Publicidade

Estado de Minas

Toro ou Oroch? HR-V ou Renegade? Corolla ou Civic? Quem vendeu mais em 2016?

A disputa pela liderança de alguns segmentos do mercado automotivo são tão acirradas quanto os clássicos do futebol. Confira quem se deu bem em 2016


postado em 09/01/2017 10:12 / atualizado em 09/01/2017 11:42

Chevrolet Onix(foto: Chevrolet/Divulgação)
Chevrolet Onix (foto: Chevrolet/Divulgação)

O fechamento do ano não foi muito bom para os fabricantes de automóveis, que amargaram uma considerável retração nas vendas. Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves caíram 19,8% em 2016, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Mas esse não é o caso. Jogamos os números de 2016 da Fenabrave no ringue e montamos diversos confrontos de modelos que disputam a liderança em seus segmentos.

PALIO x GOL
Este duelo já não faz muito sentido. Volkswagen e Fiat cederam os primeiros lugares do ranking para a Chevrolet e para a Hyundai. Mais uma vez, o modelo mais vendido do Brasil é o Onix, com 153.372 unidades, seguido pelo HB20, com 121.616. O Palio ficou na quarta colocação, com 63.996 emplacamentos, e o Gol na sexta, tendo vendido 57.390 unidades. Mas a coisa não é tão ruim como parece. Além do Gol, a Volkswagen tem mais dois compactos entre os 10 automóveis mais vendidos: o Fox (43.727 unidades) e o up! (38.354). A Fiat ainda tem o Uno (34.626) e, em 11º, o Mobi (28.731).

Fiat Toro(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press - 11/2/16)
Fiat Toro (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press - 11/2/16)

Renault Oroch(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 11/2/16)
Renault Oroch (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 11/2/16)

TORO x OROCH
No ano de seu lançamento, a picape de porte intermediário Fiat Toro vendeu 41.283 unidades e destruiu a rival Renault Oroch, que registrou apenas 14.245 emplacamentos.

Honda HR-V(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 9/12/15)
Honda HR-V (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 9/12/15)

Jeep Renegade(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 1/12/15)
Jeep Renegade (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 1/12/15)

HR-V x RENEGADE x KICKS
O Honda HR-V venceu essa “peleja” com 55.758 emplacamentos, enquanto o Jeep Renegade teve 51.375. Não deu para o Nissan Kicks, que vendeu 10.712 unidades, porém só chegou ao mercado em agosto.

ECOSPORT x DUSTER

Na prateleira de baixo, a quem ainda interessar, o Ford EcoSpot teve 28.105 unidades emplacadas, enquanto o Renault Duster, que perdeu o chamariz do custo-benefício, 25.373.


Fiat Mobi(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 26/12/16)
Fiat Mobi (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 26/12/16)

Volkswagen up!(foto: Marcelo Spatafora/VW/Divulgação)
Volkswagen up! (foto: Marcelo Spatafora/VW/Divulgação)

UP! x MOBI
O Volkswagen up! se deu melhor, com 38.354 veículos, mas há de se levar em conta que o Fiat Mobi só foi lançado em abril, tendo vendido 28.731 unidades. Vejamos como fica essa disputa no fim deste ano.

Honda Civic(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 29/9/16)
Honda Civic (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 29/9/16)

Toyota Corolla(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 20/5/14)
Toyota Corolla (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 20/5/14)

COROLLA x CIVIC
Deu Toyota Corolla folgado. Foram 64.738 emplacamentos, contra 20.857 do Honda Civic. E olha que o modelo da Toyota está prestes a ser renovado, enquanto o da Honda acabou de ganhar nova geração. O Chevrolet Cruze fez seu dever de casa, com linhas mais atraentes e motor 1.4 turbo, mas não tem como concorrer com esses japoneses. Pelo menos suas 12.064 unidades trouxeram de novo o modelo para a terceira colocação.

HILUX x S10
A Toyota Hilux é a mais cara e a que mais vende. Foram 34.034 unidades, enquanto a Chevrolet S10 vendeu 26.558. Para completar o ranking do segmento das picapes médias: Ford Ranger, 15.812; Mitsubishi L200, 9.943; Volkswagen Amarok, 9.172; Nissan Frontier, 3.605.

SW4 x TRAILBLAZER

Duelo antigo e parece que nunca foi tão fácil para o Toyota SW4, que vendeu 12.168 veículos, enquanto o Chevrolet TrailBlazer registrou apenas 1.942.

Volkswagen Saveiro(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press - 5/4/16)
Volkswagen Saveiro (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press - 5/4/16)

Fiat Strada(foto: Adeilde Silva/Fiat/Divulgação)
Fiat Strada (foto: Adeilde Silva/Fiat/Divulgação)

STRADA x SAVEIRO

A Fiat Strada vendeu 59.443 unidades, enquanto foram registrados 33.950 amplacamentos da Volkswagen Saveiro. Para quem se esqueceu, a Chevrolet Montana ainda é fabricada, e vendeu 14.769 unidades.

WEEKEND x SPACEFOX

Segmento de peruas compactas tem apenas esses representantes, que são inexplicavelmente caros. A Fiat Weekend (nada além da perua do velho Palio) vendeu 7.302 unidade, enquanto a Volkswagen SpaceFox (incluindo a versão aventureira SpaceCross) registrou 2.501.

Chevrolet Camaro(foto: Chevrolet/Divulgação)
Chevrolet Camaro (foto: Chevrolet/Divulgação)

Audi TT(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 21/7/15)
Audi TT (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 21/7/15)

CAMARO x TT
Entre os esportivos, o mais popular é o Chevrolet Camaro, que somou 478 emplacamentos, seguido pelo Audi TT, com 401.

PRISMA x HB20S

O segmento dos sedãs compactos deve ser um dos mais sem graça. Porém dois modelos merecem ser citados, por figurarem entre os veículos mais vendidos. Primeiro o Chevrolet Prisma, nada menos que o quarto modelo mais vendido do Brasil, com 66.337 emplacamentos. Já o HB20S é o 11º colocado entre os automóveis, tendo vendido 46.023 unidades.

CHEVROLET x FIAT
Sem dúvida, a Chevrolet. Somando o emplacamento de automóveis e comerciais leves, a marca americana vendeu 345.874 unidades, 17,41% do total, enquanto foram comercializados 304.980 veículos da Fiat, 15,35%.

VAREJO x VENDAS DIRETAS

A Chevrolet lidera tanto as vendas no varejo (com 17,76%), aquela onde o comprador entra na loja e fecha negócio, quanto nas vendas diretas (com 18,68%), caracterizada por frotistas e locadoras. Mas nem sempre a coisa é assim. Segunda maior fabricante no ranking de vendas totais, a Fiat está apenas em sétimo lugar em vendas diretas, com 8,83% desse mercado, porém os italianos se salvam com as vendas diretas, onde estão em segundo lugar, com 16,9% de participação. A Renault também surfa nessa onda. A marca ficou na sétima colocação entre os fabricantes em 2016, com 150.032 unidades emplacadas, 7,55% do mercado de automóveis e comerciais leves. Enquanto a marca está em oitavo lugar no varejo, com 5,01%, ela se destaca nas vendas diretas, com 13,39%, ocupando a terceira colocação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade