado”, afirma a marca francesa. O fabricante garante que, em termos de segurança, o modelo atenderá à legislação brasileira, trazendo de série equipamentos como freios ABS e airbags frontais. O que preocupa é que a Renault não falou nada sobre aprimorar a estrutura do veículo, que é primordial para a segurança dos ocupantes. Não adianta ter airbags e freios ABS se o habitáculo permite a intrusão de algum objeto.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade