Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA ATUALIZADA

Confira quais modelos são mais seguros no novo índice divulgado pelo Cesvi

Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) divulga seu novo Índice de Segurança que aponta Volvo XC90 e Ford Focus como os veículos mais seguros vendidos no Brasil


postado em 05/12/2016 18:00 / atualizado em 12/12/2016 18:37

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press. Brasil)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press. Brasil)
O Volvo XC90 Inscription é o veículo mais seguro vendido no Brasil, enquanto o Ford Focus Titanium Plus é o primeiro em segurança entre os mais comercializados no país. Esse é o resultado da edição mais recente do Índice de Segurança do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que divulga o ranking desde 2008. A classificação é baseada no nível de itens de segurança que equipam os principais modelos vendidos no nosso mercado, e a novidade desta edição foi a atualização dos critérios usados para ranquear os veículos, já que os recursos de segurança evoluem a cada ano.

De acordo com os novos critérios, além do tradicional índice numérico (onde quanto menor o valor mais bem avaliado é o veículo), a avaliação também é feita em estrelas, de acordo com o desempenho do veículo nos cinco grupos de equipamentos, sendo que a pontuação máxima é de cinco estrelas. Para dar maior equilíbrio ao resultado, cada grupo de equipamentos tem peso diferente, de acordo com sua importância. O Cesvi estudou nada menos que 47 itens de segurança, que vão da estrutura do veículo até tecnologias que evitam acidentes sem a intervenção do motorista. Com essas duas classificações, estrelas e numérica, fica mais fácil perceber qual modelo é superior em segurança.

GRUPOS Os grupos mais importantes, tendo 30% de peso cada um, são os que envolvem a segurança ativa – ou seja, aqueles itens que atuam para prevenir um acidente, como freios ABS e controles eletrônicos de tração e estabilidade – e a segurança passiva, aqueles equipamentos que amenizam os danos aos ocupantes quando o acidente é inevitável, como cintos de segurança, airbags, sistema Isofix para fixação de assentos infantis e barras de proteção lateral (ao todo, são 18 itens nesse grupo).

(foto: Reinaldo Canato/Ford/Divulgação)
(foto: Reinaldo Canato/Ford/Divulgação)
O grupo de assistência à condução, com peso de 20%, foi inserido agora. São 16 itens, que vão de sofisticados detectores de faixa de rodagem e limitadores de velocidade ao bom e velho desembaçador traseiro. Com 15% de peso na classificação está a assistência à segurança, que contempla cinco itens: alerta de desativação de airbag, alerta de uso de cinto de segurança para motorista e passageiro, alerta de uso de cinto para todos os ocupantes e detector de fadiga. O último grupo, de itens de proteção ao pedestre, tem peso de 5%, onde somam pontos equipamentos raros, como capô ativo, barra de proteção ao pedestre e airbag para pedestre.

RESULTADOS De acordo com o Cesvi, o ranking divulgado corresponde a 90% dos veículos novos comercializados no ano passado. Foram estudadas 293 versões de 58 modelos de 14 marcas de veículos. Entre os veículos mais vendidos do mercado, o modelo que reúne mais equipamentos de segurança é o Ford Focus na versão Titanium Plus, seguido pelo Jeep Renegade Limited Edition e Ford Ranger Limited. Versões menos equipadas desses modelos se alternam até a 11ª colocação. O 12º do ranking é o Volkswagen Golf GTI. O único modelo testado pelo Cesvi a alcançar cinco estrelas foi o Volvo XC90, que ficou de fora do ranking por não estar entre os mais vendidos. O modelo conseguiu a quinta estrela por contar com a assistência ao pedestre. O sueco também obteve uma excelente classificação numérica, 14 pontos, enquanto o Focus ganhou 22 (lembrando que quanto menor a nota, mais seguro é o veículo). O ranking completo está disponível no site do Cesvi Brasil.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade