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Estado de Minas FORD FUSION 2017

Reestilizado, Ford Fusion chega ao Brasil a partir de R$ 121.500

Apresentado no Salão de Detroit em janeiro, Ford Fusion 2017 desembarca no Brasil com inéditos recursos de auxílio ao motorista. É uma pedra no sapato da concorrência


postado em 20/09/2016 18:45 / atualizado em 26/09/2016 21:48

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
De Mata de São João (BA) - Sem opção de motor turbo no Focus Fastback (2.0 flex de 178cv, a partir de R$ 82.690), a Ford literalmente corre atrás para acompanhar a tendência do downsizing entre os sedãs médios. Para isso, aposta em um carro maior: o reestilizado Fusion, que estreia a versão intermediária SEL 2.0 EcoBoost (R$ 125.500) – agora com 248cv, acréscimo de 14cv e promessa de ter ficado até 7% mais econômico no motor turbinado –, no encalço do recém-lançado Honda Civic Touring (R$ 124.900), menor em dimensões, capacidade cúbica e potência, com seu 1.5 de 173cv.

Rejuvenescido no visual, com novos faróis full LED e rodas aro 18 polegadas, o Ford Fusion 2017 também estreia importantes tecnologias de auxílio ao motorista. Entre elas, frenagem automática para alerta de colisão e detecção de pedestres, segunda geração do estacionamento automático, e a central multimídia Sync 3 (que no Brasil estreou no Focus), com tela de oito polegadas e 11 alto-falantes. A versão Hybrid, contudo, ficou para depois.

Produzido em cinco países – Estados Unidos, México, Espanha, Rússia e China –, o Ford Fusion é vendido em mais de 160 mercados. No Brasil, faz relativo sucesso, com mais de 96 mil unidades vendidas, devido justamente ao conteúdo e posicionamento de preços em relação aos concorrentes. Ainda que utilize o argumento de que o Civic subiu de patamar, a Honda que se cuide.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
Na linha 2017, os faróis do Ford Fusion ganharam perfil mais alongado, com lâmpadas halógenas nas versões SE flex e SEL (a tecnologia full LED é exclusiva da topo de linha Titanium), ambos com luz diurna. A grade frontal conta agora com sistema de fechamento ativo, recurso que busca melhorar a refrigeração do motor e a aerodinâmica. As lanternas de LED têm novo desenho e são unidas por um friso cromado. São três desenhos de roda, um por versão, com sete opções de cores para a carroceria.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
O interior teve o isolamento acústico retrabalhado, com a adoção de para-brisa e vidros laterais dianteiros laminados e, além de novas forrações, conta com inédita combinação de cores Soft Ceramic (preto e branco) na versão Titanium AWD, de tração integral. A alavanca de câmbio foi substituída por outra solução já vista em carros de luxo. Um botão seletor de marchas, chamada pela Ford de E-shifter, que acrescenta funções de acionamento do freio-motor (Low), na versão SE flex, e Sport, para trocas mais esportivas, quando equipado com o motor 2.0 EcoBoost. A tração integral ganhou nova interface, aprimorando a estabilidade em pistas escorregadias, segundo a Ford.

Além das melhorias no motor 2.0 EcoBoost a gasolina, com médias anunciadas de 8,6km/l na cidade e 11,7km/l na estrada, o Fusion 2017 melhorou o consumo também no 2.5 flex, mantendo a potência de 167cv/175cv com gasolina ou etanol, respectivamente. Com etanol, faz 6km/l (cidade) e 8,5km/l (estrada), e com gasolina, roda 8,6km/l (c) e 12,3km/l (e). Vale destacar que 95% do torque máximo do motor turbo já está disponível a 1.750rpm.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
CONTEÚDO Desde a versão de entrada SE flex, o Ford Fusion 2017 vem equipado com chave de sensor de presença, acesso e partida sem chave (Ford Power), monitoramento de pressão dos pneus e o Sync 3, além do E-shifter. O Fusion SEL EcoBoost acrescenta acionamento automático do motor (Auto Start-Stop) e partida remota, com teto solar opcional por mais R$ 4 mil.

Com tração dianteira, a versão Titanium FWD oferece o Sync 3 com som Sony Premium e 12 alto-falantes e parte dos novos recursos de assistência: farol alto automático, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado e permanência em faixa, bancos dianteiros reguláveis em temperatura, ajuste elétrico do banco do passageiro (10 posições), personalização da luz ambiente e aerofólio. O teto solar é opcional pelo mesmo valor. Por fim, a topo de linha Titanium AWD completa as novas tecnologias trazendo alerta de colisão e detecção de pedestres, estacionamento automático e o teto solar. A garantia é de três anos, com revisões anuais ou a cada 10 mil quilômetros.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
FICHA TÉCNICA

»MOTORES – 2.5 flex de 166cv/175cv e torque de 23,2kgfm/24kgfm; 2.0 EcoBoost turbo de 248cv e 37,9kgfm

»TRANSMISSÃO – Tração dianteira ou integral; câmbio automático de seis marchas

»DIREÇÃO – assistência elétrica

»FREIOS – discos ventilados na frente e na traseira, com ABS e EBD

»CAPACIDADES – tanque de combustível de 62 litros/68 litros (2.0 EcoBoost de tração integral); capacidade de carga (passageiro e carga), 386kg; peso, 1.152kg a 1.627kg

»DIMENSÕES – comprimento, 4,87m; largura, 2,12m; altura, 1,49m; distância entre-eixos, 2,85m

CONFIRA PREÇOS DO FORD FUSION 2017:

2.5 Flex SE R$ 121.500
2.0 EcoBoost SEL R$ 125.500
2.0 EcoBoost Titanium R$ 138 mil
2.0 EcoBoost Titanium AWD (tração integral) R$ 154.500

*Jornalista viajou a convite da Ford

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